Vida Alternativa pelo mundo...

7 de março de 2012

Coelhinho da Páscoa que trazes para mim ?

Oi pessoal,


Está chegando uma data considerada a mais " gostosa " segundo a cultura brasileira. Apesar de sabermos que o significado da Páscoa, não seja o chocolate em si, é inevitável que se note o grande aumento no consumo desse produto nessa época. Aqui no Brasil, é comum presentear as pessoas com Ovos feitos de Chocolate nessa data. Já em outros países, a data não necessariamente é representada por Ovos de Chocolate e sim Coelhos feitos de chocolate ou de pelúcia e Ovos feitos de cerâmica, ovos pintados à mãos com intuito decorativo ou até mesmo ovos feitos em jóias...A presença do coelho é constante, afinal ele é simbolicamente representado nessa data por significar fertilidade e capacidade de reprodução da vida, assim como os ovos representam o nascimento...Como no domingo de Páscoa é a celebração da ressureição de Jesus Cristo ( quando após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo), a explicação para coelhos e ovos vem a calhar.



Mas porque ovos DE CHOCOLATE se antigamente os ovos presenteados eram de galinha e pintados à mão ?
Há duas versões para explicar a substituição de ovos naturais pelos de chocolate. Uma delas conta que a Igreja proibia, durante a Quaresma, a alimentação que incluísse ovos, carne e derivados de leite, mas essa versão é contraditória, pois na Idade Média era comum a bênção de ovos durante a missa antes de entregá-los aos fiéis. A hipótese mais provável é o início do desenvolvimento da indústria de chocolate, por volta de 1828, uma forma mais atraente de presentear e que com certeza alegrou as pessoas , mas muito mais o comércio, que lucra demais nessa época.



Não é só o comércio que lucra nessa época, até porque as filas em consultórios de Nutricionistas, costumam ser enormes no período pós- Páscoa, já que as pessoas consomem grandes quantidades desse produto nessa data e com isso alguns quilos a mais...rs. Porque será que o Chocolate é tão viciante e indispensável ?

Trago aqui para vocês um texto que postei em 2009 aqui no blog, onde o assuntoe ra justamente esse, o chocolate. Acho que vale à pena para quem não leu naquela época poder entender melhor sobre a historinha e benefícios desse produto tão consumido, tão gostoso e tão apreciado, considerado por muitos o " alimento dos deuses "...

A história do chocolate vai de um extremo ao outro. Para alguns ele era considerado um alimento profano, ( por seus poderes afrodisíacos que " inspiravam " as pessoas ) e para outros, era considerado um santo remédio, por suas propriedades altamente nutritivas.
Alguns bebiam, outros já consumiam sob a forma mais prazerosa que conhecemos hoje, mas é fato que a civilização Olmeca que habitava as terras baixas do Golfo do México, foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro. Há ainda evidências arqueológicas que comprovam o uso pelos Maias, Toltecas e Astecas e o consumo sob a forma de bebida pelos sacerdotes em rituais religiosos, mas foi Cristóvão Colombo quem descobriu o cacau para a Europa, em sua quarta viagem ao Novo Mundo em 1502. Para os gregos era considerado um " Alimento Divino " , Theobroma cacau - cacaueiro , onde a melhor definição para a iguaria era : algo frágil, delicado.
Foi tão valioso que suas sementes já serviram também como moeda corrente para troca de mercadorias.



Em 1828, Conrad Van Houten, um químico holandês, inventou uma prensa de cacau que permitiu separar e retirar a manteiga de cacau de amêndoa, reduzindo assim o amargor e a acidez do chocolate. Em 1876, Daniel Peter, um doceiro suíço, tentou adicionar leite ao chocolate, porém nunca chegava a um resultado satisfatório. Somente após oito anos de tentativas, levou seu produto até Henry Nestlé, que havia aprimorado sua receita de leite condensado. Ele e Peter tiveram a idéia de adicionar leite condensado ao chocolate, assim naquela época nasceu o chocolate ao leite.
As propriedades do chocolate são inúmeras e apesar das calorias, quando consumido moderadamente, o chocolate traz benefícios para a saúde, principalmente o chocolate amargo que contém menos açúcar e normalmente é sem leite.
O cacau é fonte de epicatequinas e catequinas, flavonóides, de efeito antioxidante que auxiliam no combate a arteriosclerose. O consumo de chocolate é capaz de retardar em até 8% a oxidação do colesterol ruim ( LDL ), que é um dos fatores da arteriosclerose, ou seja, o consumo de chocolate amargo, está associado à diminuição do risco de doenças e ataques do coração e no controle do colesterol.
O chocolate amargo é feito com os grãos de cacau torrado, sem adição de leite.Por ter maior quantidade de cacau, possui maiores quantidades de flavonóides, antioxidantes,que combatem os radicais livres e reduzem os riscos de doenças cardiovasculares.



O cacau contém uma quantidade considerável de ácido oléico ( gordura monoinsaturada ) que protege as artérias, eleva o bom colesterol ( HDL) e diminui o colesterol ruim ( LDL).

Para quem é um viciado em Chocolate e não passa um dia sequer sem comer algum, ou um pedacinho que seja, aqui embaixo tem um breve resumo entre as diferenças de um chocate e outro, para você escolher o que melhor trará benefícios para seu organismo.

Da uma olhadinha :

O mais calórico: chocolate branco.



O menos calórico: Chocolate meio amargo.
Maior quantidade de proteína: chocolate branco.
Menor quantidade de proteína: chocolate meio amargo.



O melhor para a saúde: chocolate meio amargo.
O pior para a saúde: chocolate branco.
O mais consumido : Chocolate ao leite.

Por hoje só pessoal. Beijo .

Um comentário:

  1. Oii querida!!
    Mas bah passei para dar uma olhadinha me apaixonei por teu blog guri.
    Muito bom tu ta de perabéns!!
    Bjoo Guri
    te cuida ta!

    ResponderExcluir