Vida Alternativa pelo mundo...

22 de setembro de 2011

A Tal da Sauna...


Até um tempo atrás não se falava outra coisa, que não fosse : " - Vou fazer uma sauna..."
Era moda, né ? Hoje em dia ainda tem gente que gosta de saunas, mas até que a frequência diminuiu. Acredito que " a grande movimentação " entre as saunas, era pelo fato das pessoas acharem que a tal sauna emagrecia.
Parem e pensem se antigamente vocês não ouviam de alguém essa expressão : " - Vou pegar uma sauna, porque sauna emagrece..." rsrs, mas isso não é verdade. A pessoa que se sente mais leve após ficar determinado tempo dentro de uma sauna, é porque perdeu líquido do corpo, ou seja, na verdade desidratou. Assim, fica errado pensar que a sauna emagrece, pois você vai estar perdendo líquido, não gordura e óbvio que esse líquido precisará ser reposto no organismo.

Só para vocês entenderem melhor a historinha da Sauna ...


Esse tratamento, nasceu na Finlândia há aproximadamente 9 mil anos atrás... Há quem prefira a sauna à seco ou à vapor. Na sauna à seco, as paredes da sauna são revestidas por pedras e outros materiais para manter o ambiente aquecido e as temperaturas chegam até a 75 graus...( uiii , minha pressão ja caiu só de pensar). No outro estilo de sauna, há liberação de vapor e a temperatura não ultrapassa os 60 graus ( o que não deixa de ser muito quente). Independente do tipo de sauna, há benefícios bem eficazes. Olha alguns deles :

* Combate o stress
* Facilita o sono pois relaxa a musculatura
* Auxilia na prevenção da celulite e da flacidez da pele
* Combate doenças respiratórias
* Proporciona sensação de bem estar
* Elimina toxinas

Lembrando que durante a sauna, o corpo eleva a temperatura de 37 a 39 graus, provocando uma espécie de uma " febre " ( artificial, claro). O calor também estimula a aceleração cardíaca, com isso há super circulação nos vasos sanguíneos do cérebro, coração e da pele. Esse estímulo tem reflexo no funcionamento das principais glândulas do corpo, como a tireóide, o pâncreas, as supra-renais e até mesmo o fígado.
Hidratar cabelos e pele após o tratamento de sauna também é bom, porque com a temperatura elevada o cabelo absorve melhor o produto e o calor facilita a esfoliação da pele após a sauna.

Ps : Lembrando que, com o excessivo suor ( causado pelo calor) o corpo " joga fora " todas as toxinas indesejadas.

Foi estimado que a permanência de um adulto em um período de 20 minutos ( tempo máximo indicado para o tratamento), garantiu a eliminação de 540 ml de líquidos. Quando ocorrem perdas líquidas de 1% a 5%, por desidratação, o organismo pode sofrer distúrbios das funções receptoras, apresentando tontura, muita sede, câimbras, dores de cabeça, alterações sanguíneas e manifestações gerais de intoxicação. Portanto, para evitar a desidratação, é imprescindível que a pessoa tome água antes e depois de ir para sauna.
Além dos cuidados com a desidratação, quem frequenta sauna tem que ficar atento aos cuidados de higiene, afinal lá é um local de muitos fungos ( principalmente as saunas úmidas). O ideal é usar chinelo, proteger-se na hora de usar os assentos e secar-se muito bem após o uso. Lavar bem o corpo antes de entrar na sauna também é bom, acaba sendo um cuidado para você e para quem utiliza um local como aquele.

Alguns outros cuidados : Após a sauna não fazer esforço físico; Não molhar os cabelos, afinal eles molhados dentro da sauna ficam mais quentes do que os cabelos quando secos; Não fazer sauna com mais de três horas em jejum e antes da sauna e após a sauna ingerir alimentos leves ( bem leves !!!)e líquido, de preferência água. No verão, pode haver mais perdas de metais do corpo, então é aconselhável ingerir bebidas esportivas para se reabastecer. ( gatorade, água de côco são indicados também ).

Apesar da sauna ser indicada para qualquer pessoa, algumas tem que procurar um médico e fazer uma avaliação do seu estado de saúde, antes de começarem a frequentar saunas por opção e fazer disso um tratamento, pois pessoas que apresentam problemas cardíacos e de pressão arterial , podem sofrer até desmaios no tempo de permanência de uma sauna, devido à queda de pressão ocasional, em função das altas temperaturas.

Particularmente eu não sou fã de saunas não, mas acho importante quem frequenta ou um dia pensou em fazer saber os benefícios a curto e longo prazo que você pode obter com a sauna , caso adote ela como parte de algum tratamento complementar para você e também os cuidados que devem ser avaliados...

Beijo e bom final de semana para vcs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário