Vida Alternativa pelo mundo...

14 de setembro de 2011

Frutas por Idades...



Oi gente, olha só que legal :

Faz umas duas semanas, foi matéria num jornal desses que passa na hora do almoço, uma reportagem super interessante, que relacionava o consumo da fruta adequada com a nossa faixa etária.

Todos nós sabemos que as frutas são alimentos essencias para nossa alimentação, além de serem reguladores, capazes de absorver vitaminas, proteínas, minerais e ferro para o nosso organismo, mas o que pouca gente sabe é que algumas frutas são prioritárias para a nossa idade, aumentando para a nossa saúde qualidades que vão além das nutricionais.

Na primeira infância é recomendado que os pais priorizem o mamão, a banana e a laranja, afinal a criança está formando a flora intestinal e essas frutas além de formarem o bolo fecal, auxiliam na absorção de ferro, o que se torna altamente benéfico, pois nessa faixa etária é comum a criança desenvolver anemia.

Dos Dez aos Dezenove anos, o recomendado é consumir mais a maçã, que entre outras funções previne a anemia e a obesidade, o açai que além de energético atua na musculatura e na coordenação motora. Outra fruta indicada para essa idade é o morango, por ter função antiinflamatória.

Dos Vinte aos Vinte e Nove anos, abacate, abacaxi e melancia são ideais. O abacate por conter ômegas 3, 6, 7 e 9, além dos polifenóis que auxiliam na regularização do colesterol. O abacaxi , conhecido por suas funções digestivas , é interessante também para ácido úrico e gota. A melancia tem licopeno, que previne câncer de mama na mulher e de próstata no homem.

Dos Trinta aos Trinta e Nove anos, a pessoa deve optar por côco que também auxilia na redução do colesterol, ao pêssego, que estimula o funcionamento da insulina, e à uva que tem efeito anticancerígeno.

Dos Quarenta aos Quarenta e Nove anos, o indicado é comer mais caju, ameixa e melão. O caju é diurético, a ameixa ajuda na prevenção de doenças intestinais e o melão que por apresentar baixo teor calórico, contém muita água e pode ser consumido por quem quer perder peso.

Dos Cinquenta aos Cinquenta e Nove anos, a manga deve ser prioridade, pois ajuda na desnutrição, a jaboticaba que faz com que a pessoa retenha menos líquido no organismo e a pêra. As frutas verdes tem antioxidantes que eliminam os radicais livres prejudiciais à saúde.

Para as pessoas com mais de Setenta anos, o recomendado é comer muita goiaba, cereja ( fruta ) e uva. A Goiaba previne problemas circulatórios, auxilia no intestino e previne o reumatismo, já a uva por conter resiratrol garante longevidade e a cereja previne problemas urinários.



*** Lembrando que : Radicais Livres : Eles não devem ser considerados como bandidos que querem nos matar o tempo todo. Ao contrário, eles são muito úteis e nosso organismo não vive sem eles, pois são indispensáveis às nossas defesas contra as infecções, por exemplo. O que deve ficar claro é que o excesso dessas substâncias no nosso corpo é tóxico, é prejudicial para nossa saúde. A formação de radicais livres também está relacionada ao enfraquecimento do sistema imunológico e ao envelhecimento. Manchas pigmentadas na pele, rugas precoces, até distúrbios mais sérios como catarata, arteriosclerose, artrite, entre outras, têm sido atribuídos à ação dos radicais livres. Algumas doenças mais incapacitantes ou mortais são provocadas pela presença desses radicais. Na lista encontram-se desde o caso dos enfisemas, dos acidentes vasculares cerebrais, de certas afecções reumáticas, doença de parkinson, mal de Alzheimer, entre outras. Os antioxidantes são moléculas com carga positiva que se combinam com os radicais livres, de carga negativa, tornando-os inofensivos. Portanto, essas substâncias teriam a capacidade de anular a ação de oxidação desses radicais, daí o nome antioxidante.

Os antioxidantes estão presentes nos alimentos e os mais importantes são:

- Vitamina C encontrada em grande quantidade nas frutas cítricas e vegetais verde escuros (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate, etc);
- Vitamina E encontrada principalmente no germe de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema, vegetais folhosos e legumes;
- Vitamina A encontrada principalmente em alimentos como a cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão.
- Selênio, um mineral encontrado na castanha do pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves.
- Zinco, outro mineral encontrado principalmente nas carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves e leite. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.
- Bioflavonóides, substâncias ativas encontradas em frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas.
- Licopeno, substância ativa encontrada principalmente no tomate.
- Isoflavonas, substância ativa encontrada principalmente na soja.
- Catequinas, substâncias ativas encontradas principalmente em frutas da família do morango, uva e chá verde (green tea).

Portanto, como podemos observar, uma alimentação rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres. Inúmeros estudos mostram que os antioxidantes presentes nesses alimentos vegetais neutralizam a ação dos radicais livres e diminuem o risco de uma série de doenças, inclusive o envelhecimento precoce. Mas é importante que as pessoas evitem também os fatores externos causadores da formação de radicais e não ficar na dependência do uso de antioxidantes, já que esses são apenas um recurso da natureza, com funções bem definidas. E entre essas funções, não consta a capacidade de fazer milagres.

Qual a fruta de vocês...? Eu diria que estou entre uma uva e um pêssego...rsrs...
A reportagem completa está no site da Globo. com, do Jornal Hoje ( se é que ainda não tiraram do ar...rs), mas mesmo assim por aqui da para ter a noção do que é indicado para a faixa etária de vocês e aquilo que daqui para frente , vocês poderão gastar mais dinheirinho na feira...rs

beijo pessoal, bon appetit...

Nenhum comentário:

Postar um comentário