Vida Alternativa pelo mundo...

8 de setembro de 2011

Doença Silenciosa...


As características são silenciosas e não apresentam sintomas específicos, mas segundo uma pesquisa, os brasileiros que sofrem de algum problema renal, estão em torno de 10 milhões...
O problema é que a pessoa só vai perceber algumas alterações no seu organismo( provenientes de algum mal funcionamento dos rins) , quando o estágio está bem avançado.
Uma pessoa com problema nos rins, pode começar apresentando uma fraqueza geral, mal estar ( decorrentes de anemia ), pressão arterial descontrolada, além de edemas.
O diagnóstico precoce é a melhor forma de se prevenir um problema como esse, e não é difícil saber se está tudo bem ou não, pois com um exame de sangue de rotina, pode-se verificar a dosagem de creatitina e investigar também a presença de proteína microalbuminúria na urina, pois isso acaba sendo um marcador precoce de doença renal. São exames preventivos de rotina que qualquer pessoa pelo menos uma vez ao ano deve fazer. Alguns médicos na hora de pedir os exames anuais, acabam solicitando somente o hemograma ( aquele de série vermelha, branca e o de sangue para controles de colesterol, triglicérideos, glicose...), mas cabe a cada um pedir que o médico solicite também a análise de creatitina, ácido úrico, uréia, no mesmo exame para um maior controle de uma pré-doença que possa existir. Há aquelas pessoas consideradas GRUPO de RISCO, que são as que sofrem de diabetes, hipertensão, pacientes idosos e pessoas com histórico familiar que devem fazer esses exames de sangue, considerados " básicos ", além de outros mais investigativos e sugeridos pelo próprio médico.
Apesar de ser uma doença aparentemente assintomática, algumas coisas podem ser notadas pela própria pessoa e caso alguns desses " incômodos " persistirem, a pessoa deve procurar um médico.
*** Dificuldade de urinar, queimação ou dor ao urinar, urinar muitas vezes principalmente à noite, urinar com aspecto sanguinolento, urina com muita espuma, inchaço ao redor dos olhos e da perna e dor lombar que não piora com movimentos.***

Algumas mudanças de hábitos : parar de fumar, parar de beber bebida alcóolica, evitar excesso de peso, realizar uma dieta com pouca ingestação de sal, evitar o consumo de carne vermelha e de gorduras no geral. E claro, muita água. Algumas pessoas que ingerem grande quantidade de medicamentos, seja idoso ou não, deve repassar para o seu médico a descrição da composição dos remédios, porque alguns deles podem causar alterações no organismo e consequentemente nos rins.

Sobre a insuficiência renal (quando há perda nas funções renais ):

Pode ser Aguda : Acontece quando os rins param de funcionar de maneira rápida ( cerca de poucas horas), mas de forma temporária. Os rins costumam voltar a funcionar em algumas semanas, período em que o paciente realiza diálise.

Pode ser Crônica : No caso de insuficiência Renal Crônica, o funcionamento dos rins é perdido lentamente e de forma progressiva e irreversível. Como os rins se adaptam as alterações, mantém os pacientes sem apresentar sintomas, aumentando consideravelmente o risco, com perda de até 50% da função renal. A partir desse momento o paciente relata alguns sintomas que geralmente não são identificados como procedentes dos rins, como anemia. Entre a permanência de 50% da função renal até cerca de 12 %, 10%, o tratamento é realizado por meio de dietas e medicamentos. Quando diminuiu ainda mais, é necessário outros métodos, como diálise e transplantes.

PS : Diálise . Quando os rins perdem a capacidade de filtrar adequadamente o sangue, os médicos acabam indicando a diálise .É um tratamento que exerce a função dos rins, limpando o corpo dos excessos das substâncias tóxicas, água e sais minerais.

São dois tipos:

*** Hemodiálise: consiste em passar o sangue do paciente, por um filtro artificial, três vezes por semana com duração de 3 a 4 horas com auxílio de uma máquina.

*** Diálise peritoneal: Neste caso usa-se um cateter que é inserido na região do abdomen, chegando ao peritônio (membrana que reveste os órgãos íntimos) que leva um líquido semelhante a um soro.
Esse líquido capta as substâncias tóxicas e então é retirado e substituído pela infusão de um novo líquido.

Lembrando que o diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenção...

Nenhum comentário:

Postar um comentário