Vida Alternativa pelo mundo...

1 de março de 2011

Junk Saudável !!!



É Gente ...

Já foi o tempo em que casas voltadas para a gastronomia vegetarina, vegan, light ou mais natureba, era aquela coisinha mixa, aguada...Da mesma forma que os estabelecimentos voltados para esse tipo de gastronomia expandiu, houve uma crescente também na população não adepta ao consumo de carnes. Os benefícios que " não consumir carne " pode trazer para cada pessoa e as consequências positivas no nosso organismo vem somente a logo prazo.
No sistema cardiovascular, a morte por angina é de 31% menor entre homens vegetarianos e 20 % menor entre as mulheres que são vegetarianas. O nível de colesterol ruim também diminui em relação as pessoas que mantém uma dieta tradicional. A disposição aumenta, a flexibilidade também, a digestão fica muito mais fácil e até o sono mais regulado. "Lembrando que o consumo de carne vermelha aumenta os riscos de desenvolver tumores de estômago e intestino." Para quem ainda não consegue se livrar 100% de todo tipo de carnes , a mudança tem que ser gradativa e com acompanhamento profissional. O organismo pode sentir-se lesado com um corte drástico de qualquer proteína animal de uma só vez, além disso a vitamina presente na carne vermelha, a B12, pode provocar problemas no sistema nervoso, mas complementos vitamínicos podem dar um suporte para a pessoa com deficiência dessa vitamina. Outra questão é o ferro, presente na carne. Muita gente pensa já na questão imunológica ou anêmica, quando o assunto é ferro, mas o ferro presente nas carnes é perdido parcialmente quando esse alimento é congelado e preparado, o que dificulta o aproveitamento 100%. Já o tipo de ferro presente no feijão, apesar de ter a absorção mais difícil, pode ser melhor aproveitado, se o feijão ingerido, for consumido ao mesmo tempo em que se toma um copo de suco de laranja, em função da Vitamina C.

Ferro + Vitamina C = melhor aproveitamento de ferro para o organismo.

Para aqueles que não comem carne vermelha ou frango, mas ainda consomem ovo, leite e derivados, tem uma tabelinha básica para você ver em qual grupo se encaixa.

OVOLACTOVEGETARIANOS - Não consomem carnes nenhuma. Ovos, leite e derivados são permitidos.

PESCO-OVO-LACTO-VEGETARIANOS - Não consomem carnes vermelhas ( bovino, suíno, caprino ) e nem frango. Peixes, ovos, leite e derivados são permitidos , além de legumes, frutos e grãos.

FRUGÍVOROS - Consomem só frutas, nozes e alguns legumes. A idéia é não matar as plantas, consumindo só o que podem repor facilmente : os frutos.

VEGANOS - Ingerem só alimentos vegetais. Os mais radicais rejeitam todo produto que imponha sacrifício ao animal : desde mel à blusas de lã.


Hoje é possível encontrar lanches 100% naturebas em grandes redes de fast e junk food espalhadas por aí. Antigamente para um vegetariano ir à um restaurante junk food, era o fim, uma tortura ! Hoje não é preciso ir à restaurantes especializados nesse tipo de gastronomia , spas, sapas urbanos ou restaurantes tradicionalmente zen...

Aqui em São Paulo há mais de 60 restaurantes vegetarianos, mas as lanchonetes tradicionais ( as mais conhecidas ) daqui, também aderiram ao cardápio e deixaram com que essa alternativa atingisse todo tipo de público num mesmo ambiente.

Achapa tem o Veggie Burguer Salada, um hamburguer com tofu, folhas de alface, tomate, maionese no pão integral. ( além de farinha de trigo orgânica, semente de girassol e farelo de aveia)


O Veggie Burguer do America tem a carne substituída por quinua, abobrinha e cenoura empanadas com rúcula e coalhada seca.


Matriz Hamburgueria tem o hamburguer de berinjela, cenoura, champignon e batata, além de ser um dos mais tradicionais daqui de SP. A receita deles vem la do Ceasa...

A Seletti aposta nas ervas como mistura dos alimentos. É uma rede de restaurantes vegetarianos espalhada por 7 shoppings da capital.

Se a primeira impressão é a que fica, duvido que algum não vegetariano convicto, rejeite alguns desses veggie burguers só de olhar. Nem da para perceber que a carne, não é exatamente carne logo que você bater o olho. A aparência é a mesma. No paladar a textura é um pouco diferente , o que acaba resultando em uma digestão muito mais rápida e com o valor nutricional bem maior, devido a presença de fibras e grãos presente na maioria deles.

Recomendo !

Quem comer depois me conta. bj!!!

2 comentários:

  1. Gostei muito do teu blog. É uma lufada de ar fresco na blogosfera! Só tenho pena que não escrevas mais posts. Vou seguir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. ummm deu agua na boca
    a vida com alimentos naturais com certeza é mais gostosa!
    sucesso!
    abraço das conchas.

    ResponderExcluir