Vida Alternativa pelo mundo...

23 de março de 2011

Sinusite !


Oi pessoal,

Com a mudança de estação e esse comecinho de outono, o nosso nariz já começa incomodar, não é ? Coriza, espirros, dor de cabeça...ixi...!!! Sintoma assim , fica fácil confundir com resfriado e aí é que a gente começa se auto-medicar com analgésico, anti -inflamatório , antitérmico e o corpo recebendo remédio, remédio e mais remédico. O antibiótico só fica mais difícil de ser consumido, porque agora precisa da tal receita pré-escrita por um médico, senão o povo já ia tomar também por conta própria...rs
O pior disso tudo é que nem sempre é resfriado e nem sempre é gripe...Sinusite, tem sintomas bem parecidos com o de um resfriado e muita gente nem sabe que tem...

Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Ela pode ser aguda ou crônica.Sinusite infecciosa, é provocada principalmente por vírus e bactérias que têm origem em uma infecção gripal. Cerca de 80% dos casos vêm de gripe mal curada, por isso a gripe deve ser tratada para evitar que o acúmulo de secreção se transforme em um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e vírus. Por ser um caso de infecção, deve-se consultar um médico assim que os sintomas aparecerem. Apenas o especialista poderá indicar qual antibiótico você deverá tomar para acabar com a doença e seguir o tratamento continuamente, para que as bactérias não fiquem mais resistentes.

AGUDA : Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido. A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

CRÔNICA : Os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse. Acessos de tosse são particularmente freqüentes pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer no decorrer do dia.
A sinusite aguda dura até 12 semanas seguidas, já a sinusite crônica persiste por mais de 12 semanas.
Como recomendação, o importante é que dilua a secreção para que seja eliminada mais facilmente. Beber bastante líquido (pelo menos 2 litros de água por dia) e gotejar de duas a três gotas de solução salina nas narinas, muitas vezes por dia. A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz. Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam também a eliminar as secreções.
Evitar o ar condicionado, pois além de ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreção, pode disseminar agentes infecciosos (especialmente fungos) que contaminam os seios da face. ( Cá entre nós, hoje em dia é muito difícil ficar longe de ar condicionado...Em SP é assim, sem briza, com pouco verde o que resta é o ar condicionado nos carros, nas residências, locais de trabalho, médicos , laboratórios, restaurantes, shoppings, enfim em tudo há ar condicionado.Uma verdadeira geladeira humana. Portanto, quem puder fazer sua parte e usá-lo o menos possível, já alivia muito uma sinusite ou possível e futura sinusite...)

No outono e inverno, com o tempo seco a fomação do muco que barra a entrada de vírus e bactérias, fica mais difícil. Portanto, para amenizar os sintomas mais frequentes dessa época, a casa deve permanecer limpa, e a pessoa que já estiver com propensão à ficar com sinusite, deve se alimentar bem e procurar manter uma higiene nasal adequada, lavando a região interna do nariz com soro fisiológico.

Quem procura tratamento na parte holística, as terapias mais indicadas são a Aromaterapia, Florais de Bach ou Brasileiros, Reiki. Uma técnica de se auto-massagear que pode ajudar bastante no alívio da sinusite é pressionar levemente com as pontas dos dedos indicadores, do lado de cada narina e abri-las, comprimindo as laterais das bochechas para baixo e para os lados. Você pode usar um óleo de eucalipto, mas tem que tomar cuidado com a região dos olhos, pois apesar de expectorante e descongestionante, o óleo de eucalipto é muito forte e pode irritar e até queimar a área aplicada.

Só assim mesmo para tentar se proteger de uma coisa que incomoda tanto e é tão frequente, resistente e recorrente...

Até, bjoooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário