Vida Alternativa pelo mundo...

24 de novembro de 2010

Massagem Ayurvedica






Há milhares de anos a massagem é utilizada em diversas tradições e culturas como fonte de cura, saúde , harmonia e embora alguns países adotem a prática da massagem como algo " algo complementar ", que possa atuar de forma positiva na saúde física e emocional, na Índia a massagem é aplicada como hábito cultural diário. Ela faz parte da vida, da cultura, desde o nascimento, nos casamentos e antes da morte. É muito comum vermos famílias aplicando massagem nos familiares, assim como nas ruas, nas calçadas e nos templos, como algo inserido no contexto social deles.
A massagem ayurvedica faz parte da sabedoria milenar da Medicina Ayurveda, originária e baseada nos milenares livros denominados Vedas. Na parte terapêutica, o ayurveda utiliza diversos procedimentos: plantas medicinais, dieta, exercícios físicos (posturas de yoga), meditação, astrologia védica (hindu), aromaterapia, gemoterapia (metais e gemas), cirurgia, psicologia, procedimentos de desintoxicação e é aí que se encaixa a massagem ayurvédica, como parte de uns dos muitos procedimentos.
O ayurveda e outras formas medicinais orientais trazem exatamente essa harmonia tão procurada pelos ocidentais. Segundo o ayurveda, onde há harmonia existe saúde, onde há desarmonia existe doença. Nesse contexto, a palavra harmonia refere-se à integração que temos com o meio ambiente (natureza), por meio dos nossos cinco sentidos.
No ayurveda, o homem não só faz parte da natureza como vive em harmonia com ela 24 horas por dia. O ayurveda é baseado na construção do ser humano a partir dos cinco elementos fundamentais (fogo, terra, água, ar e éter). Esses elementos correspondem aos nossos humores biológicos chamados de doshas : Kapha, Pitta e Vata.
Os doshas são os mecanismos que governam o nosso organismo que quando em harmonia, desempenham diferentes funções no organismo e o mantêm sempre com saúde. Eles podem se encontrar em desarmonia por diversos fatores e assim causar o aumento ou diminuição dessa energia no organismo, provocando alterações patológicas no corpo físico que contribuem para o surgimento de doenças.
Todos os três doshas estão presentes no ser humano, em diferentes quantidades, mas é no momento da concepção que as diferentes constituições das constituições entre vata, pitta e kapha são determinadas em nosso organismo.
Em nosso dia-a-dia podemos observar muito bem como isso tudo funciona. Por exemplo, uma pessoa com excesso do vata dosha sofre emagrecimento, debilidade, aversão a frio, tremores, alterações no sistema nervoso, tontura, formação de gases, mente avoada, intestino preso e seco, pele seca, cabelo quebradiço, secura no organismo e reumatismo. Já uma pessoa com desarmonia no pitta apresenta olhos e pele amareladas, problemas de pele, fome em excesso, a sede aumenta, febre, intestino solto, calor corporal em excesso, inflamações, azia e queimação, irritabilidade e estresse. O kapha em excesso gera digestão lenta, tosse com formação de mucosidade nos pulmões, sonolência, obesidade e preguiça.
(Os exemplos citados acima são somente para demonstrar como é um dosha em desarmonia. Uma pessoa com desarmonia em qualquer um dos doshas poderá encontrar semelhança com qualquer dos exemplos.)
A massagem ayurvédica pode ser aplicada em qualquer pessoa, desde que seja definido anteriormente o biotipo (dosha) de quem irá receber o procedimento. O profissional deve estar informado a respeito do estado de saúde real de seu paciente , para que dessa maneira realize um trabalho harmonioso para alcançar os resultados adequados.Através de uma consulta teórica, uma espécie de entrevista, sobre estilo de vida, saúde e desarmonias emocionais ou físicas, o profissional fará a leitura do dosha correspondente para determinada pessoa e assim dará continuidade então ao tratamento.
O hábito regular da massagem vitaliza o sistema circulatório, aumentando a circulação dos fluídos vitais e as trocas em nível celular, ajudando a remover toxinas, melhorando a pele, músculos e nervos, oxigenando as células, auxiliando corpo e mente a manter equilíbrio e saúde. Promove uma respiração mais profunda, atua no sistema linfático, sanguíneo e nervoso, estimula o intestino, sendo excelente para prisão de ventre, é anti-radicais livres, melhora o apetite e ajuda o sono profundo.
A medicina ayurveda nutre o organismo, ajuda em problemas mentais e emocionais, rejuvenesce, revigora e revitaliza, ajudando na virilidade masculina e evitando a frigidez feminina.
Existem poucas contra-indicações para a massagem, mas todas precisam ser bem observadas.
Para alcançar melhores resultados na massagem ayurveda recomenda-se a utilização de óleos vegetais prensados a frio ou ervas. Os óleos são nutrientes para a pele, pois contêm proteínas e carboidratos que são absorvidos pela epiderme, retardam o envelhecimento, proporcionando a prevenção da secura no organismo, devolvem vida à pele e evitam radicais livres.
Quando o óleo ou a erva é aplicado na pele, a absorção se dá por meio dos espaços intercelulares e alcança os tecidos mais profundos, incluindo os ossos, o sangue, o músculo.Os óleos e as ervas deverão ser escolhidos de acordo com o tipo de desequilíbrio predominante no paciente, de acordo com as estações do ano e em função das necessidades particulares de cada indivíduo.
** Óleo de Mostarda É um óleo muito popular em toda a Índia, pois é utilizado tanto na culinária como na medicina ayurveda. Alivia dores musculares e diminui kapha no organismo. Aumenta o calor corporal e, em caso de dores articulares e reumatismo, a associação do óleo de mostarda com a cânfora traz bons resultados. É estimulante, alivia a congestão e a lentidão corporal;
Óleo de Gergelim É um dos óleos mais populares do Oriente, sendo muitas vezes utilizado como formulação de óleos medicinais. É indicado para os vata, aumentando o Pitta, e para os kaphas poderá ser utilizado de forma moderada. Muito usado para alterações do sistema nervoso, inchaços, pele seca (aumento de vata), nutrição dos cabelos e reumatismo. É tônico nutritivo, emoliente e rejuvenescedor.
Óleo de Côco Utilizado no mundo todo como base para cosméticos e sabonetes. Na Índia, é muito usado para queimaduras, eczemas e micoses, por sua propriedade anti-séptica. Nutre os pulmões e a pele, reduz as inflamações e melhora muito a psoríase e eczemas;
Óleo de Amêndoa É muito utilizado na Índia para crianças e idosos. Têm propriedades mornantes e sabor doce. Deve-se colocá-lo no sol por 40 dias para aumentar suas propriedades terapêuticas. Muitas vezes é misturado com leite e usado como tônico pelos lutadores indianos. É ótimo para os músculos e pele, aumenta a vitalidade, é bom para os rins e alivia as dores de tensões musculares. É expectorante e emoliente;
Óleo de Rícino Conhecido também como castor oil ou óleo de mamona. O óleo de rícino é quente, doce e amargo, indicado principalmente para vata em excesso, pois alivia a secura da pele e nutre os tecidos. Produz efeito alcalino no corpo, estimulando a digestão, reduz a rigidez muscular, é analgésico, atua sobre os nervos, alivia artrite, diminui as inflamações, cólicas e dores. Quando utilizado internamente tem efeito laxativo.
Durante a massagem ayurvédica, alguns movimentos do Yoga, posturas chamadas Asanas, são incluídas durante o tratamento, onde a proposta é cuidar do indivíduo com todo o comprometimento holístico comum entre essas duas formas. Não é uma massagem indicada apenas para relaxamento e sim , uma massagem que também está voltada para o restabelecimento e o equilíbrio entre físico, mental , emocional e espiritual, resultando em mais saúde e harmonia.Essas posturas do Yoga integradas à prática da massagem ayurvédica, ajudam a dissolver bloqueios físicos e emocionais, por conta da circulação energética que se repõe, ajudando na eliminação de toxinas e promovendo a limpeza no organismo como um todo, além de auxiliar nas correções posturais e outros benefícios tão típicos do Yoga, como oxigenação do cérebro, equilíbrio físico e mental, serenidade, revigoração... Geralmente uma sessão dura em média 1h15 ou 1h30 e
os óleos essenciais continuam agindo por horas, mesmo após o término da massagem. A manipulação deixa o corpo preparado para receber melhor os princípios ativos dessas substâncias.
Gente, massagem ayurvédica é tudo ! Você entra um " caco " e sai revigorada, relaxada, sente o corpo mais leve, fica muito mais disposta. Dos tipos de massagem que eu faço, é a que eu mais me identifico. É um pouquinho da Índia dentro de cada um de nós, pelo menos durante uns 90 minutos...O propósito dessa massagem é muito interessante, as manobras, o toque , assim como a ambientação, a aromoterapia promovida pelos óleos corporais presentes no tratamento, além da incorporação de movimentos do Yoga durante toda a técnica,fazem da Ayurvédica na minha opinião, uma das massagens mais completas que está a nossa alcance.
Acho que quem ainda não fez, deve se permitir esse prazer, porque realmente é muito, muito bom !
Bem, eu sou suspeita para falar, né...rsrs

Beijo gente !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário