Vida Alternativa pelo mundo...

21 de outubro de 2010

Cardápio Antigripe


Alguém já viu primavera com mais cara de outono como essa ?

Quem mora aqui em São Paulo, pôde a semana passada, usar casaco, bota, manga comprida, porque o friozinho que fez, impediu o calor tão típico da primavera.
Esse tempo maluco, não foi só aqui em São Paulo não, mas exceto Norte e Nordeste , onde o clima nessa época do ano não chegam à baixas temperaturas, o resto do pessoal das outras regiões sofreu com o sobe e desce numa mesma semana.
Haja saúde !
O sistema imunológico da gente, fica tão bagunçado quanto à meteorologia e com isso, uma gripe assim de repente fica fácil, fácil de pegar...
Apesar de existir pessoas com maior propensão à doenças como gripes, resfriados, sinusites, rinites, inflamações e infecções na garganta, como amidalite, laringite, faringite, ainda assim há alguns que se queixaram de que depois de terem cooperado com a campanha do H1N1 e se rendido àquela famosa " vacininha ", sentiram-se mais sensíveis e com o organismo mais debilitado, contraindo consequentes resfriados e gripes do período que tomaram a vacina até agora... Quem entende né ? rs
Claro que a gente sabe que o emocional interfere muito também, porque do ponto de vista terapêutico, essas doenças do trato respiratório ( resfriado, gripe, sinusite, rinite) tem muito a ver com o estado emocional do paciente. Quando a pessoa está acumulando pequenas mágoas, ou quando há muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, ou ainda aquela bagunça nas idéias e pensamentos, não é raro surgir uma doença assim que prejudique o sistema imunológico...Hoje em dia , até o stress é fator primordial para que o sistema de defesa no nosso corpo seja abalado.
Do ponto de vista físico, há uma grande diferença entre eles.

Gripes e Resfriados são causados por vírus diferentes que agem de maneiras diferentes. O resfriado não compromete o estado geral do paciente e é caracterizado por corrimento nasal de cor clara, coceira no nariz e espirros. Está relacionado às vias aéreas superiores e leva de 48 a 72 horas para desaparecer.
A gripe já compromete o estado do paciente, leva de 3 a 5 dias para ser curada e se não for tratada adequadamente, pode evoluír para complicações como pneumonia, sinusite ou amidalite.

Além do fato de que 8 horas por noite são necessárias para manter o organismo saudável, a hidratação é importante para manter estáveis os níveis de produção de mucos, afinal são eles que barram a entrada dos vírus e dos agentes agressores. Lembrando que, no outono e inverno ( período que aumenta a incidência de gripe ), deve-se evitar tomar bebidas muito ácidas como suco de frutas cítricas e refrigerantes , que podem machucar a região da faringe ocasionando o surgimento de feridas, onde os vírus penetram e ganham a circulação do sangue mais facilmente.
O tipo e a qualidade de alimentação, é o que mantém forte o sistema de defesa . Aqui embaixo, tem uma listinha de 9 alimentos que funcionam como bloqueadores contra os vírus, favorecendo nosso sistema imunológico.

Raízes : Nabo, cenoura e cebola são ótimos. A cebola, tem propriedades anti-inflamatórias e é uma aliada no combate aos problemas respiratórios.
Produtos Integrais : Substituindo o arroz branco pelo integral, você ganha mais poder nutritivo, vitaminas do complexo B, cálcio e fibras que fortalecem o organismo. A substituição pode ser feita em bolachas, pães, bolos e tortas, optando pela farinha de trigo integral.
Leguminosas : Feijão, lentilha, grão de bico, soja e ervilha. São fontes importantes de fibras vegetais e proteínas.
Peixes : São ricos em vitaminas A e proteínas. Possuem ômega 3 ( ácido graxo que pode abrir caminho na membrana celular dos inimigos para a entrada da defesa.) Consumir no mínimo 3 vezes por semana.
Bebidas Menos Ácidas : Em vez de suco de frutas ácidas, como laranja, limão e maracujá e de refrigerantes, é melhor optar por leite, chá e água. Os líquidos muito ácidos podem ser nocivos à faringe, causando lesões na região e facilitando a entrada de vírus e bactérias.
Frutas : Algumas das que previnem gripes e resfriados - acerola, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão e tomate.
Cogumelo Shitake : Possui lentinan, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo.
Gengibre : Bom para o fortalecimento do sistema imunológico
Iogurte e Leite fermentado : São ricos em probióticos, bactérias envolvidas na produção de gamainterferon
, uma substância com ação antiviral e imunoglobinas.

Beijo gente, até !

Um comentário:

  1. Oie...
    adorei o post...
    tenha um ótimo FDS Flor...
    Bjnhos da Nega

    ResponderExcluir