Vida Alternativa pelo mundo...

6 de outubro de 2010

Vegetais congelados = Muito mais nutritivos !


Oi gente...

Acho que nós nunca paramos para pensar, de como seria possível a vida sem uma geladeira, freezer...Antigamente, isso só era possível se a família tivesse uma situação financeira estável. E põe estável nisso, pois os preços eram altíssimos e não havia essa forma de facilidade nos parcelamentos, como vemos hoje em dia...rs.
Lembro quando minha avó contava que onde morava, a geladeira nem existia e ela tinha que optar por alimentos que pudessem permanecer fora de refrigeração, porque senão eles acabavam estragando com muita facilidade...Ou quando podiam ter esses alimentos, eles tinham que ser para consumo imediato, já que geladeira era um ítem precioso, moderno, caríssimo e somente para os privilegiados...
Bom mas com todo esse avanço , o que eu vim falar hoje é sobre uma pesquisa realizada pelo Instituto de Alimentação no Reino Unido, onde se analisou o valor nutricional de vegetais como couve-flor, ervilha, cenoura 16 dias após a colheita, tempo médio que eles levam para chegar à mesa. À temperatura ambiente, as perdas de nutrientes alcançaram patamares entre 10 e 25 %. Os maiores prejuízos foram com as vitaminas, entre elas os níveis de Vitamina C ( uma aliada das defesas )e os de betacaroteno, precursores de Vitamina A ( essencial para a gente enxergar bem ).
Essas substâncias são classificadas como termolábeis, ou seja, sensíveis ao calor, porisso que quando os alimentos são refrigerados logo depois de colhidos, evita-se uma perda de seus nutrientes.
O feijão verde é outro que se beneficia dessa estratégia gelada. Essa vagem, retém o dobro de Vitamina C quando refrigerada. Antes do congelamento, os vegetais passam por um processo conhecido como branqueamento, que é um cozimento rápido em água quente. Devido à esse procedimento, são inativadas as enzimas responsáveis por acelerar a extinção vitamínica. À temperatura ambiente, nem mesmo a embalagem natural das hortaliças, consegue barrar esse fenômeno.
Infelizmente o procedimento para realizar isso em casa , costuma ter efeito um pouquinho diferenciado daquele que é realizado na indústria, onde a temperatura costuma ser muito mais baixa e o congelamento é instantâneo. Em casa, o procedimento é mais demorado, pois as gotículas de água, vão se unindo e formando bloquinhos que ao se solidificarem, podem romper as células do alimento, modificando sua estrutura. Porisso que desse modo, algumas hortaliças saem do freezer prejudicadas e para algumas delas, a melhor forma é consumí-las , após a compra.

Alguns alimentos que podem ser congelados :

** feijão verde, couve-flor, cenoura, abóbora , brócolis...
Lembrando que : O feijão verde, contém Vitamina C, que previne o envelhecimento celular e fortalece o sistema imunológico. O congelamento mantém quase 100% das doses da substância presentes na leguminosa logo após a colheita.

A couve-flor é riquíssima em sais minerais como o cálcio, fósforo e possui boa quantidade de Vitamina C, além de Vitamina A, B1, B2 e B5. Possui poucas calorias e pouca quantidade de sódio, mas é rica em fibras. Potássio, cálcio, enxofre, sódio, fósforo, magnésio, silício, cloro e ferro são alguns de seus sais minerais. Para congelá-la a melhor forma é fazer buquês, ou seja, ir desmembrando em pedaços.

Cenoura e abóbora são fontes de betacaroteno e Vitamina A, fundamental para a saúde ocular e para que você " pegue " aquele bronzeadinho com mais facilidade. Aliás, como todo alimento ( fruta, legume) alaranjado e amarelado . Congeladas, conservam praticamente 100% do nutriente. Os Brócolis, podem até perder um pouco de folato, durante o processo de resfriamento, que atua na formação e maturação de células do sangue, mas em compensação, há retenção de 80% de Vitamina C.

O que não pode :

As folhas, que são compostas de 80% de água que se transformam em cristais de gelo durante o resfriamento. Eles rompem estruturas celulares, modificando sua textura. Também pode ocorrer perda de vitaminas. Portanto, ao invés de apelar para o freezer, o ideal é comprá-las em quantidade suficiente para utilizar e consumir de imediato.

Forma de Cozinhar :

Após o congelamento e descongelamento corretos, deixe os vegetais por pouco tempo no fogo. O cozimento prolongado, pode deixar um gosto amargo e alterar a textura do alimento. Na hora de descongelar os vegetais só devem ser retirados do freezer, imediatamente antes da utilização e aquecidos no forno microondas e no fogão, podendo então ser consumidos em até 24 horas. Nos casos dos vegetais que já são comprados congelados, retire do freezer apenas a quantidade que será consumida para aquela refeição e nunca descongele e novamente congele os vegetais que anteriormente estavam no freezer.

Antes do resfriamento :
( mergulhe os vegetais em água quente, a 90 graus Celsius )

Abobrinha cortada em pedaços, Chuchu, Ervilha fresca em grãos o tempo é de 2 minutos.
Abóbora em pedaços, Cenoura em rodelas, Couve-flor em buquês, o tempo é de 3 minutos.
Aipo, Berinjela, Brócolis, Alho-poró e Aspargo, o tempo é de 4 minutos.
Cenoura inteira, Mandioquinha, Nabo, Palmito ( branquear com água e limão), o tempo é de 5 minutos.
Beterraba inteira, Mandioca, Milho em espiga, o tempo é de 8 minutos.

Pessoal, então vamos congelar !!!
Beijooo, até mais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário