Vida Alternativa pelo mundo...

17 de junho de 2009

Pintura : Arte e Terapia




Como sempre coloco aqui no blog assuntos relacionados à saúde ou aos benefícios e propriedades de alguns alimentos, hoje vou falar de outra terapia que também nos faz muito bem , principalmente para nossa saúde emocional e mental. É a terapia de Pintar !
A Pintura, além de ser uma forma de lazer, desenvolve a criatividade e raciocínio, exige extrema concentração e traz alegria mútua, tanto para quem está pintando quanto para quem está admirando uma obra de arte depois de pronta.
No momento em que o artista está realizando um trabalho assim, ele deposita toda sua emoção e verdade. Isso tem que ser avaliado também pela pessoa na hora de adquirir tal obra, afinal é difícil comprarmos algo em que não acreditamos não é mesmo ? O artista acredita naquilo que está fazendo, porisso o resultado é um trabalho devidamente minucioso e cheio de emoção, além de ser gratificante para ambas as partes.
Quem dedica seu tempo para uma atividade como a pintura, seja sob a forma de lazer ou profissionalmente, está com a chave nas mãos para a cura de muitas doenças (ditas como emocionais). Pessoas que sofrem daquele mal do século, a tão falada depressão, ansiedade, estresse, pânico, fobias foram avaliadas em momentos de grande desespero e desenvolvendo alguma atividade alternativa rotineiramente, conseguiram aliviar-se de forma positiva dessa angústia. Por essa razão, digo que qualquer atividade manual pode ser uma grande aliada nos casos de sintomas emocionais tão frequentes hoje em dia, assim trago para vocês um pouco sobre os benefícios da pintura, que são maravilhosos e extensos:
** quem pinta, tem uma coordenação motora muito melhor
** aumenta sua capacidade de concentração de forma significativa
** promove um aumento na sua criatividade e imaginação
** adquire técnica, precisão, detalhismo, perfeccionismo
** ganha muito mais equilíbrio e serenidade
** melhora sua respiração, sistema nervoso e consequentemente cardiovascular
** está aberto para entrega e doação em tempo integral
Vocês já repararam que artistas plásticos, artesãos são pessoas com uma sensibilidade aguçada ? Isso é porque deixam-se envolver pela emoção, muito mais que pela técnica, permitem que o lado emotivo fale mais alto que o racional. São pessoas inspiradoras, afinal a pintura apesar de toda sua técnica, transpõe barreiras etárias, religiosas, filosóficas, políticas e até mesmo culturais.
Em função disso, em função ao assunto do blog de hoje, convidei uma amiga muito especial, Rachel Amato, uma artista plástica que hoje mora em Los Angeles, mas carinhosamente cedeu um espaço na sua agenda para falar um pouquinho da sua trajetória e a importância da pintura em sua vida. Rachel, foi homenageada pela revista Brazil Explore Magazine. Lá, contou toda sua experiência pessoal , que hoje divide com vocês.
Um pouquinho sobre Rachel Amato :
Radicada em Los Angeles / California há mais de 10 anos, Rachel é natural de São Carlos ( cidade no interior de São Paulo). Corajosa e determinada, decidiu deixar o emprego em um banco e em uma boutique para correr atrás do seu sonho nos Estados Unidos, dedicando-se exclusivamente à arte. Começou pintando quadros, mas não quis parar por aí e expandiu seus conhecimentos para a pintura na parede, o mural, técnica cuja qual a tornou especializada. Foi quando ela se apaixonou ainda mais por essa arte, dedicando-se intensamente , através de novos cursos e workshops, dando continuidade à esse trabalho belíssimo. Rachel é dona de um talento inquestionável, além de uma sensibilidade aguçada tão notada em suas obras e detalhes, carregando consigo fortes traços europeus em seus trabalhos, embora a criatividade e energia bem brasileira, sejam notadas em todos seus projetos realizados.
Em entrevista para a Revista Brazil Explore, ela define a arte, como uma forma de expressar a sua própria alma. " Eu vivo para a arte"." É com ela que me identifico ". " A Arte faz parte da minha vida , Um dom de Deus ..."
Rachel ainda acrescenta que procura trazer charme e elegância em cada trabalho artístico realizado, o que os tornam únicos.
Sem dúvida ela consegue essa proeza, com total capricho e dedicação, sem contar o fato de ser dona de um portifólio invejável, fato que deve-se à sua postura de sempre investir no aprimoramento da arte, garantindo aos clientes, algo cada vez mais clássico, chique e original.
Trompe L'oeil, palavra francesa que traduz um estilo de pintura que fornece uma ilusão de realidade fotográfica e Faux-Finish, texturas e efeitos decorativos em paredes com o uso de técnicas italianas como Venetian Plaster e outras mais...Aqui abaixo, segue algumas obras de Rachel.
*Have Hurst-CA ( Vila Toscana-Italia),
*Orlando street-CA ( Trompe L'oeil),
*La Cienega Blvd-CA ( Amanhecer)
* Hollywood Hills-CA and Beverly Hills-CA ( Porto Fino-Italia)
* Piper Heidsieck, Sunset Blvd-CA
Aos interessados, Rachel informa seu email para contato.
Qualquer dúvida, curiosidade sobre as técnicas de pintura e arte ou ainda troca de experiências, é só entrar em contato com ela. Sobre as obras dela, eu não teria como postar todas ( são inúmeras), mas com essas imagens que postei no blog, já da para sentir o gostinho do trabalho de Rachel e se inspirar para um dia realizar um trabalho tão belo quanto o dela, afinal A Arte é sempre uma Terapia...
Espero que tenham gostado, e desde já agradeço o carinho e atenção de Rachel.
Beijinhos, até...







4 comentários:

  1. Que chique! Amei!
    Bjs para as duas!

    ResponderExcluir
  2. Adorei os quadros! Que lindo! Parabéns as duas artistas. Vou começar minhas aulas em breve com uma professora perto de minha casa e estou muito animada e por isso procurei dar uma olhada no que existe sobre pintura na Internet.Deparei com seu blog . Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante os beneficios.
    Parabens!

    ResponderExcluir