Vida Alternativa pelo mundo...

8 de junho de 2009

Corpo Flexível, Mente Flexível


Uma das melhores formas de mantermos nosso equilíbrio corporal é prestarmos atenção ao sinais que nosso corpo nos da diariamente e assim, corrigir aquilo que está causando qualquer tipo de dor ou desconforto. Muitas vezes as dores tornam-se crônicas, devido à nossa própria consciência corporal que deixamos de lado, ao realizarmos as mais simples atividades corriqueiras do dia a dia , como estender roupas no varal, ficarmos horas em frente ao computador, nos abaixarmos para pegar algo que caiu no chão, carregarmos nossas bolsas pesadíssimas, passarmos roupa ou até mesmo carregarmos as sacolas de compras do supermercado.

Inspirado em 50 anos de estudos da Dra e bioquímica Ida Rolf, surgia o Rolfing.
Dra Ida dizia que : " A rede de tecido conjuntivo que envolve o tecido muscular, tem propriedades ( plásticas e elásticas ) que fazem com que seja possível alterar a forma e a relação desse sistema ( músculo e tecido conjuntivo ) em qualquer época da vida ".

O Rolfing é um tratamento que pode ser usado tanto como medida preventiva, quanto um auxiliar à medidas adicionais. Ele faz um trabalho de reestruturação corporal e educação dos movimentos em nosso corpo e vai agir na correção e melhora da nossa postura, principalmente como alinhamento e alongamento do corpo, sem contar no alívio das tensões e dores musculares crônicas, além de melhorar muito a respiração e garantir para o nosso corpo movimentos com muito mais vitalidade e flexibilidade.
Antes de começar a sessão de fato, é muito importante que o paciente analise o profissional que vai dar início ao tratamento, pois há muitas pessoas que passam-se por profissionais dessa área e usam da ingenuidade dos pacientes, que em muitos casos chegam desesperados de tanta dor , às custas de uma melhora instantânea ( sem gastar muito...)
É imprescindível que o Profissinal Rolfista, faça uma ficha pessoal com cada paciente, esclareça e explique todo o processo do tratamento além de seus benefícios. É muito importante não se deixar envolver por preços muito acessíveis e em conta, pois você pode caír no famoso " barato que sai caro " e saír pior do que entrou na primeira consulta, com mais dores e maior desconforto, devido à certos profissionais não tão capacitados.
Geralmente o Rolfing é cobrado por pacote e não por sessões individuais, até porque as sessões são sequenciais ( uma depende da outra ), e para um bom resultado final ser alcançado, não pode ser pulada nenhuma " etapa ". Sessões do tratamento : (em média de 10 à 15 sessões ).

Outra opção que pode ajudar a realinhar sua postura gradativamente e garantir um bom alongamento e flexibilidade é a ginástica Fit Flex. É uma modalidade que algumas academias oferecem ( pouco divulgada e conhecida), mas que deveria ser implantada em todas as academias, como método antecedente à práticas aeróbicas e de musculação, justamente para evitar as famosas cãibras e dores latejantes de repente... Os benefícios do Fit Flex são semelhantes aos do Rolfing, mas para o Fit é usado um equipamento individual ( espécie de uma cadeira) e também acessórios, como fitas extensoras para as pernas e braços. Eu já fiz Fit Flex e particularmente adoro !

Para os interessados no Rolfing e que moram em São Paulo, a dica é a Dra. Vivian Andersen.
Ela trabalha com Rolfing desde 1989 e o endereço do consultório dela é na Rua Purpurina, 131, cj 33. Vila Madalena.
O telefone de lá é : (11) 3844-3833.
E como um maior incentivo para quem está procurando se alongar por aí, vale lembrar da famosa frase usada por praticantes Yogues, que diz :

*** Corpo Flexível, Mente Flexível ***
Vamos alongar, pessoal !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário