Vida Alternativa pelo mundo...

30 de junho de 2009

Namaste...




Somente quem faz ou já fez meditação alguma vez, sabe a sensação indescritível de se atingir esse estado de paz e consciência, desacelerando a mente e a mantendo vazia por alguns instantes...
Diferente do que a maioria das pessoas pensam meditar , não é somente ficar sentado de indiozinho e grudar as pontas do dedos na famosa posição dos tradicionais yogues e muito menos ficar pronunciando aleatoriamente a tão falada palavra " own..."
Meditar tem uma abrangência muito maior. Não é necessário vestir-se como um indiano ou usar aquelas rouponas largas, como blusões ou camisolões. Desde que seja confortável a roupa já está de bom tamanho, mas dispensa-se o uso de acessórios metálicos ( brincos, colares,pulseiras, anéis ) e sapatos.
Através da meditação, nós podemos entrar em contato com o nosso corpo, com as nossas sensações e percepções à respeito das nossas emoções e sentimentos. O que pouca gente sabe é que nos mantendo em silêncio por alguns instantes e observando com atenção aos sinais que a natureza nos oferece todos os dias, como o som dos pássaros, o barulhinho da chuva ou ou vento batendo nas folhas, já faz parte de um estado de meditação. Não é à toa que durante a prática desta ou de alguma terapia alternativa, aconselha-se o uso de cds de new age, ou aqueles que representem os sons inspirados na natureza, como formas adicionais de relaxamento para a ambientalização do local. As pessoas deveriam dedicar ao menos 15 minutos do seu dia para essa finalidade, porque na loucura e ritmo frenético que vivemos, além da correria e super exigência do dia a dia somados à preocupações, chateações ou aborrecimentos, não nos permitimos minutos desse benefício tão necessário. Meditar garante uma harmonia fora do comum, aumenta nossa concentração no trabalho e nos estudos, relaxa os músculos do nosso corpo, regulariza nossa respiração mantendo-a mais tranquila e ritmada, além de promover bem estar e equilíbrio para a mente. Quando a prática torna-se mais frequente, seu corpo começa a responder de forma diferente. As oscilações tão comuns ( pelo balanço do nosso corpo, mesmo que estejamos sentados), vão diminuindo, assim como os ruídos externos que vão desaparecendo e dando lugar aos nossos próprios sons do corpo ( como batimento cardíaco e respiração).
Uma dica para aqueles que pretendem começar a meditar e não sabem como, é primeiramente escolher um lugar calmo, sem muita poluição sonora externa, iluminado e arejado. Um ambiente confortável vai ajudar a garantir maior relaxamento e bem estar para quem estiver fazendo a prática. Você pode escolher um Cd com sons inspirados na Natureza ou New Age *, como um adicional para sua prática. Mas lembre-se, sempre em baixo volume. * Eu particularmente gosto muito dos Cds do Corciolli e Cechelero.
As roupas maleáveis e folgadas e o Não uso de cinto, brincos, colares, anéis e sapatos são essenciais e trarão maior leveza, flexibilidade para a pessoa. Aqueles que meditarão com uma segunda ou terceira pessoa, devem evitar o uso de perfumes ou cremes hidratantes perfumados ( em sinal de respeito àqueles que os estão acompanhando), evitando assim qualquer forma de alergia ou crise de rinite alérgica.
Sobre a postura, é dispensável aquelas tradicionais e que forcem a coluna ( só para ficar mais bonito ou parecido com algum praticante de Yoga). A melhor postura é sempre aquela mais confortável para você. Seja com o apoio de almofadas ou com o seu próprio apoio contra a parede, a postura deve estar associada ao prazer, afinal meditação é uma prática inteiramente voltada ao relaxamento físico e mental e nunca à dor e ao desconforto.
Feito isso, você pode dar início à prática. Tente manter sua respiração ritmada, tranquila, pois isso irá garantir condições favoráveis para o seu sistema nervoso e cardiovascular. Aos poucos, você começa a observar que os ruídos externos ( vindos do exterior do local que você está ), vão diminuindo e dando maior espaço para o silêncio. Você começa ouvir seu próprio som interior e perceber suas próprias sensações internas. As imagens mentais vão sumindo e sua mente vai esvaziando, tornando-se mais limpinha e serena. Meditar requer muita prática e concentração, afinal no começo é muito difícil não desviarmos nosso pensamento e não pensarmos em nossos problemas que nos afetam diariamente, mas com o tempo, torna-se algo fácil e prazeroso.
Aqueles que fazem Meditação com a presença de um orientador, vão adquirindo algumas técnicas de respiração e exercícios de visualização introduzidos pelo profissional que está conduzindo à prática de forma mais regrada. Por incrível que pareça, as crianças inicialmente respondem melhor à Meditação que os adultos, pois se por um lado elas são mais agitadas, por outro não tem tantas preocupações( motivo frequente das desconcentrações entre os adultos).Já tive a oportunidade de realizar um trabalho assim com crianças e o resultado é surpreendentemente positivo, elas se entregam de corpo, alma e pensamento.
Para Meditar não há regras, somente é necessário praticar, se concentrar e estar totalmente disponível para se entregar, só assim a pessoa poderá colher os benefícios maravilhosos que a Meditação tem à oferecer...
Beijinhos à todos e Namaste !!!

2 comentários:

  1. Oi Ju, vim retribuir a visita e aproveito para dizer que tb gostei muito do seu blog.Virei mais vezes com certeza, grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Obrigada por sua visita no meu modesto blog, digo modesto pois amei o seu! Esse mês fico um pouco parada pois são férias das minhas filhas e eu adoro dar muita atenção à elas, que são ótimas.
    Beijão

    ResponderExcluir