Vida Alternativa pelo mundo...

25 de maio de 2012

Benefícios da Geoterapia ...



Oi pessoal !

Entre tantos tratamentos corporais, faciais e holísticos, embora já conhecida, a técnica da Geoterapia é pouco divulgada. Vocês sabiam que é possível alcançar benefícios surpreendentes para o nosso corpo com a utlização da Argila ? Pois é pessoal... é incrível como essas terapias complementares estão crescendo a nosso favor.
Mas para que vocês compreendam a Geoterapia, vamos voltar la no passado um pouquinho e entender como a Argila começou a ser conhecida não somente para seus fins artesanais, mas sim como uma contribuinte para o nosso bem estar. Há séculos que os povos mais antigos se servem da argila para combater epidemias e doenças infecciosas. A civilização egípcia recorria à argila para preservação dos alimentos de origem animal e como um elemento essencial no processo de embalsamento das múmias. A argila era ainda muito popular no cotidiano dos japoneses que também se serviam dela para conservar alimentos durante anos a fio, incluindo ovos! Os vietnamitas e coreanos são conhecidos pelos seus banhos de argila, recomendados para tratar queimaduras e também utilizados para aliviar as dores dos combates (principalmente durante as duas guerras travadas contra os Estados Unidos) com resultados espantosos que deixavam poucas ou nenhumas cicatrizes.



Com a evolução do tempo e o aperfeiçoamento de estudos teóricos e práticos, descobriu-se que as características terapêuticas da argila, barro, pedras e cristais são determinadas pela sua composição química e geológica, cada uma muito específica, uma vez que o solo é invariavelmente influenciado por vários fatores. Um dos estudos mais relevantes na área foi efetuado por duas universidades e provou que algumas das substâncias químicas encontradas na terra eram diretamente responsáveis pela cura e restauração do tecido celular humano , a argila por exemplo, revelou-se um anti-inflamatório, anti-séptico e cicatrizante 100% natural.Ela ainda continha uma atividade atômica e magnética muito significativa. Os cientistas russos aprofundaram essas descobertas, explicando que a argila ao beneficiar de uma exposição solar constante e direta, recebe daí as suas energias curativas e regeneradoras.
As argilas comuns que compõem cerca de 90% do material argiloso extraído, são também conhecidas como argilas cerâmicas, utilizadas na fabricação de tijolos e telhas. As argilas especiais que correspondem aos 10% restantes, são utilizadas em vários segmentos, inclusive em produtos com propriedades capazes de intervir na saúde física, mental e psicológia de qualquer pessoa.

Dentre as argilas mais usadas temos :

Argila Verde - rica em compostos de ferro, possui ação desintoxicante, adstringente e esfoliante.

Argila Branca - ausência de compostos de ferro, manganês e titânio, bem como de matéria orgânica. Rica em alumínio, tem efeito revitalizador. É muito utlizada em tratamentos capilares, pois regula a queratinização.

Argila Vermelha - rica em ferro e oligoelementos, possui efeito tensor e ativador da circulação.

Argila Marrom - rica em alumínio e titânio, possui efeito ativador da circulação, adstringente e desintoxicante.

Benefícios : Podem ser usadas para tratamentos de edemas, dores musculares, picadas de insetos, fadiga, má circulação e para tonificar e limpar a pele. São usadas em pó por meio de fórmulas farmacêuticas, como máscaras, compressas e também usadas como tratamento estético e terapêutico. Na utilização através de compressa, embora ela tenha os mesmos benefícios da argila utilizada diretamente sobre o corpo, a sua composição é diferente porque é diluída em água, sendo assim menos consistente.
Pode ser aplicada diretamente sobre a pele no seu estado mais puro, sendo coberta por um pano e mantida assim até secar por completo. Este método é muito utilizado no tratamento de dores musculares, entorses, reumatismo e artrite. Se for aplicada na zona do peito, fígado, rins, estômago ou útero, deve ser feito duas horas antes ou depois de uma refeição.



Também pode ser utilizada através de banho de lama, sendo preparada numa banheira específica que requer uma imersão de aproximadamente 20 a 30 minutos. Em alternativa o preparado pode ser espalhado por todo o corpo, onde permanece até endurecer. Estes banhos são especialmente indicados para eliminar toxinas nocivas do corpo, para aliviar situações de estress, tensão e perturbações relacionadas ao sistema nervoso.

A Geoterapia elimina toxinas e líquidos intracelulares, que são substituídos por minerais essenciais, portanto, quem adotar essa técnica como forma de terapia complementar deve ingerir muita água após um tratamento, para garantir a hidratação do corpo.

O custo de uma sessão de Geoterapia custa em média R$ 80,00 a R$ 120, 00 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário