Vida Alternativa pelo mundo...

30 de abril de 2012

Zen...no frio também !!!

Oi pessoal !
Definitivamente aqui em São Paulo começou o frio...e olha que estamos no segundo mês do outono... Com o frio, é normal que a preguiça venha junto e que também a gente comece a deixar de lado algumas coisas que fazem parte da nossa rotina. Quem tem o hábito e integra a massoterapia como uma alternativa complementar no dia a dia, tende a querer se afastar nessa época do ano ( outono e inverno ), por achar que vai passar frio durante a sessão, que não vai relaxar com o incômodo da temperatura, ou que até mesmo vai sentir alguma espécie de dor ( causada pelo desconforto da sensação climática, onde várias partes do corpo costumam a doer mais nesses meses do ano ). Posso garantir que tudo é lenda. As pessoas que querem manter a prática da massoterapia durante esse período de outono-inverno, antes de mais nada devem verificar se o ambiente em que vão receber a massagem é propício à situação atual de temperatura, ou seja, mesmo com a temperatura baixa externamente aos ambientes, o local para se receber a massagem deve estar bem aquecido e confortável ao cliente, visando sempre o bem estar do paciente. É importante que a pessoa que costuma fazer um tratamento como esse, não abandone a massoterapia nesses meses, pois é justamente no frio que o nosso corpo costuma se contrair mais , causando em nós mesmos a sensação de dor. Dormimos mais encolhidos e nossa postura se contrai também, o que acaba sendo uma defesa normal do ser humano, pois " acreditamos que nos encolhendo ", estamos nos protegendo de certa forma da baixa temperatura, assim como os animais fazem. A massagem no inverno relaxa toda a musculatura do corpo, equilibra o sistema nervoso e melhora até o sono. Alivia sintomas de depressão , estress e ansiedade , ajuda a eliminar toxinas através da diurese, melhora circulação sanguínea e linfática, libera fadiga e cansaço promovendo mais vigor e disposição , além de hidratar profundamente as peles secas e ásperas. Os tipos de massagem indicados e que promovem mais conforto e bem estar para os meses frios do ano são a Ayurvédica ( Indiana ), Massagem Shirodhara , Massagem com Pedras Quentes.
Na Ayurvédica, o uso de óleos quentes garante total relaxamento, onde um dos pontos altos dessa técnica é a capacidade de liberar tensões corporais, geralmente provenientes de contrações musculares, má posturas e pontos bloqueados no nosso corpo, sob o ponto de vista energético. Alivia dor muscular, rigidez, estress, insônia e desarmonia entre corpo e a mente. Uma técnica que une a massoterapia com manobras de asanas, (posturas provenientes do Yoga) o que resulta em relaxamento aliado à flexibilidade.
Na Massagem Shirodhara, também ocorre o aquecimento de óleos essenciais adequados para essa técnica ou produtos do leite, sobre a região da testa. Produz ondas cerebrais que levam ao relaxamento profundo, redução do estress e da ansiedade. Atua sobre o sistema nervoso, equilibrando os dois hemisférios cerebrais, além de garantir em efeitos positivos sobre a memória e concentração. Na Massagem com Pedras Quentes, as pedras utilizadas na massagem são previamente aquecidas e são colocadas estrategicamente sobre pontos energéticos do corpo, melhorando o fluxo de energia vital , resultando em bem estar. As manobras são específicas e a massagem como um todo aquece também os músculos, promovendo relaxamento em casos de dores musculares persistentes, relaxamento emocional, alívio para tensões e dores causadas por cólicas menstruais, entre muitas outras dores. Com essa técnica você ganha uma recarga de energia essencial para seu bem estar.
É sempre bom lembrar que a massagem não limita-se somente à problemas decorrentes do corpo físico, mas ela também vai agir em todo o sistema emocional e mental da pessoa. Seja no calor ou no frio, os resultados são os mesmos e os benefícios maiores ainda. Fica a dica pessoal. Boa semana à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário