Vida Alternativa pelo mundo...

21 de outubro de 2011

Linhaça...



Cada vez mais é comum médicos e nutricionistas recomendarem a Linhaça como parte de uma dieta saudável, mas muita gente acaba comprando e consumindo na forma indicada sem saber na verdade para que serve a tal da linhaça.

Tanta para dietas de emagrecimento como para tratamento de pele ( pois ela combate a acne) a linhaça tem um montão de benefícios e é um alimento altamente rico em nutrientes. Possui Ômega 3, vitaminas , minerais essenciais e pode ajudar na restauração do sistema imunológico de cada um, claro que se consumida de forma regular e não esporádica. Sete mil produtores em toda a França estão usando a linhaça como complemento alimentar dos animais. O leite e a carne ficaram mais nutritivos e ricos em ômega-3. Na Universidade de Rennes, na França, foi realizada uma pesquisa com voluntários que comeram produtos de animais alimentados com linhaça. O resultado é o que ele chamou de uma transferência de saúde. Os voluntários tiveram um aumento de ômega-3 no organismo.

A farinha de linhaça, tem efeito rejuvenescedor, é capaz de diminuir taxas de colesterol ruim no nosso organismo, contribui para o peso corporal abaixar ( combate a obesidade), auxilia no combate à anemia e também combate ao câncer de próstata, mama, cólon e pulmão.
Combate a acne e ameniza distúrbios causados pela TPM e menopausa.
Diminui risco de arterosclerose, auxilia no controle à Diabete ( regulando taxas de glicemia no nosso organismo ), promove vitalidade física e equilíbrio no sistema digestivo, cardiovascular , sistema nervoso e também no sistema imunológico da pessoa. Ajuda o organismo a não reter tanto líquido, além de ser excelente na recuperação de doenças inflamatórias. Melhora a aparência dos cabelos e ameniza problemas de pele como a acne . No sistema emocional tem a função de controlar a agressividade, promovendo tranquilidade e bem estar.

Consumir a Farinha de Linhaça, é a melhor forma para que seu organismo absorva os nutrientes, pois quando você consume a linhaça sob a forma de grão, ela possui a casca mais dura e isso faz com que o organismo demore mais tempo para digeri-la. A Farinha de Linhaça, já vende pronta nos supermercados ou lojas especializadas em produtos naturais. Uma colher de sopa diariamente é o suficiente para que ela passe a ser incluída na sua alimentação de forma saudável.
Você pode consumir a Farinha misturada no suco, iogurte, saladas, vitaminas ou misturada à cereais também.

Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.

São três tipos de linhaça, mas a linhaça dourada apresenta uma maior quantidade de ômega-3 e ômega-6 em comparação com a linhaça marrom integral e a linhaça marrom desengordurada. Ela tem mais gorduras poliinsaturadas, que são benéficas, protetoras do nosso coração.

Particularmente eu, costumo tomar um suco todos os dias feito com a linhaça dourada.( comprada em supermercados e lojas de produtos naturais ).
Você só precisa hidratá-la de um dia para outro, na quantidade recomendada na embalagem e depois acrescentá-la às outras coisas que vai colocar no seu suco. O meu é assim :

No liquidificador, dois copos de 200 ml de água,
um punhado (cheio) de salsinha
um punhado (cheio) de hortelã
uma fruta . Pode ser kiwi ( aí vc coloca duas unidades), pode ser duas fatias de abacaxi, ou um pedaço grande de melão.
Pode colocar adoçante

Depois que você bater esse suco no liquidificador, acrescenta uma colher de sopa de linhaça dourada, já hidratada de um dia para outro.

* PS : a salsinha e hortelã são diuréticas, o que resulta numa maior eliminação de líquidos do seu organismo, evitando inchaços. O suco é super refrescante e apesar da mistura parecer um tanto estranha, ela costuma agradar bastante.

Um comentário:

  1. Oie lindona

    Eu uso aqui em casa, principalmente no meu suco também

    Beijos, ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir