Vida Alternativa pelo mundo...

3 de junho de 2011

Pipoca...


Oi pessoal,

Não poderia deixar de escrever hoje pra falar desse post , bem na sexta-feira, comecinho do final de semana. Para todos aqueles que são fanáticos por cinema como eu e só conseguem encaixar esse prazer em algum dia do final de semana, sabe o quanto é bom ter uma pipoquinha do lado por duas ou três horas de lazer e " prazer " assistindo um filme. Acho que poucas coisas combinam tão bem com filmezinho no cinema ou na televisão como a pipoca...Nesse mesmo patamar só mesmo a companhia de quem está ao seu lado...rs

Até hoje na minha vida, só conheço três pessoas que não gostam de pipoca. Mais ninguém. E ainda assim acho estranhíssimo...Muitos falam que pipoca faz mal, engorda , retém líquido pela grande quantidade de sódio que a gente acaba ingerindo, até porque pipoca sem sal é muito sem graça. Em compensação, há estudos que compravam os benefícios da pipoca pra nossa saúde. É verdade, acreditem !!! Para quem adora pipoca, sabe que o gostinho daquelas do cinema são imbatíveis ( em casa nunca fica igual), mas o consumo da pipoca feita desse jeito é que acaba sendo prejudicial para nossa saúde. Segundo cientistas da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, os salgados feitos à base de grãos ( como a pipoca) e alguns cereais matinais, contém uma grande quantidade de substâncias antioxidantes chamadas polifenóis ( são responsáveis por proteger nosso coração de doenças cardio-vasculares). Eles contêm mais antioxidantes do que se pensa e são excelentes para proteger as células de agressões exteriores e ajudam a libertar toxinas. Antes, pensava-se que os grãos inteiros eram benéficos apenas pelo seu alto teor de fibras, mas descobriu-se que o risco de doenças cardíacas, câncer e outras doenças podem ser evitados com o consumo de grãos, entre elas a pipoca. O que não vale é manter a forma de que estamos habituados a consumir a pipoca ( feita com manteiga, margarina, ou óleo), pois assim a quantidade calórica dela aumenta muito e você estará ingerindo uma grande quantidade de gordura presente na manteiga e óleo, o que certamente, com o consumo consequencial, vai aumentar muito seu colesterol ruim ( LDL ), triglicerídeos.

Uma dica para você poder fazer em casa é aquecer quatro ou cinco GOTAS de óleo ( e você pode dar preferência para o de canola ) e despejar o milho na panela para que elas estourem. ( fogo baixo de preferência para não quimar o fundo da panela). Mas o importante é você aquecer o óleo primeiro antes de colocar o milho e não colocar tudo junto, como muita gente faz, porque assim ele vai estourar mais rápido. Usar margarina e manteiga ao invés do óleo, não vale. Elas saturam mais rápido que o óleo e transformam-se na temida gordura trans. Quanto mais saturada, pior para sua saúde. Se for consumir no microondas, o melhor é consumir as sem sabores de queijo, bacon e outros, pois elas contém mais sódio e se possível dar preferência para a pipoca na versão Light. A Yoki e outras marcas possuem essa versão.
Aqui embaixo tem um video de menos de três minutos sobre a pipoca sem óleo ! Vejam !



Ninguém nunca parou para pensar, mas as pipocas estouram porque dentro de cada grão de pipoca, existe uma pequena quantidade de água, cercada por uma pequena camada macia. Quando você aquece o grão da pipoca, essa água presente nela, começa a expandir e a pressãos e torna tão intensa que ela explode o grão e expande a camada macia (que é a parte branca onde vc coloca o sal). Essa é a verdadeira explicação científica para que a pipoca estoure.


Curiosidades sobre a Pipoca :

***Não se sabe ao certo onde surgiu a pipoca, mas há indícios de que no Egito Antigo, Antiga China e na Civilização Inca já se comia pipoca. Na costa leste do peru, foram encontrados arqueólogos grãos de pipoca com mais de mil anos e que estavam tão bem conservados que podiam ser estourados.
***Foram encontrados no México vestígios de um funeral realizado aproximadamente 300 a. C. por uma antiga civilização, onde era cultuado um Deus qua usava adornos com pipocas na cabeça. ( eeita)
*** Grçaos de pipoca podeme stourar sozinhos na Areia do deserto
*** Durante a Segunda Guerra Mundial, os USA, enviavam açúcar para suas tropas em quantidade insuficiente para a produção de doces. Isso os levou a fazer pipocas, três vezes mais do que o normal.
*** A pipoca tornou-se popular durante os 50 anos com o surgimento da televisão, pois pela primeira vez as pessoas compravam pipoca para comer em casa, coisa que só era feita nos cinemas e teatros.



*** As vendas de pipoca para microondas ultrapassam 240 milhões de dólares por ano.
*** O lugar onde mais se come pipoca nos USA é em Dallas.
*** Aproximadamente 48% das pessoas que vão ao cinema compram pipoca.
*** O cheiro de queimado de uma pipoca estourada no microondas é bem mais forte do que uma feita em fogão convencional.

Quem fizer a pipoca desse jeito mais sequinho, depois me fala se ficou boa também. Algumas máquinas para pipoca ( aquelas vendidas nos canais de televisão ) fazem o mesmo processo de como obter uma " pipoca boa e saudável), pois não é necessário adicionar óleo e elas acabam estourando somente com o aquecimento dos grãos. Uma boa alternativa para quem é fã de pipoca e não resiste ficar sem comer, né ?

Beijo gente, bom final de semana !

2 comentários:

  1. Oi achei muito intersante a historia da pipoca.
    Mas eu tenho uma dica para fazer pipoca sem gordura e que nao seja de pacotinho.
    Pege uma travesa de vidro com tampa adicone a pipoca e coloque no microndas por uns 3 minutos.
    E Pronto esta pronta a pipoca ai e so temperar no sabor que voce gosta.
    Se for estourar mais que uma vez ai coloque menos minutos porque a travessa ja vai estar quente. E cuidado para nao se queimar.

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou fã de pipoca então vai lá a receita sem óleo:

    - 1 xícara de café de milho para pipoca normal;

    - um fio de ÁGUA (água mesmo sem óleo)


    Em um pote de vidro para micro coloque uma xícara pequena

    de milho de pipoca convencional e um pouquinho de água.

    Com a mão segure o milho e vire o pote para tirar o excesso

    de água, então coloque no micro na opção pipoca de 5:30 à

    6:30 min., cuidando até os estouros quase pararem.


    Não coloque muito sal pra não estragar essa pipoca saudável.

    luksnt182@gmail.com

    Lucas Netto


    Acesse e descubra...
    http://bit.ly/OoyMwH

    ResponderExcluir