Vida Alternativa pelo mundo...

13 de junho de 2011

Os tais "perigos" juninos...


Oi gente ,

Época de festa junina, ô coisa boa...

Difícil não agradar alguém. Do clima, da alegria das pessoas, das músicas ( meu autêntico forrozinho ), das brincadeiras, das prendas, das comidinhas ...

Ai Ai Ai ...as tais comidinhas típicas de festa junina... Quem não gosta, né ?

O problema é que com o prazer de comer essas coisas típicas das festas, vem também as calorias...e muitas. Ainda mais se a festa for à noite...ixiii, aí complica de vez, porque a gente come e o gasto calórico de noite acaba sendo zero...rs. Se a gente conseguisse se conter em comer apenas uma coisinha, ou escolher umas duas, três, rs...e não repetir... O que pega é que a gente come, gosta, repete e come mais um, mais dois e mais três....E não para por aí, porque quem curte mesmo essa época de São João, não se contenta em ir somente à uma festa junina. Vai indo...Em uma, duas, ou mais festas e mais comidinhas, mais repetições, afinal tem muita coisa boa nessas festas, hein gente ? Sem contar que nas festas juninas de hoje em dia há de tudo um pouco além das comidas típicas. Tem churrasco, cachorro- quente ( esse acho que sempre teve, né),cocada. Uma vez eu fui numa festa junina que servia pizza ! Acreditem, Pizza ! Tinha uma barraca vendendo kibe. Putz, kibe em festa junina...

Depois vem o peso...na barriga e na conscicência... (rsrs) mas claro que isso sóooo no dia seguinte ( rsrs), naquele dia que a gente jura que vai recomeçar a caminhada, a hidro , as pedaladas, a musculação, ...eeeeiiita !

Junho, finalzinho de outono e comecinho de inverno, faz a gente comer mais do que o normal e as festas juninas por serem nessa época do ano, fazem com que seja inevitável não cometer os excessos e não extrapolar...Aí, a gente acaba comendo mais do que gasta, principalmente se já chegarmos na festa junina e irmos direto atacando os doces tradicionais : doce de batata, maçã do amor, pé de moleque, paçoca...todos feitos com muito açúcar, o que faz a gente querer comer mais. Mais vezes e mais doces e não se contentar com apenas um...
Por exemplo: a paçoca e pé de moleque além de serem feitas com muito açúcar, são feitos com amendoim, o que resulta em mais gordura.
O mesmo acontece com o vinho quente e quentão ( que todo mundo adora ). Além do álcool provocar desidratação, em excesso acaba convertido em gordura. Esse acúmulo se da principlamente na região abdominal...o famoso " estômago alto ".

Eu trouxe uma listinha de todas as calorias encontradas nos alimentos juninos. A quantidade de calorias, está de acordo com uma porção. Da uma olhadinha nas calorias da maçã do amor...Meeeeedo !!! rsrs

PINHÃO 10 unidades : 104 calorias
MAÇÃ DO AMOR 1 unidade : 462 calorias
PÉ DE MOLEQUE 1 unidade : 88 calorias
PAÇOCA 1 unidade : 115 calorias
BOLO DE FUBÁ 1 fatia : 188 calorias
PIPOCA 1 pacote pequeno : 57 calorias
VINHO QUENTE 1 copo : 110 calorias
QUENTÃO 1 copo : 130 calorias
MILHO VERDE 1 espiga : 132 calorias ( sem manteiga...)
ARROZ DOCE 1 pires : 197 calorias
CANJICA 1 pires : 136 calorias
CURAU 1 xícara de chá : 180 calorias
PAMONHA 1 unidade : 190 calorias

Pensando nesse " tantinho " de calorias que existe nas delícias, trouxe algumas receitas que tem o valor calórico mais reduzido. Super light não é, mas reduzem bem o valor real das receitas originais. Eu já testei a empadinha de milho e fica boa mesmo. Vejam :

Empadinha de milho :
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de fubá
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de alecrim fresco
4 claras
5 colheres de sopa de óleo soja
Meia xícara de chá de leite desnatado
1 colher de chá de sal
1 lata de milho verde
1 xícara de chá de queijo minas picado

Na batedeira bata todos os ingredientes, exceto o milho e o queijo. Retire e adicione-os, mexendo com uma colher.Coloque em forminhas de empadas médias, untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio por 180 graus, por cerca de 30 minutos. Desenforme.
Rende 12 porções. Calorias por porção : 157

Canjica Diet :
1 xícara de chá de canjica crua
3 xícaras de chá de água
3 xícaras de chá de leite desnatado
1 canela em pau
4 cravos da Índia
4 colheres de sopa de adoçante em pó próprio para forno e fogão
2 colheres de sopa de leite de côco

Deixe a canjica de molho em água por 12 horas. Escorra e leve para cozinhar nas 3 xícaras de água por cerca de 40 minutos. Adicione o leite, canela, os cravos e o adoçante. Deixe ferver por mais 25 minutos. Depois junte o leite de côco e leve à geladeira. Se quiser pode servir quente.
Rende 12 porções. Calorias por porção 102.

Paçoca de Colher :

2 colheres de sopa de amendoim torrado sem casca
1 e meia xícara de chá de proteína texturizada de soja torrada
4 colheres de sopa de leite em pó desnatado
2 colheres de sopa de adoçante em pó próprio para forno e fogão
Meia colher de café de sal

Em uma tigela junte todos os ingredientes. Leve ao processador até ficar bem fino.
Distribua em pequenas taças e sirva.
Rende 10 porções. Calorias por porção : 80

Curau Diet :
2 latas de milho
3 xícaras de leite desnatado
3 colheres de sopa de adoçante em pó próprio para forno e fogão
1 colher de sobremesa de margarina light
1 colher de sobremesa de canela em pó para polvilhar.

No liquidificador bata o milho com uma xícara de leite até obter um purê. Passe pela peneira e coloque em panela. Junte o restante do leite, o adoçante a margarina e leve ao fogo médio até que o creme fique bem grosso. Coloque em uma travessa, polvilhe com canela e deixe esfriar.
Rende 8 porções. Calorias por porção 90

Quentão Diet :
3 colheres de sopa de adoçante em pó
1 limão cortado em fatias
Casca de laranja
4 rodelas de gengibre
1 canela em pau
4 cravos da Índia
Meia xícara de chá de suco de maçã pronto sem açúcar
2 xícaras de chá de água

Em uma panela coloque o adoçante, o limão, a casca de laranja, o gengibre, a canela em pau e os cravos. Leve ao fogo baixo e misture bem. Adicione o suco de maçã e a água. Ferva por 10 minutos e sirva quente.
Rende 4 porções. Calorias por porção 95

Arroz Doce :
1 xícara de arroz branco
1 litro de água
1 canela em pau
4 cravos da Índia
Meio litro de leite desnatado
2 colheres de sopa de leite em pó desnatado
4 colheres de sopa de adoçante em pó próprio para forno e fogão
1 colher de chá de canela em pó

Deixe o arroz de molho em água por uma hora. Escorra. Coloque-o em uma panela com o litro de água e leve ao fogo. Quando o arroz já estiver bem cozido acrescente a canela em pau e os cravos. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Quando a água já estiver quase acabando, acrescente o leite desnatado, o leite em pó,o adoçante e deixe em fogo baixo até engrossar. Sirva o arroz doce ainda quente, polvilhando com canela em pó.
Rende 12 porções. Calorias por porção 97

É gente, fica a dica e a sugestão para quem for fazer algumas dessas comidinhas em casa, ou quiser preparar um arraiá mais light esse ano. Vale a pena testar as receitas e experimentar, já que se a gente comparar o valor calórico da receita original com essa aqui, da uma boa reduzida. Só não vale ficar repetindo umas mil vezes as porções... Quem souber alguma receita mais light com a substituição de alguns ingredientes de maçã do amor, a campeã das calorias dos arraiás, manda por email para mim que posto aqui no blog para compartilhar.

Beijo pessoal, boa festa " prô ceis "...

Nenhum comentário:

Postar um comentário