Vida Alternativa pelo mundo...

4 de abril de 2011

Dicas Valiosas !!!



Qual o segredo da longevidade ?

É gente, pesquisas foram feitas para avaliar quais eram os povos com mais longevidade no mundo, capazes de viver dez anos mais do que o resto da população mundial...
Além da longevidade, essas mesmas pesquisas comprovaram que esses povos nunca icavam doentes, sendo assim muito mais saudáveis em relação ao resto das pessoas...

" Barbagia, na Itália ; Okinawa, no Japão ; a comunidade dos Adventistas do Sétimo Dia, na Califórnia ; a Península de Nicoya, na Costa Rica ; e a ilha grega de Ikaria. "

Mas o que será que eles fazem para serem tão semelhantes na qualidade de vida e se destacarem do resto da população por se diferenciarem nos anos a mais que notoriamente vivem...?

Aqui vão algumas dicas ...

*** Beber água mesmo sem ter sede : Parece difícil para alguns, ainda mais nos dias de hoje que a oferta de refrigerantes e sucos indistrializados é enorme, mas água é sempre água, né gente ? Ela ajuda a aumentar a saciedade, evitando compulsões que podem levar ao sobrepeso e ao aparecimento de diversas doenças, ao mesmo tempo que mantém a saúde do sistema renal. É o baixo consumo de água que resulta em urina concentrada e na maior precipitação de cristais, justamente o que leva à formação das pedras nos rins. Nada mata a sede como a água e não é somente na função renal que ela interfere. Na pele, nos cabelos, unhas, humor, e até crises de enxaqueca podem ser amenizadas se a pessoa adotar a água no dia a dia...

*** Ir ao dentista regularmente : Muitas doenças sistêmicas, como diabetes, alterações hormonais e lesões cancerígenas podem ser detectadas numa consulta de rotina ao dentista. Além disso, o tratamento das cáries deixa o organismo protegido contra inúmeras doenças. Caso elas não sejam tratadas, podem se tornar a porta de entrada para micro-organismos, que poderão atingir órgãos nobres como coração, rins e pulmões...deu emdo agora hein gente...? Vamos para a próxima dica...

*** Ingerir mais nozes : O pessoal do grupo dos Adventistas da California ( que se enquadraram entre os 5 povos mais saudáveis e com maior expectativa de vida), garantem que a gente deve comer 2 nozes por dia, os 5 dias da semana. Segundo eles, isso é o ideal para ajudar no saúde cardiovascular...

*** Temperar com alho : Melhora a saúde do coração, diminui os níveis de colesterol, a pressão arterial e potencializa as nossas defesas.

*** Comer mais frutas : Aumentar o consumo de produtos de origem vegetal é uma das medidas mais significativas na prevenção de doenças crônicas.Frutas, legumes e verduras possuem uma quantidade de vitaminas antioxidantes, boas gorduras e fibras que supera em muito a dos alimentos industrializados.

*** Aprender a planejar : A tensão constante é extremamente prejudicial à saúde, pois afeta o funcionamento do sistema nervoso, hormonal e imunológico. A boa maneira de controlar essas reações é não deixar todos os compromissos para a última hora...

*** Fracionar a dieta : Comer mais vezes ao dia e optar por porções menores é um jeito inteligente de manter o peso estável. Os jejuns prolongados desencadeiam uma fome tão intensa que é fácil se exceder nas refeições. Quando dividimos a nossa alimentação diária em cinco ou seis refeições, também estamos dando uma forcinha ao processo de digestão e ao intestino, evitando sobrecargas.

*** Levantar peso : A idéia não é apenas ficar forte. Um dos principais benefícios é o aumento da densidade óssea, auxiliando na prevenção da osteoporose e na reversão da sarcopenia (diminuição no número de sarcômero, a unidade do músculo esquelético). Isso evita a incapacidade funcional, muito comum em idades avançadas.

*** Ser um voluntário : Se você ainda não conseguiu um tempo para isso, é bem provável que não tenha encontrado a causa certa. Você realiza um trabalho como esse e doa seu melhor, que é seu coração completamente entregue para essa causa. O retorno é inevitável e gratificante...

*** Celebrar a vida : O segredo é acostumar com as pequenas vitórias. (Essa é a receita de longevidade dos italianos que vivem na Sardenha).


*** Cultivar a sua fé : A religião empresta sentido às buscas e conquistas do ser humano, dá uma nova dimensão às vitórias e também às perdas. Além disso, orienta e ajuda as pessoas a tomar decisões difíceis..Manter a fé sempre !

*** Trocar o café pelo chá-verde : O chá verde também contém cafeína, que funciona como estimulante. O bom é que ele oferece outros extras. Diversos estudos mostram que a bebida atua na prevenção e no tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson.

*** Pegar leve com as carnes vermelhas : Embora sejam importantes fontes de ferro, são alimentos de difícil digestão e portanto, retardam o funcionamento intestinal.

*** Praticar mais atividade aeróbica : Pode ser uma caminhada ou uma corrida. Esse tipo de exercício tem impacto direto sobre os fatores de risco associados à hipertensão, ao diabetes e à obesidade. A prática regular melhora a força e a flexibilidade, fortalece ossos e articulações, facilita a perda de peso e diminui o colesterol.

*** Definir seus objetivos . É o que os moradores de Okinawa chamam de ikigai e os habitantes de Nicoya nomeiam de plano de vida. Seja como for, o fato é que eles têm muito bem definidas as suas razões de viver e investem nesses propósitos.

*** Conhecer melhor a Yoga : Ela une princípios da meditação, exercícios para o equilíbrio, alongamento e o treinamento de força, com foco na respiração. Tudo isso graças à execução de movimentos sequenciados. A Yoga é ótima para a longevidade, porque fortalece os músculos e ligamentos, assim os movimentos tornam-se muito mais seguros. A prática tem ainda um efeito importante na redução do estresse.

*** Guardar o despertador na gaveta : Dormir bem significa dar ao corpo a chance de se recompor totalmente. Se você se deita, dorme logo e acorda bem disposto, pode dizer que tem um sono de qualidade.Quem não tem, corre um risco muito maior de adoecer. Aqueles que dormem pouco podem ter um aumento do colesterol e dos triglicérides.

*** Apostar nos integrais : Não basta comer pão integral. Com um pouco de criatividade, é possível incluir a farinha e aveia integrais na preparação de inúmeros pratos.Lembrando que os alimentos com fibra dão a sensação de saciedade por mais tempo, ou seja, demora mais para vir a fominha...

*** Pensar na sua vocação : Fazer o que gosta é uma forma eficiente de afastar o estresse. Além disso, é interessante que o seu tipo de trabalho seja capaz de fazê-lo sentir-se realizado. Aquele que se empenha em uma carreira para a qual há um sentido profundo, além da manutenção da renda, se sente mais motivado a investir na atualização dos conhecimentos. ( Deve ser frustrante passar o resto da vida fazendo algo que não gosta, não é?)

*** Doar seus pratos grandes : A população de Okinawa descobriu um jeito de comer 30% menos: eles utilizam pratos de apenas 23 cm de diâmetro. ( É gente...o jeito é comer no pires...rs)

*** Ter atitudes positivas : As emoções fazem parte daquilo que somos e portanto, são capazes de provocar reações físicas muito claras. As positivas curam e determinam uma maior e melhor qualidade de vida.

*** Saber como usar a soja : Em Okinawa, no Japão, o consumo de produtos da soja é o maior de todo o mundo. O resultado? Dos cerca de 1 milhão de habitantes locais, mais de 900 pessoas já passaram dos 100 anos. O consumo frequente reduz os riscos de doenças cardiovasculares.

*** Estudar sempre : Manter as atividades intelectuais é uma maneira de garantir anos extras de vida e muito mais saúde, principalmente nas idades avançadas. Exercitar o cérebro vai deixá-lo mais protegido contra doenças. Na prática, isso significa um risco menor de limitações físicas, (mesmo se algo der errado) porque, nesse caso a recuperação será muito melhor.

*** Ter um dia só para você : Os Adventistas do Sétimo Dia que vivem em Loma Linda, na Califórnia, recolhem-se em suas casas aos sábados e aproveitam a ocasião para meditar e orar. Esse parece ser mais um bom hábito que poderíamos nos esforçar em copiar. Afinal, essas pessoas vivem de cinco a dez anos mais que o resto da população americana. Se for impossível fazer isso, tente conseguir pelo menos 15 a 20 minutos por dia para não fazer nada, ou melhor, para pensar apenas. É como marcar uma reunião consigo mesmo.

*** Apagar o cigarro : Quem tem menos 40 anos e fuma até 20 cigarros por dia tem quatro vezes mais chances de infartar. Agora, se o consumo for maior, o risco sobe 20vezes. A explicação é simples: as substâncias do cigarro levam à contração dos vasos sanguíneos, à aceleração dos batimentos cardíacos, além abaixar o HDL, que age como um protetor das artérias.

*** Respirar com consciência : Quando estiver precisando relaxar ou desacelerar seu ritmo, faça a respiração completa. "Inspire calmamente o ar pelo nariz, contando três segundos. Então, bloqueie a respiração por um tempo, retendo o ar, e expire pela boca em seis segundos". Assim, você estará atuando diretamente sobre o sistema nervoso autônomo.

*** Ser muito mais ativo : Comece descendo alguns pontos antes do ônibus. Fazer mais atividades a pé ou de bicicleta, cozinhar, cuidar do jardim, brincar com o seu cachorro, todas essas maneiras de se mexer são válidas. Um dos segredos da longevidade é encontrar meios de se manter sempre em movimento. ( É a cara da minha avó esse ítem. Acreditem, ela tem 84 anos e ainda trabalha. A pessoa mais ativa que eu já vi até hoje ).

*** Desacelerar o ritmo : Se você não cria um tempo para estar bem, terá que ter tempo para se cuidar quando ficar doente. O primeiro estágio do estresse é a fase de alerta. Ele nos permite realizar muitas tarefas em pouco tempo e aí nos sentimos bem. Porém, quando persistimos na tensão, o organismo entra em fadiga.

*** Comer mais iogurtes : Eles reforçam a nossa imunidade, além de melhorarem o nosso humor.

*** Investir no ômega-3 : Peixes de água fria (salmão, arenque, sardinha, atum), sementes de linhaça moídas e óleos de peixe, de soja e de canola são ótimas fontes desse nutriente, que tem ação comprovada na redução dos níveis de colesterol e de triglicérides, além de ajudar no controle da pressão e de prevenir o risco de tromboses, que danificam os vasos sanguíneos. O composto ainda é coadjuvante em tratamentos neurológicos e de osteoporose.

*** Controlar o álcool : A curto e médio prazos, o álcool pode engordar, acelerar o processo de envelhecimento e ainda aumentar a pressão arterial. A longo prazo, causa dependência e ainda compromete o funcionamento de todos os sistemas do corpo, com danos mais sérios para o fígado.

*** Desfrutar do sol : Sentir na pele o calor dos raios solares não é somente uma receita para adquirir disposição e ânimo. Com cerca de 15 minutos de exposição, oferecemos ao corpo algo que só o sol pode dar: a energia necessária para a síntese de vitamina D. O composto é importantíssimo na fixação de cálcio no organismo, prevenindo a osteoporose, além de fortalecer o sistema imunológico.

*** Perdoar mais : Para envelhecer bem, é preciso olhar para a nossa trajetória de vida aceitando os erros cometidos e desculpando-se por eles. Da mesma forma, é interessante perdoar aos outros, percebendo que não fomos apenas vítimas.Perdoar é retirar objetos pesados de uma mochila que carregamos.

*** Chance à laranja : Uma única unidade é capaz de prover a necessidade que o nosso corpo tem de vitamina C a cada dia. Protege contra o câncer, afasta aquela gripe chata e até ajuda a pele a se recuperar mais rapidamente dos estragos promovidos pelo sol.

*** Alongar o corpo todo : Os problemas mais frequentes do aparelho locomotor, e que estão relacionados ao envelhecimento, são a perda da mobilidade e a osteoporose. O alongamento, enquanto um treinamento da flexibilidade, é um dos principais fatores de manutenção da autonomia funcional em idosos.

*** Cochilar após o almoço : Na Península de Nicoya, na Costa Rica, a siesta é um costume institucionalizado. E em muitas outras partes do mundo, as pausas para um cochilo também são comuns. Para quem dorme pouco, essa pode ser uma estratégia compensatória. Renovação de energias...

*** Esquecer do sal : A redução de seu consumo é imprescindível para prevenir e controlar a hipertensão que por sua vez, oferece as condições favoráveis para que inúmeros problemas de saúde progridam rapidamente, como a insuficiência renal e as complicações cardíacas. O sal em excesso faz o corpo reter mais líquido, além de causar inchaço, também aumenta o volume sanguíneo, elevando a pressão nas artérias.

*** Praticar sexo com prazer : A atividade sexual ajuda a aliviar as tensões, já que, durante a relação, ocorre a liberação de endorfinas, substâncias que melhoram o humor. O sexo ainda faz bem para a circulação. Por fim, vale como um excelente exercício e ajuda a reforçar vínculos de afeto.


*** Criar um tempo para a família : A união e o apoio mútuo entre cônjuges, pais e filhos , precisam certo investimento de tempo e atenção. Mas como encontrar períodos livres para dedicar a essas pessoas todo o carinho que merecem ? Dedicação !!!

Essas dicas também foram baseadas no livro : Os segredos das pessoas que nunca ficam doentes , de Gene Stone.
Acho que com um pouco de esforço e força de vontade da para encarar essas recomendações e tentar pelo menos se aproximar da qualidade de vida dos 5 povos Mega saudáveis ( citados aí em cima). Se a gente for ver, é um pouco daquilo de tudo que a gente já sabe. Temos a consicência, mas esquecemos de colocar em prática no dia a dia. Tem livro para isso recém - lançado e pesquisas comprovadas há anos ....é só a gente querer ! Ahhh eu acho que vale a pena tentar, afinal quem não quer ser um velhinho ou uma velhinha ativa e com vida longa, hein ???

Bom começo de semana à todos ! Beijosss

2 comentários:

  1. Tenho pesquisado muito sobre esse assunto, é algo que me cativa bastante. As suas dicas foram muito boas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, valem alguns anos a mais com qualidade de vida. Valeu.

    ResponderExcluir