Vida Alternativa pelo mundo...

15 de março de 2011

Hidroterapia !


Oi gente !

Em algumas das minhas postagens mais antigas, eu devo ter criado um post exclusivo para falar ( e defender )a Hidroginástica ( seus benefícios, indicações, realizações...), mas eu nunca tinha falado aqui da Hidroterapia, que não é tão voltada para o lazer e nem para a estética, só que também traz alívios e benefícios imediatos. Além disso, muito pouca gente conhece a Hidroterapia, sabe como funciona ou fez alguma vez e apesar de não tão divulgada como deveria ser, ela apresenta uma crescente procura em locais especializados para isso...

Infelizmente, não é toda academia que oferece essa modalidade esportiva. Se bem que falar em modalidade esportiva não é o termo que mais se encaixe, uma vez que a Hidroterapia está mais associada à um tratamento fisioterapêutico.
Pessoas em reabilitações físicas ( independente da idade ), casos de pós-operatório ( exceto com feridas abertas ), pacientes que possuam algum histórico a ser tratado nos casos de ortopedia, traumatologia, reumatologia, pneumologia, neurologia, medicina esportiva e até portadores de hidrofobias, deveriam se submeter à Hidroterapia, um método de baixo impacto ( por ser realizado na água ) que vai ajudar o paciente tanto na superação de problemas motores quanto sensoriais
Dentro da água, a pressão do líquido sobre o corpo modifica o processo de circulação e ameniza o impacto das articulações. Como toda atividade realizada na água, o aumento da capacidade respiratória, maior liberdade e facilidade do movimento, relaxamento dos músculos e diminuição das dores articulares e edemas ( inchaços ), são " apenas " alguns dos benefícios alcançados com a técnica.
Além disso, ela aperfeiçoa o equilíbrio corporal e coordenação motora, relaxa a situação emocional do paciente ( além da muscular), promove alívio nas dores de coluna e problemas decorrentes dela (escoliose, cifo-escoliose, dor lombar), melhora a capacidade pulmonar, melhora o condicionamento cardiovascular, fibromialgia, artrites, artroses.



Nos casos de prevenção, a Hidroterapia ajuda no combate de dores em geral, doenças reumáticas e lesões articulares, mas é contra-indicado para pessoas hipertensas ( quando não controlada ), pessoas com incontinência cardíaca, incontinência intestinal e urinária e pessoas com lesões na pele.

Quem tiver interesse, deve se certificar que esse tratamento é realizado por um fisioterapeuta capacitado, porque movimentos inadequados e consequenciais nas pessoas, podem agravar ainda mais o quadro doloroso. O fisioterapeuta deverá realizar um programa especial para idosos, gestantes, atletas, crianças , bebês e também programas especiais e individuais, respeitando as características de cada paciente e o problema apresentado por cada um. A vantagem da Hidroterapia é a facilidade de mobilização e posicionamento das pessoas para a realização da terapia, principalmente nos casos de dores agudas. Algumas academias que oferecem esse tratamento, utilizam Ultra Violeta na piscina, o que permite que aqueles com restrições ao cloro possam utilizar a Hidroterapia como técnica segura.





Historinha : Hipócrates já utilizava o contraste entre banhos quentes e frios para cura de doenças, assim como Johann S.Hahn ( para muitos o pai da Hidroterapia moderna), também conhecido por tratar muitos de seus pacientes utilizando essa técnica, mas foi um monge alemão chamado Sebastian Kneipp, um dos principais precursores da Hidroterapia.
O termo Hidroterapia vem do grego. Deriva das palavras Hydro (água) e therapeía ( cura). Desde os tempos mais antiguinhos, o efeito curativo dela baseava-se nos princípios mecânicos e térmicos da água aquecida, que através do toque na pele e das respostas corporais pela pressão da água, provocam diversos estímulos ativando o sistema imunológico, aumentando a circulação e diminuindo a sensação dolorosa.


Só tem uma coisa que certamente vai pesar mais do que seu próprio peso na água...é o preço cobrado para essa atividade ! Até hoje eu não vi nenhuma Academia ou Clínicas Especializadas que realizassem um programa de pagamento mensal para essa técnica e sim, por sessão. Aqui em São Paulo a faixa de preço de uma sessão de Hidroterapia, varia de R$ 70,00 a R$ 120,00. Fisioterapeutas recomendam para melhores resultados, no mínimo duas vezes por semana...( façam as contas...rs). Quem estiver precisando e tiver oportunidade de começar a fazer Hidroterapia, além dos resultados conseguidos com a procura nesse tratamento, vai alcançar outros benefícios além destes, como aumento na qualidade de vida, equilíbrio físico e mental e consequentemente um bem estar geral.

Nunca fiz, mas conheço quem é adepto da Hidroterapia e diz que aqueles que fazem só tem a ganhar. Então... vale a pena, não é ?

2 comentários:

  1. Obrigada pela divulgação do tema. Tinha a ideia que hidroterapia e hidroginástica eram precisamente a mesma coisa. Gostei muito do post.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Preciso MUITO fazer Hidroterapia. Tem alguma aqui na Liberdade ou Galvão Bueno?
    meu email(betef@terra.com.br)

    Agradeço pela indicação.
    Abraço!

    ResponderExcluir