Vida Alternativa pelo mundo...

24 de janeiro de 2011

Culinária Thai !


Oi Gente !

Conversando com uma amiga fissurada em culinária Tailandesa, o assunto virou post !
É muito engraçado porque a gente mora num país tão grande, que além da diversidade gastronômica que nós podemos encontrar de um estado para outro, podemos também ver nas maiores capitais daqui do Brasil, restaurantes típicos com uma gastronomia sofisticada e elaborada, até uma mais simples e trabalhosa, passando por outra mais diferente e exótica.
O que a gente mais vê aqui no Brasil, são restaurantes baseados na gastronomia italiana, grandes redes de fast food tradicionais americanas,culinária portuguesa, árabe, culinária mexicana que de anos para cá cresceu horrores, além da chinesa e a tão famosa culinária japonesa. Quem mora em São Paulo ou Rio de Janeiro, é possível encontrar das mais variadas formas de gastronomia mundial, como grega, peruana, argentina, marroquina, indiana, ihhh entre tantas outras....
Destacaria como as mais tradicionais e populares aqui, a culinária italiana, chinesa e japonesa, mas menos conhecida do que deveria, a culinária Tailandesa vem crescendo muito entre os apreciadores de comida exótica, picante, rica em especiarias, aromas , cores e contraste de sabores. A comida tailandesa é famosa principalmente por er considerada afrodisíaca, mas essa culinária esconde outros segredos....

s

Ao experiementar um prato tailandês inúmeras reações sensitivas são provocadas, isso porque a grande chave dessa culinária é o contraste. Em um mesmo prato você pode sentir um sabor, amargo, doce, levemente ácido, picante simultaneamente. Os ingredientes mais usados nessa culinária são : Arroz ( conhecido como khau e usado em quase tudo e de várias formas : cozido, frito , ensopado), massa de peixe ( conhecida como nampla, que é usada para substituir o sal), pimenta, alho,curry ( diferente do indiano que é em pó, o tailandês é uma massa), folhas de bananeira, amendoim ( considerado afrodisíaco), capim limão, galanga, folhas de limão kaffir ( esses três , capim, galanga e limão kaffir, servem para quebrar o ardido da pimenta). Na Tailândia é comum no meio da Rua, (como se fosse numa feira livre) as pessoas fazerem alguma refeição, como por exemplo um almoço e serem presenteadas com um verdadeiro banquete. A mistura dos ingredientes na hora de preparar um prato é tão grande e tão exótica que o restaurante passa a ser indispensável e a Rua, um lugar muito agradável para você almoçar e interagir com a pessoa que está preparando sua refeição. Mercados noturnos também são ótimos lugares para se experimentar desde Pad Thai (macarrão frito) até vermes do bambu ( urghhhh, no way ! )
O café da manhã tipicamente thai, conhecido como khowtom ( influência chinesa) é muito consistente. Geralmente se compõe de arroz com frango, porco, camarões e alho, acompanhado de um ovo frito e pepinos em conserva. Com este desjejum o café não é necessário para despertar o corpo, mas na maioria dos hotéis se costuma servir o desjejum ao estilo americano.
Na hora de almoçar a comida é mais leve e geralmente consiste em só um prato de arroz frito, talharins, algum sanduíche frio ou verdura.( sempre a presença de arroz, seja em massa, como massa à base de arroz ou arroz jasmim ).
A refeição mais importante do dia é o jantar, com grande quantidade, variedade e sabor dos melhores pratos tailandeses.
Arroz, sopa, peixe ou frango preparado de diversas formas, saladas, hortaliças, molho, sobremesa ou fruta. As sobremesas são à base de frutas e castanhas, como pudim de castanha com açúcar de palmeira e quase sempre as refeições são acompanhadas de água ou chá. Dentre as sobremesas : Kluay Buat Chii, (banana com leite de côco) ...
É muita coisa.
Alguns pratos :
Khao Mangalé um frango cozido ao vapor acompanhado de gengibre. Sukijakithai, uma especialidade thai à base de diversas classes de carne e peixe, empanado em ovo e acompanhados de verduras e massa feita com farinha de arroz. ( olha aí o arroz de novo ! rs).Neuayum, uma mescla condimentada de carne moída com salada, geralmente é acompanhada de Pad Thai, macarrão cabelo de anjo fritos com brotos de sementes. Para os mais corajosos de comida ardida , tem o Kaeng Phet Kai, curry thai muito picante com frango.Salapau são pãezinhos de levedura recheados de carne de porco ou o Khanon Djieb recheados de lagosta. Este últimos se molham num molho de soja antes de levá-los a boca.( alguma influência japonesa ).
Para aqueles que não curtem muita comida picante, a expressão my phet (sem pimenta) é a dica para que sua refeição venha com uma porção muito mais comedida do temido tempero. Muitos dos pratos fritos e das massas são servidas com temperos à parte, como molho de peixe, pimenta seca, açúcar, amendoim e molho de soja, para que cada viajante possa ajustar a refeição ao seu gosto pessoal.
Quanto a bebida, o mais comum são os sucos de frutas e é fácil encontrar em qualquer lugar. Assim como entre as comidas, as bebidas também tem sabores tradicionais e alguns diferentes dos que a gente encontra aqui no Brasil. Tem de manga, côco verde, cana de açúcar, guánabano, goiaba ou papaia. Por outro lado, nos restaurante é muito freqüente o café gelado. (delícia !)
Quem gosta de viajar para conhecer gastronomia, a Tailândia é um lugar bem diversificado, para que os adeptos de novos desafios culinários poderem se aventurar em paladar, criatividade e ousadia gastronômica, isso porque alguns ingredientes podem ser difíceis de encontrar no Brasil, então vale a experiência.

Risoto Tailandês

15 gr de pimentão amarelo picado(s)
50 gr de peito de frango desossado e desfiado(s)
2 colher(es) (sopa) de óleo de girassol
1 unidade(s) de ovo batido(s)
15 gr de pimentão vermelho picado(s)
15 gr de pimentão verde picado(s)
1 colher(es) (sopa) de cebola picada(s)
15 gr de cenoura picada(s)
15 gr de vagem picada(s)
4 colher(es) (sopa) de shoyu
1 xícara(s) (chá) de Arroz cozido(s)
30 ml de leite de côco
1 colher(es) (café) de sal
1 colher(es) (café) de açúcar
molho de pimenta vermelha
alho amassado coentro picado

Numa frigideira quente, coloque o óleo, o ovo, os legumes, o frango e mexa para fritar. Acrescente o arroz à mistura e continue mexendo. Por fim, junte o molho de soja, o sal, o molho de pimenta, o leite de côco e o açúcar. Mexa e coloque em um prato. Decore com o alho picado torrado e as folhas de coentro.

Espero que tenham gostado!!! Beijoooooooooooooooo

Um comentário: