Vida Alternativa pelo mundo...

17 de janeiro de 2011

Post Cheiroso !!!


Oi pessoas !!!
Quem me conhece bem sabe, que um dos meus maiores prazeres na vida é usar perfume. Sou fanática, enlouquecida por perfumes e já perdi a conta de quantos eu tenho, tive ou já usei na vida, mas pouco eu conhecia a história do perfume, as origens e como aqueles cheirinhos maravilhosos podem influenciar no nosso comportamento, estilo, modo de vida e bem estar.
Um perfume é basicamente uma combinação de álcool e outros extratos que fazem com que a fragrância se conserve por um tempo prolongado, fazendo assim com que a pessoa fique com um cheiro atraente. Para muitos, é gostoso sentir que o outro tem um perfume agradável. Do mesmo modo, o aroma se torna parte da pessoa, algo que a representa. Muita gente consegue reter fragrâncias em sua memória e relacioná-las com a pessoa que utiliza o perfume correspondente.

O efeito do perfume em nosso cérebro não é necessariamente reconhecido, embora os efeitos sejam certamente apreciados. Cada perfume, natural ou sintético, emite moléculas que incorporam as passagens nasais e alcançam eventualmente o epitélio olfativo. Esta parte do nariz tem uma vasta quantidade de neurônios do receptor que são cobertos por cabelos chamados " cilia ". Estas " cilias " prendem o perfume e emitem uma mensagem ao cérebro que permite uma pessoa reconhecer o perfume. A habilidade de cheirar imediatamente tem um impacto positivo. Isto é importante porque algumas pesquisas mostram que as pessoas sem o sentido do olfato têm uma vida menos feliz do que aquelas pessoas que podem cheirar, afinal o perfume induz a emoções que afetam o nosso comportamento.
Em função disso, ele tornou-se uma ciência tanto quanto um acessório. A aromaterapia estuda os efeitos de ingredientes botânicos naturais do perfume, geralmente sob a forma de óleos em seu estado mais puro. Melhora o comportamento e a sensação geral de bem estar e aplica o conhecimento melhorando o perfume no ambiente e oferecendo uma variedade de serviços de aromaterapia visando a melhorar a vida das pessoas. Aromacologia aplica esta mesma técnica a todo o perfume disponível, das flores a areia, e os resultados estão atualmente ajudando os fabricantes de perfumes do mundo inteiro.

Os ingredientes usados no perfume podem melhorar sua concentração e o seu temperamento. Há uma longa lista de perfumes que supostamente provocam este efeito estimulante. Eles contêm ingredientes tais como gengibre, sandalwood e a rosa que são reivindicados pelos aromaterapeutas e por aromacologistas por terem um efeito estimulador nos neurônios do cérebro. A estimulação aumentada causada pelo uso do perfume ajuda em muitas tarefas diárias, do estudo mais focalizado ao vigor extra e da energia, perda de peso à um sistema imunológico melhorado.
Outro benefício proporcionado pelo uso do perfume é ter um comportamento mais descontraído. Determinados perfumes têm os aldeídos que provocam um efeito de calmante no cérebro. Os óleos de perfume que contêm este efeito incluem o eucalipto e a citronela. Outros perfumes podem atuar como uma espécie de sedativo, ajudando a dormir, ajudando a diminuir a ansiedade e tensão e assim proporcionando uma série de benefícios para a saúde. Os mais famosos destes perfumes incluem a alfazema e o bergamot que foram usados com esta finalidade por séculos em uma variedade de países do mundo inteiro.
Os benefícios do perfume não são destacados apenas pelo estudo científico. Muitos psicólogos indicam que os seres humanos começaram a armazenar a informação sobre perfumes quando tinham apenas alguns meses de idade, e que eles afetam as reações em relação as pessoas e eventos muito mais do que alguns dos outros sentidos em uma idade tão tenra. De fato, nosso gosto nos cheiros permanece mais ou menos inalterado comparado com os outros sentidos que são extremamente mutáveis. Isto significa que nós escolhemos perfumes por uma razão, por provocar um sentimento de nostalgia ou nos faz sentir de uma determinada maneira. O perfume escolhido tem uma relevância social, dizendo algo sobre a pessoa e ajudando a definir sua identidade. A atração por outra pessoa é influenciada pelas fragrâncias invisíveis conhecidos como feromônios, e o perfume é adicionado a este. Acima de tudo, o perfume dá ao portador a sensação de frescor, de atração e de maior confiança, sendo que a confiança é um benefício definitivo. A mesma fragrância pode ser sentida de maneiras diferentes em cada pessoa, pois os extratos e aromas associados em contato com a pele causam uma reação distinta em cada organismo. Por este motivo é que em algumas pessoas os aromas podem persistir com maior intensidade e durar alguns até mesmo alguns dias.

Agora algumas curiosidades :

** As primeiras referências ao perfume remontam às antigas civilizações do Oriente Próximo, especialmente à do Egito. No laboratório do templo de Hórus, em Edfu, foi encontrada por exemplo, a receita das velas aromáticas que os sacerdotes acendiam na primeira oferenda da manhã às estátuas das divindades. O sebo, embebido em drogas aromáticas, era primeiro tingido de cor-de-rosa com raízes de alfena e, depois, era queimado lentamente. Mais tarde, queimavam-se resinas e a fumaça subia aos céus para expulsar os maus espíritos . No final da cerimônia, o sacerdote espargia a estátua da divindade com óleos perfumados e a cobria com um véu.Mais tarde, diversas ervas compunham banhos aromáticos, pomadas e perfumes pessoais dos egípcios. Mas foi Cleópatra quem eternizou a arte da perfumaria, ela seduziu Marco Antônio e Julio César usando um perfume à base de óleos extraídos das flores de henna, açafrão, menta e zimbro.
Os perfumes eram preparados dentro dos templos egípcios. No templo de Hórus, construído por Ptolomeu 3 em 237 antes de Cristo, existem várias inscrições que mostram como os perfumes e os óleos eram preparados para os rituais... Alguns levavam até seis meses para ficar "no ponto" e, é claro, era só para "o bico" da nobreza.**

** Na Índia e na Arábia que surgiram os primeiros mestres da perfumaria. Ali já havia sido criada a água de colônia, obtida pela maceração de pétalas de rosas.Os árabes não só compreendiam e apreciavam os prazeres dos perfumes, mas também tinham conhecimentos avançados de higiene e medicina. Eles produziram elixires partindo de plantas e animais com propósitos cosméticos e terapêuticos. Por volta do século X, Avicena descobriu a destilação dos óleos essenciais das rosas, e assim criou a Água de Rosas. Depois veio a Eau de Toilette, feito para a rainha da Hungria. No século XIX o perfume ganha novos usos,como o terapêutico, por exemplo.**

** Durante toda a Antiguidade, a resina de olíbano, extraída de árvores que cresciam no sudoeste da Arábia, foi amplamente comercializada. Era considerada uma substância suprema capaz de alterar o humor,o mais sagrado dentre os incensos sagrados.**

** As Cruzadas vão reavivar o interesse pelo perfume, com os cavaleiros a trazerem para a Europa os aromas exóticos desenvolvidos pelos Árabes. Os Árabes eram nessa altura possuidores de uma florescente indústria de perfumes, com conhecimentos provavelmente herdados dos Persas. Detinham o monopólio comercial em todo o Próximo e Médio Oriente e foram eles os inventores do alambique, que permitiu uma nova forma de destilação. **

** O esplendor da perfumaria florescia com a renascença. Foi então, na Europa que o perfume desenvolveu e se popularizou. Mesmo feito ainda de forma artesanal desempenhava sua forma social como parte dos luxos diários e necessários de toda mulher, encantando com suas doces fragrâncias e charmosos frascos. **

** Foi nessa época que Paris se tornou uma referência mundial em produção de fragrâncias e perfumes, e fez com que os perfumes franceses conquistassem o mundo. **


Entretanto, usar perfume não tem que ser algo que você faz somente pensando no efeito que irá causar nas outras pessoas, mas sim o efeito que você pode trazer para você mesmo.Fala a verdade gente: usar perfume é muito bom né ? Quem não gosta de se sentir cheiroso ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário