Vida Alternativa pelo mundo...

18 de agosto de 2010

Yoga pela Paz

Quem mora aqui em São Paulo, pôde nesse final de semana, acompanhar mais um evento do Yoga pela paz, que acontece anualmente no Parque do Ibirapuera... Esse evento reune yogues e simpatizantes e é realizado aqui na capital e em outras cidades do Brasil. O objetivo do evento é promover o equilíbrio e a paz de cada indivíduo, por meio da prática coletiva de Yoga e meditação e assim, contribuir para a criação de uma atmosfera pacífica em toda a cidade.
Durante esse evento , as pessoas interagem e aprendem os benefícios do Yoga para a saúde , mente e também a meditação. O ano passado o evento reuniu 30.000 pessoas e acredita-se que esse número tenha aumentado nesse ano de 2010.
Para quem não sabe o Yoga, teve origem na Índia e significa união (em sânscrito). Eu sou suspeita para falar, pois sou praticante à anos e acho que fazer ou praticar Yoga é o melhor presente que alguém pode se dar. Eu sempre falo aqui da consciência corporal que cada pessoa adquire com essa técnica. O respeito pelo corpo e todos seus limites, a paciência , perseverança, equilíbrio, doação... No Yoga não existe tempo e nem imposições, porisso aqueles que procuram uma atividade física somente com o objetivo de culto ao corpo, o Yoga não é bem indicado, afinal a maior preocupação de quem faz o Yoga, é o bem estar, a paz interior, serenidade, que é tão difícil de ser alcançada...
Os benefícios físicos vem com o tempo, são consequência de uma prática contínua, onde o tônus muscular é facilmente notado após determinadas posturas ( asanas ) como costumamos chamar. Praticar toga reduz a pressão arterial, diminui o estresse,ansiedade e melhora a coordenação, flexibilidade, concentração, sono e digestão.
O Yoga também tem sido usado como terapia complementar para diversas condições como câncer, diabetes, asma, aids e síndrome do intestino irritado.
Há um princípio yôgue que diz que : Corpo flexível, mente flexível...

Existem várias formas de se praticar Yoga. Porisso, eu trouxe a relação e descrição de cada uma delas, para aqueles que quiserem experimentar já possam se familiarizar e ir definindo o que procuram.

Hatha Yoga


Este é o estilo mais popular de yoga no Ocidente. Tem o foco na saúde do corpo, sem tanto aprofundamento filosófico. O objetivo é trabalhar mente e espírito por meio do corpo. Gerou dezenas de ramificações e estilos em todo o mundo.
Melhora o condicionamento físico, força e flexibilidade, além da saúde em geral. Ajuda a aumentar a capacidade de concentração. Trabalha posturas ( asanas ) e respiração.

Ashtanga Yoga

De uma ramificação do Hatha. É das práticas mais vigorosas atualmente, trabalhando com seis séries fixas, que vão sendo aprendidas progressivamente, exigindo um grau cada vez maior de força, flexibilidade e consciência.
O suor aqui tem o objetivo de desintoxicar o organismo, enquanto a respiração forte ajuda a aquecer o corpo internamente, renovando o sangue e ajudando a prevenir lesões. A prática traz muita força, flexibilidade e equilíbrio, além de melhorar a concentração e alinhar a musculatura e as articulações.

Iyengar Yoga


É também uma ramificação do Hatha. A principal característica do método é o conceito de que o alinhamento do corpo desperta experiências escondidas, tornando conscientes os condicionamentos que moldam as nossas estruturas musculares.
Ótima para pessoas que querem combater a má postura e até para quem possui problemas motores.

Power Yoga


Outra ramificação do Hatha, também bem vigorosa, combina movimentos fortes com respiração dinâmica, aliando posturas do yoga com exercícios e movimentos extras.
Aumenta a força, resistência e flexibilidade, aumenta a capacidade de atenção e concentração e ajuda a alinhar músculos e articulações.

Kundalini Yoga

Durante muitos anos foi considerada uma prática secreta. Tem por objetivo a subida da kundalini (energia que fica adormecida na base da coluna, no primeiro chakra, e que vai subindo junto com a expansão da consciência do indivíduo).
A prática costuma limpar e revigorar o organismo, fortalecendo e alongando o corpo. Equilibra os sistemas nervoso e glandular, sincronizando-os com a rede de meridianos, chakras e corpos energéticos.

Raja Yoga

Meditação é a palavra-chave deste tipo de Yoga. Seu objetivo é o desenvolvimento espiritual do indivíduo e não tem foco no esforço físico.
Ótima para insônia, para acalmar a mente e aumentar a concentração.

A minha identificação é com o Hatha Yoga. Quem for praticante do Hatha, eu indico um livro que traz todas as posturas mais realizadas durante uma aula e um programa que você pode fazer em casa, com sequências de posturas e exercícios de pranayamas ( respirações ), além das explicações dos benefícios físicos e terapêuticos de cada uma delas.
O nome do Livro é : ASANAS , de Swami Kuvalayananda, que deixa uma mensagem muito especial sobre a técnica :

" O Yoga tem uma mensagem completa para a humanidade. Tem uma mensagem para o corpo humano, para a mente humana e também para a alma humana. Possam os jovens inteligentes e capazes levar essa mensagem a cada indivíduo, não só na Índia como a qualquer parte do mundo ".

Kuvalayananda

Nenhum comentário:

Postar um comentário