Vida Alternativa pelo mundo...

22 de julho de 2010

Benefícios da Pimenta !!!



Presentes na culinária há mais de 3000 anos, as pimentas em grãos são nativas do Sul da Ásia. Suas variações vão desde a pimenta verde, vermelha, negra e a branca. O que difere uma da outra , acaba sendo apenas o processo de colheita e secagem.
Quando as pimentas são vendidas ainda verdes, elas são menos picantes, mas por outro lado mais aromáticas. Depois que amadurecem, elas se tornam mais vermelhas e mais picantes.
Responsável por aquele ardidinho típico, a Capsiacina é a substância que proporciona a maioria dos benefícios que a pimenta traz para o nosso corpo, agindo nas terminações nervosas e estimulando o efeito sedativo.



Além de atuarem como cicatrizantes de feridas e dissolverem coágulos sanguíneos, as pimentas são antioxidantes, previnem a arteriosclerose, atuam no controle do colesterol, evitam hemorragias, aumentam a resistência física e podem reduzir o desejo de comer, sendo benéficas no tratamento da obesidade, além de ser considerada um excelente bactericida. Especialistas juram que ela possui mais vitamina C do que a acelora e também ajuda a emagrecer, já que é capaz de acelerar o metabolismo... Por liberarem endorfinas, ainda causam sensação de prazer e bem estar, ou seja, só coisa boa consumir pimenta ...mas ela pode viciar !!!
Apesar de não ser um fruto alergênico, há pessoas muito sensíveis à sua ardência. Quem tiver esse problema, pode ( após consumir algum alimento contendo pimenta) colocar uma colherada de açúcar na boca, porque as papilas gustativas sensíveis à ardência, identificam o doce, inibindo assim a sensação provocada pela pimenta. Outra dica é consumir leite, que retira a capsaicina ( que é exatamente o que causa o ardor).
Falei tanto dos benefícios da pimenta para o nosso corpo e organismo e não falei de um benefício tão bom quanto esses : o poder da pimenta contra o olho gordo !!!
É...gente, quem nunca viu aqueles colares, correntinhas com uma pimenta branca ou vermelha pendurada como pingente ? Esse é um dos símbolos mais poderosos contra o mau olhado e a inveja...Muita gente diz que quando a inveja é muita, isso só não adianta e o jeito é ter uma grande pimenteira em casa. Na sala, na cozinha, no jardim, quintal, terraço e se der andar com algumas delas bem enfeitadinhas no pescoço... Fazer do tempero um amuleto ! rsrs...
É...o jeito é se proteger...

bjo, até mais

2 comentários:

  1. Adorei saber mais sobre as pimentas... bjinhos flor

    ResponderExcluir
  2. Olá. Meu nome é Lucas e estou começando mudar a minha vida para uma vida mais ou totalmente alternativa. E acabei encontrando o seu blog e os blogs que você indica. Gostei muito. Parabéns

    ResponderExcluir