
Presentes na culinária há mais de 3000 anos, as pimentas em grãos são nativas do Sul da Ásia. Suas variações vão desde a pimenta verde, vermelha, negra e a branca. O que difere uma da outra , acaba sendo apenas o processo de colheita e secagem.
Quando as pimentas são vendidas ainda verdes, elas são menos picantes, mas por outro lado mais aromáticas. Depois que amadurecem, elas se tornam mais vermelhas e mais picantes.
Responsável por aquele ardidinho típico, a Capsiacina é a substância que proporciona a maioria dos benefícios que a pimenta traz para o nosso corpo, agindo nas terminações nervosas e estimulando o efeito sedativo.

Além de atuarem como cicatrizantes de feridas e dissolverem coágulos sanguíneos, as pimentas são antioxidantes, previnem a arteriosclerose, atuam no controle do colesterol, evitam hemorragias, aumentam a resistência física e podem reduzir o desejo de comer, sendo benéficas no tratamento da obesidade, além de ser considerada um excelente bactericida. Especialistas juram que ela possui mais vitamina C do que a acelora e também ajuda a emagrecer, já que é capaz de acelerar o metabolismo... Por liberarem endorfinas, ainda causam sensação de prazer e bem estar, ou seja, só coisa boa consumir pimenta ...mas ela pode viciar !!!
Apesar de não ser um fruto alergênico, há pessoas muito sensíveis à sua ardência. Quem tiver esse problema, pode ( após consumir algum alimento contendo pimenta) colocar uma colherada de açúcar na boca, porque as papilas gustativas sensíveis à ardência, identificam o doce, inibindo assim a sensação provocada pela pimenta. Outra dica é consumir leite, que retira a capsaicina ( que é exatamente o que causa o ardor).

É...gente, quem nunca viu aqueles colares, correntinhas com uma pimenta branca ou vermelha pendurada como pingente ? Esse é um dos símbolos mais poderosos contra o mau olhado e a inveja...Muita gente diz que quando a inveja é muita, isso só não adianta e o jeito é ter uma grande pimenteira em casa. Na sala, na cozinha, no jardim, quintal, terraço e se der andar com algumas delas bem enfeitadinhas no pescoço... Fazer do tempero um amuleto ! rsrs...
É...o jeito é se proteger...

bjo, até mais
Adorei saber mais sobre as pimentas... bjinhos flor
ResponderExcluirOlá. Meu nome é Lucas e estou começando mudar a minha vida para uma vida mais ou totalmente alternativa. E acabei encontrando o seu blog e os blogs que você indica. Gostei muito. Parabéns
ResponderExcluir