Vida Alternativa pelo mundo...

26 de outubro de 2009

Made In Brasil !!!


Oi Pessoas,
Mais uma vez devo reconhecer que a Internet é uma caixinha de surpresas. Um prato cheio para todos os curiosos e curiosas de plantão.Fuçando, achei um artesanato bem brasileiro e super diferente.
São trabalhos feitos com escamas de peixes por artesãs de regiões daqui do Brasil. Às vezes nós vemos algumas bijuterias exóticas e atraentes e nem pensamos de qual material se tratam essas pecinhas, mas as artesãs que realizam um trabalho como este, de fazer brincos , colares, pulseiras e broches com escamas de determinados tipos de peixes dizem que o processo começa com as escamas sendo recolhidas junto a distribuidores e colônias de pescadores locais que após serem limpas e totalmente livres de qualquer cheiro ou bactéria, são selecionadas para utilização na produção, passando pela limpeza até o tingimento dos mesmos. São vários tipos de escamas e de diferentes tamanhos de peixes como Traira, Carpa Capim, Piava, Corvina, todos peixes do rio Jacuí. As escamas são tingidas com pigmentos naturais, como erva mate, chá de cebola, chá de casca de acácia, chá preto, chá de pinhão, jabuticaba, beterraba, chá de marcela, além da anelina. É uma técnica bem diferente, interessante e de total reaproveitamento, além do que, o uso das escamas de peixe ajuda a manter limpo o meio ambiente e valoriza a matéria prima e o artesanato local.
As pessoas que fazem artesantos tipicamente brasileiros, são capazes de transformar o que é considerado lixo pelo comum dos mortais em arte.
Algumas artesãs e também artesãos vão além dos limites que consideramos básicos , mas se tratando em artesanto e arte, tudo é possível. Antigamente ficávamos deslumbrados com brincos ou quadros feitos de pena de pássaros, assim como os artesantos feitos com folhas de bananeira e bambus, mas esses " grandes criadores da arte " conseguem realizar verdadeiras proezas com pequenas sucatas , ou seja, aquilo que para nós é considerado descartável. Hoje, já encontramos artesanatos com reaproveitamento de sementes de abóbora, cascas de nozes, castanhas, milho em grãos e até mesmo casca de cebola. É de causar espanto, né ? Mas as artesãs garantes que as peças feitas com esses materiais secos, não deixam cheiro nenhum e a pessoa não precisa se preocupar em usar um brinquinho ou qualquer peça de bijuteria e ficar parecendo uma " feira ambulante ", se comparada á materiais e odores...rs, rs.... Tudo isso requer muita técnica, prazer e dedicação além de muita paciência.
Um site que indico é http://www.babeldasartes.com.br/
Tem muita coisa legal para fuçar e ficar conhecendo sobre um pouquinho da cultura de outras regiões e artesantos bem brasileiros ! Vale à pena.

Um comentário:

  1. Oi Juli, obrigado por indicar o nosso site. Só hoje descobrimos o seu blog. Para ver a coleção completa de acessórios de moda, utilitário e decoração com escamas de peixe é legal visitar o álbum "escamas de peixe" em nosso catálogo no flickr: http://www.flickr.com/photos/babeldasartes
    temos também uma loja virtual. Despachamos para todo o Brasil e exterior também http://www.elo7.com.br/babeldasartes
    Super obrigado!!!
    abs, Francisco e Sandra
    BABEL DAS ARTES

    ResponderExcluir