Vida Alternativa pelo mundo...

9 de setembro de 2009

Poder das cores nos Alimentos


Quando o assunto é alimentação, algumas pessoas ainda não sabem reconhecer a importância de montar um prato colorido durante as refeições. As cores são grande aliadas para que nossa alimentação seja completa e rica em nutrientes. Dá só uma olhadinha :
Alimentos Verdes :
Eles desintoxicam as células, inibem os radicais livres, têm efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração. Brócoles, mostarda em folha, agrião, rúcula. Destaque para a alface que tem efeito calmante no organismo.
Alimentos Vermelhos :
Morango, Tomate, Melancia, Caqui, Framboesa, Pimentão, são exemplos de alimentos que possuem licopeno, uma substância com propriedades antioxidantes, além de ajudarem na melhora da circulação sanguínea.
Alimentos Amarelos :
São ricos em Vitamina b3 e ácido clorogênico. Exemplos : mamão, cenoura, manga, laranja...Eles mantêm o sistema nervoso, saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Também por possuirem um caráter antioxidante, ajudam a proteger o coração.
Alimentos Roxos :
Uva, ameixa, figo, beterraba e repolho-roxo, além de também prevenirem o câncer, possuem ácido elágico, que retarda o envelhecimento.
Alimentos Brancos :
Couve-flor, batata, banana são as melhores fontes de cálcio e potássio. Esses minerais contribuem para a formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e músculos. Outra ótima fonte de potássio é a água de côco, que hidrata e repõe os minerais perdidos.
Vale lembrar que quando vamos comprar esses alimentos em hortifrutis, supermercados ou feiras, devemos verificar as condições de armazenamento e estocagem que eles se encontram. Por serem perecíveis, é importante checar a temperatura, luz e todas as condições adequadas para que você não leve um alimento em estado de deterioração. Além disso, o correto seria que cada pessoa ao escolher sua fruta, verdura ou legume, " vestisse ", um saco plástico na mão ( como se fosse uma luva ) para evitar contato diretamente com o alimento, afinal " vai saber por onde a mão de cada pessoa andou antes de tocar aquele alimento "...rsrsrs.
É importante que as pessoas tenham essa conscientização sobre a manipulação e higienização daquilo que se vai consumir e ainda assim quando chegar em casa, fazer o procedimento adequado de lavagem, secagem e estoque.
Serve como dica, né ?

Um comentário: