Vida Alternativa pelo mundo...

22 de janeiro de 2009

Yacon, Noni, Casca de Maracujá e Quinoa...



Para quem continua em busca de qualidade de vida através da alimentação natural, separei 4 alimentos que ganharam espaço nos últimos anos, por suas propriedades benéficas e comprovadas por pessoas que integraram alguns desses alimentos em sua rotina.




A Batata Yacon , tem origem na região Andina e apresenta alto teor de potássio.Para que ela comece a fazer efeito no organismo, deve ser consumida numa quantidade de 100g antes do almoço e jantar, lembrando que a forma correta de consumir essa batata é crua ( diferente das outras batatas inglesa ou doce, onde sempre adotamos recursos como fritar, assar ou cozinhar). Seu gosto é semelhante ao de uma pêra.

Pesquisas comprovam a eficácia da Batata Yacon nos tratamentos de controle das taxas de açúcar no sangue. É um complementar para pessoas que sofrem com o diabetes, mas a visita a um médico é sempre fundamental nesses casos. Vale lembrar que por ser um método natural e complementativo, deve ser consumida sempre para manter ou baixar os níveis de açúcar no sangue, mas as indicações e tratamentos de seu médico devem ser mantidas e respeitadas.


Além disso, a yacon melhora a absorção de cálcio de outros alimentos, como os vegetais.

Você pode encontrar a yacon em feiras ou feiras de produtos naturais, também em bairros como a Liberdade, onde a venda de produtos com essas finalidades são extensas e em alguns supermercados e empórios maiores de sua Cidade.

O Noni é uma planta tropical que cresce nos solos das ilhas do Tahiti. Consumido sob forma de suco , o famoso, Suco de Noni, sustenta o sistema imunológico, o que evita o aparecimento consequencial das doenças e infecções.

Por ser um antioxidante, ajuda seu corpo a se livrar dos radicais livres prejudiciais, para que a pessoa possa aumentar seu nível de energia. Melhora seu sistema digestivo, faz com que você absorva mais nutrientes.

Garante energia, vitalidade, melhora sua pele e fortifica os cabelos, além de benefícios como aumento da memória, atenção, concentração e ótimos desempenhos físicos como força.

Farinha da casca de maracujá , é um excelente regularizador da função intestinal, além de ser eficacaz no controle do diabetes e colesterol.

O maracujá é uma fruta encontrada abundantemente no Brasil e a farinha pode ser feita de sua casca moída e acrescentada em sucos, leite, água e ingerida diarimente de duas a três vezes ao dia.

Tem uma grande quantidade de Pectina, uma fibra solúvel que no nosso organismo forma um gel, dificultando a absorção de carboidratos e açúcares, além de controlar o colesterol, pois também dificulta a absorção de gorduras.

Sua composição é Vitamina B3( Niacina), que ajuda a transformar alimentos em energia, prevenindo problemas gastro-intestinais. Possui ainda Ferro, tão necessário à hemoglobina e fundamental para o combate de anemia, cansaços e desânimos em geral.Cálcio que é essencial para os dentes e ossos, encontrado em leites e seus derivados e em vegetais como repolho, nabo, mostarda( folha), tofu, frutos do mar. A deficiência de cálcio causa cãibras e ao longo prazo, a osteoporose. A casca do maracujá ainda contém fósforo, que é um comp0nente de todas as células e grande auxiliar à nossa memória, encontrado em cereais integrais, gema de ovo, peixe, leite, carne, nozes, aves, legumes.

Você pode fazer em casa a farinha da casca de maracujá ou encontrar em lojas de produtos naturais. Hoje a comercialização desse produto é abundante até em sites da internet. ( Obs: Procure sempre os sites com comando de segurança)

Quinoa , era o principal alimento dos povos das montanhas. Aqui no Brasil ainda é pouco conhecida. Seu sabor pode ser comparado ao da Soja e possui um alto valor nutritivo, além de proteína, vitaminas ( B1, B2, B3,C e E ), minerais ( magnésio, ferro, manganês potássio e zinco) e baixo teor de colesterol. Suas fibras colaboram para o bom funcionamento do intestino e controla os níveis de colesterol e açúcares no sangue.

Não contém glúten, portanto pode ser consumido por pessoas com intolerância à esse alimento.

Suas propriedades são as de agir rápido nas cicatrizações, além de ação analgésica, antiinflamatória e prolongamento da saciedade ,pela quantidade de fibras que apresenta.

O preparo da Quinoa é extenso e ela pode ser aproveitada desde as folhas ( refogadas) e os botões ( consumidos como se fossem brócoles). É mais conhecido em forma de grão, porque pode ser consumido como salada ou cozido como arroz. Sua farinha é usada no preparo de pães, biscoitos , sopas e mingau. Encontra-se em geral nos mercados e lojas de produtos naturais e integrais.

Um comentário:

  1. Todos esses alimentos são ótimos, muito importante esses comentário, se todas as pessoas usassem, não teria tanta gente doente.

    ResponderExcluir