Vida Alternativa pelo mundo...

19 de janeiro de 2009

** Shantala **


Essa vai para as novas mamães, aquelas que terão seu filhinho (a) pela primeira vez...


Não há momento mais bonito para a mulher , como gerar um filho. Dar vida à uma outra pessoa, tão frágil e que depende tanto de você.

Com a Shantala, as novas mamães irão conhecer os benefícios que essa massagem oferece e faz tão bem para os pequenininhos...


Shantala é uma massagem que foi descoberta, pelo médico francês, ginecologista e obstetra Dr. Frederick Leboyer, que ao caminhar pela Rua de Calcutá, em uma de suas viagens à Índia, avistou uma mulher sentada na calçada, com o seu bebê apoiado sobre suas pernas estendidas, e à medida que ela fazia movimentos suaves em forma de massagem em seu filhinho, ele que chorava muito e ía se acalmando , reconhecendo o toque e o contato da mão de sua mãe sobre seu corpo. Dr Leboyer, ficou tão envolvido com essa cena, que pediu para que a indiana se deixasse fotografar. Conversou com a moça, que se apresentou como Shantala à ele e lhe explicou os movimentos intuitos e reações de seu bebê, de acordo com seu toque. Assim, surge a Massagem Shantala ( em homenagem à simples mulher que massageava seu filhinho), divulgada pelo Dr. Frederick e introduzida no Ocidente.

Tornou-se muito comum na Índia, mães massageando seus bebês, em Praças Públicas, como num hábito do cotidiano, de cuidado e carinho.

A Shantala é feita com o bebê desnudo e apoiado sobre as pernas estendidas da mãe ( sentada no chão). Os movimentos da shantala são suaves, leves e lentos e percorrem todo corpinho do bebê, como peito, braços, barriga, costas, rosto, pezinhos, pernas. Um conselho para as mães, é que aqueçam suas mãos antes de começarem a massagem no seu filho (a). Todo bebê é muito sensível ao toque e reconhece o calor e temperatura do corpo de sua mãe, por isso é tão importante, dar uma " esquentadinha " nas mãos, para o bebê sentir-se confortável ao toque e relaxar. O momento da massagem Shantala, deve ser de proximidade entre os dois e não de repulsa. Que pessoa entre nós adultos, suporta uma mão fria encostando em nosso corpo ? Imaginem os bebês então....?

É opcional passar óleo de lavanda, ou lavanda com tangerina, erva-doce, óleo de calêndula antes de iniciar à massagem para que ocorra um melhor deslizamento das mãos na hora de fazer os movimentos, que duram em média de 15 a 30 minutos ( tempo da massagem ), mas evite usar óleo de amêndoas que é muito oleoso e pouco absorvido pela pele do bebê. Qualquer música ambiental e tranquila, pode favorecer a situação e garantir ainda mais a calma de seu bebezinho...

A idade para começar a Shantala em seu filho, depende muito da aceitação de cada bebê ao toque, mas em geral à partir de um mês de vida, eles já podem receber a massagem. Vale lembrar que devemos respeitar a cicatrização do cordão umbilical e a sensibilidade da pele do bebê.


Algumas dicas na hora de fazer a massagem :


Procure fazê-la usando shorts ou bermuda para que ao colocar o bebê deitado sobre suas pernas estendidas para que ele desde aí, já tenha contato com a pele da mãe ( e porque não do pai ?, pode ser também do pai.) Sente-se sobre uma toalha ou coberta um tanto grossa para que você não resfrie suas pernas e passe friagem para seu filho (a). À princípio, seu bebê deve deitar de barriga para cima, sobre suas pernas, lembrando que ele deve estar desnudo, portanto crie um ambiente agradável e evite correntes de ar e aparelhos de ar condicionado, uma ventilação já está de bom tamanho.

Alguns aconselham às mães colocarem uma fralda sobre suas pernas, pois a técnica da Shantala relaxa tanto o bebê, que às vezes ele pode urinar e evacuar pelo relaxamento e bem estar.

Inicie a massagem pelo rosto, com as mãos previamente aqueciadas e faça movimentos suaves percorrendo todo rosto, desde o centro, até as orelhinhas, assim você estará alongando a musculatura do rosto do bebê.( evite óleos nessa área)

Você pode dar continuidade fazendo a massagem no peito ( agora sim poderá usar o óleo adequado), tórax, laterais, alongue os ombros do seu filhinho(a) geralmente são encolhidos e curvados, faça movimentos de cima para baixo, repita três a quatro vezes, faça movimentos circulares também.

Dê maior atenção para a região da barriga e os movimentos devem ser circulares no sentido horário. O movimento nesse região aumenta o trabalho intestinal, o que ajuda muito nas prisões de ventres, gases e cólicas que a maioria dos bebezinhos sofrem. Os movimentos podem ser mais demorados nessa área.

Alongue os bracos da criança, massageie do ombro até as mãos, até também as palmas das mãos. Estique os dedos, faça dos dois lados. Assim como nos braços, repita o procedimento nas pernas, desde as virilhas, até os pés e até a planta dos pés.

De bruços, você pode massagear a criança nas costas. Faça movimentos desde a nuca até as nádegas.


Benefícios :


* Aproxima seu filho de você, criando vínculo afetivo,

* Ativa a circulação sanguínea do bebê,

* Melhora o funcionamento dos órgãos,

* Acalma, relaxa, melhora o sono,

* Alivia e previne cólicas, prisão de ventre , gases,

* Fortalece o sistema imunológico,

* Favorece ganho de peso,

* Ajuda no crescimento,

* Minimiza o stress na fase da dentição,

* Contribui no tratamento da criança hiperativa e autista.


Dentre todos os benefícios, a Shantala é tão importante para o bebê como para os pais, pois proporciona uma enorme interação e uma troca de afetos entre eles. Para o bebê, o toque traz a lembrança dos movimentos intra-uterinos. Ao ser tocado novamente, ele redescobre esse prazer e sente-se seguro e protegido, afinal no útero estava longe de qualquer perigo.

Quem está se preparando para a chegada de seu primeiro, segundo ou terceiro filho, pode aguardar a vinda do seu bebê e recebê-lo com essa técnica tão benéfica originária na Índia.Quem ainda não tem filhos, já pode ir treinando e se preparando com os sobrinhos, afilhados, filhos de amigos e dar essa massagem de presente à eles. Afinal, são minutos preciosos que você estará despertando a confiança daquela crianaça e ganhando uma relação de proximidade com ele por toda vida .

Nenhum comentário:

Postar um comentário