Vida Alternativa pelo mundo...

19 de novembro de 2012

Para cachorros ...

Oi pesssoal,

Hoje o blog vai trazer uma postagem voltada para nossos queridos cãezinhos, nada mais justo, pois sempre falamos aqui no blog sobre nossa qualidade de vida, alimentação, bem estar, bons hábitos e acabamos deixando um pouco de lado um fator muito importante para todos aqueles que são apaixonados por cachorros : a alimentação deles !





Quando o assunto é dieta dos cães, sabemos que há 3 grupos distintos de pessoas. O primeiro grupo são aquelas que só aceitam que seu cachorro se alimente de ração industrializada. O Segundo grupo é a favor da ração industrializada, mas também adição e incorporação de alimentos naturais : frutas , carnes e legumes , como método complementar e nutricional na dieta deles , além de um Terceiro grupo que abomina qualquer tipo de produto industrializado e só oferece uma dieta rica em alimentos naturais e carnes para seu cachorro, deixando de lado os produtos industrializados, como rações secas ou úmidas.


Bom pessoal, o assunto de hoje é justamente esse : falar sobre alimentos positivos e negativos para a saúde do seu cão, que possam ser usados como complementos de uma dieta já estabelecida para eles, ou como um método de alimentação natural para ser usado no dia a dia .







Há veterinários que aconselhem a ração industrializada ( seca ou úmida ), pois segundo eles é a maneira mais eficaz do seu cão se alimentar bem e nutritivamente, com a quantidade adequada de nutrientes de acordo com o peso e raça do seu cachorrinho. Outros grupos de veterinários, defendem a alimentação natural para cães, pois segundo eles, as rações industrializadas recebem conservantes e corantes, o que pode prejudicar a longo prazo a saúde deles e trazer enfermidades.

E você, qual o seu modo de pensar quando o assunto é alimentação para cahorros ?

Para aqueles que querem adotar uma dieta natural para seu cão ou fazer um " agrado " quando ele estiver manhoso para comer, vou passar uma listinha de alimentos positivos e negativos para eles.





Maçã sem semente, Pêra sem semente, Goiaba, Banana, Manga ( sem caroço) , Mamão, Melão, Melancia, Figo, Morango, Mexerica , Ameixa, Amora, Abacaxi, Caqui, são alimentos que podem ser usados na alimentação dos cachorros. As frutas cítricas, devem ser dadas em quantidades menores, mas mesmo assim podem ser dadas para eles, pois a acidez do estômago deles, é maior que a acidez dessas frutas.

Atenção para UVA E ABACATE. A uva deve ser evitada, pois a longo prazo pode dar problemas renais . Já o abacate, possui persina, capaz de dar vômitos, diarréia e necrose nas fibras do miocárdio.
PS : a uva passa também deve ser evitada, pelos mesmos fatores não- benéficos apresentados pela uva normal.

Os Legumes podem ser dados tranquilamente a seu cão ( de preferência cozidos ou batidos no liquidificar para facilitar a digestão ) : Abóbora, Batata, Batata Doce, Mandioquinha, Abobrinha, Beterraba, Cenoura, Brócoles, Couve, Couve-Flor, Espinafre, Quiabo, Rabanete, Ervilha Fresca ( Nunca a ervilha em conserva ), Pimentão, Salsinha, vage, Tomate, Berinjela.

Atenção para Alho e Cebola : Eles contém alicina, que nos cachorros ( e gatos também ), podem resultar em anemia, acabam destruindo glóbulos vermelhos.





Carnes : frango, carne bovina, carne de cordeiro, carne de peru. Retirar os ossos, pois ao serem mastigados, podem lascar e formar pontas que perfuram a boca, intestino e o esôfago, além de quebrar os dentes. Ossos ideais são encontrados em lojas especializadas para cachorros, aqueles sim são próprios para seu cãozinho e feitos com material indicado para isso.

Atenção : Peixe Cru e Bacon devem ser evitados : Algumas espécies de peixes, armazenam doses de avidina e tiaminase, enzimas que impedem a absorção do complexo B. O Bacon, assim como outras comidas gordurosas, causa problemas no fígado, dessaranjo gastrointestinal e em alguns casos pode resultar em pancreatite.

Sal e Açúcar : NÃO DEVEM ser dados ao seu animal. Doces são um veneno, assim como farináceos : bolachas, pães, biscoitos doces, bolos. Chocolate contém a teobromina( componente do doce ), que em animais pode causar, taquicardia, hiperatividade, tremores e convulsões.






Aqueles que quiserem entender mais sobre alimentação natural para cães, minha dica é o site Cachorro Verde : www.cachorroverde.com.br
Eles fazem um trabalho muito legal, indicando as dietas apropriadas para cães, sejam elas dietas cruas ou cozidas. Vale a pena dar uma olhadinha, principalmente aqueles que tem afinidade em promover para seu animal , uma alimentação tão natural assim.
O site é super completo e muito bem explicadinho. Vale a visita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário