Vida Alternativa pelo mundo...

22 de agosto de 2011

De olho no Labirinto !!!


Para quem tem labirintite, como chamamos os distúrbios que acometem o labirinto, uma estrutura dentro da orelha, tontura acompanhada de um zumbido chato, surdez, náuseas, vômito, suor frio e palpitações são sintomas familiares.A sensação é de que os pés perdem o apoio e o mundo gira, deixando o corpo desorientado no espaço. Culpa do Labirinto...É nesse local que estão localizados os responsáveis por reger nossos centros de equilíbrio e audição. Logo, quando seu funcionamento é prejudicado, essas funções entram em pane, resultando nesses infortúnios.
As causas vão desde doenças vasculares a disfunções hormonais, pois ao todo são mais de "300 encrencas" que podem afetar o labirinto. Um dos fatores pouco comentado, mas que as pessoas que sofrem de labirintite deveriam se preocupar é a alimentação.
Um dos principais inimigos do ouvido interno é o açúcar, escondido não só em guloseimas como chocolate, sorvete e bolachas recheadas como também em pães, tortas, bolos e massas feitos com farinha refinada. Quando o indivíduo tem alterações na maneira de processar os carboidratos, ingerir muito açúcar pode interferir nas estruturas do labirinto, fazendo com que ele mande mensagens erradas ao cérebro. Assim, quem não resiste a uma sobremesa, o jeito é apostar no consumo de frutas como banana, abacaxi, maçã , pêra e levá-las ao forno com um pouco de canela.
Em relação às massas, o ideal é optar pelas integrais, já que suas fibras promovem uma absorção mais lenta da glicose.
O sal não fica atrás quando se fala nos perturbadores do labirinto, já que está relacionado ao aumento da pressão nos vasos, o que dificulta a irrigação e a chegada de nutrientes à parte interna da orelha.O ideal seria trocar o condimento por temperos naturais, como alecrim, cebolinha, sálvia e salsinha. Depois, é preciso aprender a dizer não aos alimentos ricos no ingrediente, entre os quais estão os salgadinhos, empanados, sopas prontas e lanches de fast food, e dar preferência a opções mais saudáveis, como biscoitos com pouco sal e sanduíches com quantidade significativa de vegetais.
O sal e o açúcar, não são os únicos vilões quando o assunto é o labirinto. É necessário evitar o consumo dos alimentos que o estimulem, como a cafeína presente no café e nos refrigerantes, especialmente naqueles à base de cola, e a teína encontrada nos chás de plantas e ervas, sem contar o chimarrão.Durante o tratamento, é melhor cortar de vez a cafeína e optar tomar o tradicional cafezinho sagrado de todo santo dia, na versão descafeinada.
Bebidas alcoólicas podem causar uma intoxicação aguda e assim, favorecer o aumento na densidade dos líquidos labirínticos. O resultado disso são vertigens agudas e intensas, vômitos e problemas na coordenação motora e nos reflexos.
Vale deixar claro que os cuidados para se safar dos surtos de labirintite não ficam restritos à avaliação cautelosa daquilo que vai à mesa. Cultivar outros hábitos saudáveis é igualmente importante no combate às tonturas. Entre eles destacam-se aquele que é quase um mantra: comer a cada três horas, afinal o labirinto precisa de um aporte constante de glicose e oxigênio para exercer suas funções. Ficar de jejum, portanto, não é uma boa idéia. Água, tomar muita água que é essencial para todas as reações biológicas que ocorrem no corpo.
Na maioria das vezes o labirinto só entra em parafuso por causa de doenças já instaladas no organismo, como a hipertensão arterial ( O aperto nas artérias dificulta a chegada de sangue e nutrientes à orelha interna. A consequência, em longo prazo, pode ser a labirintite.)
Hipotireoidismo ( quando o ritmo de trabalho da glândula tireoide diminui, o organismo todo sofre com a falta de energia. Inclusive o labirinto.)
Colesterol e triglicérides elevados (eles deixam o sangue mais espesso e como os vasos próximos ao ouvido são fininhos, a circulação na área fica congestionada.)
Diabete( o sobe e desce de açúcar no sangue é capaz de atrapalhar as tarefas desempenhadas pelo labirinto. Aí o sinal de alerta é a tontura.)
Zelar por esse órgão não só torna os episódios de vertigem menos frequentes como também garante uma saúde de ferro.
Engana-se quem acha que labirintite é uma doença exclusiva de idosos, pois ela pode acontecer em qualquer faixa etária( jovens, adolescentes e até crianças). Em crianças a labirintite pode afetar no rendimento escolar, na aprendizagem e cognição inclusive da linguagem escrita e falada.
Mesmo quem não tem ou nunca teve labirintite, pode se precaver evitando algumas coisinhas básicas e acatando algumas dicas para não vir a sofrer danos futuramente e possíveis transtornos...

Boa semana à todos, bj !!


Um comentário:

  1. Querida, mencione a fonte de onde você chupou a matéria!

    ResponderExcluir