Vida Alternativa pelo mundo...

4 de julho de 2011

Hummm, Hortelã ...


Suco de abacaxi com hortelã, kibe com hortelã, bala de hortelã, spray de hortelã, aroma de hortelã, incenso de hortelã, shampoo de hortelã...Encontramos tanta , mas tanta coisa feita com hortelã, que ela passa a ser uma das ervas mais diversificadas , benéficas, além de ser de fácil acesso. Pode ser usada como cosméticos ,na alimentação ou para fins aromáticos e medicinais. O que pouca gente sabe é que desde a Antiguidade a hortelã já era usada com inúmeras finalidades pelos egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos... Os árabes tinham o costume de utilizar a hortelã para limpar o chão antes dos banquetes, pois isso favorecia a estimulação do apetite dos convidados...Eles também acreditavam que a hortelã era capaz de tratar a impotência.
Segundo a Mitologia, Minthe era uma ninfa amada por Plutão e foi transformada na erva para fugir da ciumenta mulher do Deus Grego...Histórias e mais histórias em torno da hortelã e vários benefícios notáveis na nossa saúde ao longo dos anos.
Na gastronomia uma lista interminável onde a erva pode ser usada, e uma das combinações mais atraentes e que muita gente é adepta é do tal suco de abacaxi com hortelã, que é uma ótima bebida diurética e digestiva. Falar da Hortelã é citar uma erva capaz de ser ao mesmo tempo estimulante e espasmódica, tónica, excelente oxigenante celular e capaz de mitigar cólicas.
Pode ser usada como vermífugo para crianças,( o cozimento concentrado serve para expulsar ascárides( lombrigas) ), mas um dos maiores efeitos da hortelã é sem dúvida o poder de tratar afecções das vias aéreas superiores, como sinusite por exemplo e ser um ótimo descongestionante nasal. Aqueles que tem problema de respiração,ou decorrentes de inflamações de vias áereas superiores, podem experimentar fazer uma Inalação de chá de hortelã.
Modo de preparar:
Colocar para ferver um punhado de folhas de hortelã em uma panela com meio litro de água.
Repetir a adição de folhas e de água fervente quando o vapor perder o aroma.

Indicação: Congestão nasal, coriza.

Modo de usar: Sobre uma mesa, colocar a panela com o chá e direcionar seu vapor utilizando-se de um pequeno funil de papel. Evitar o contato dos vapores com os olhos. Repetir o tratamento três vezes ao dia durante o tempo necessário à cura. As inalações são indicadas para adultos. Cuidar para não sofrer queimaduras ocasionadas pelo vapor. Repetir o tratamento durante o tempo necessário à cura.

Algumas outras propriedades : analgésica, anti-bacteriana, expectorante e sedativa. Rica em vitamina A , B, C, cálcio, fósforo, ferro e potássio.
O chá de hortelã é consumido em muitas culturas para auxiliar a digestão.
A ação carminativa desta planta aumenta a secreção dos sucos digestivos e melhora as contracções musculares do estômago. Alivia gases intestinais.
A hortelã não tem qualquer ação sobre inflamações no estômago e consequentemente não é usada em gastrites ou úlceras de estômago.
A ação espasmolítica da hortelã é útil para qualquer forma de espasmos no intestino, mas particularmente aos que ocorrem no Síndrome do Intestino Irritável.
Inchaço e flatulência, que são características comuns desta condição, também respondem bem a hortelã.
As propriedades anti-eméticas da hortelã são favoráveis para aqueles que sofrem náuseas ou enjôos matinais. Uma xícara de chá de menta pela manhã na fase inicial da gestação pode ser de grande alívio.

Chá Digestivo de Hortelã:

1 colher de sopa de folhas de hortelã miúdas ; 1 xícara de água;
Coloque a hortelã em um recipiente e deixe a água a ferver. Tampe e deixe em infusão durante 5 a 10 minutos. Coe o chá e adoce, se necessário, e tome ainda quente.

Principais espécies de Hortelã : Mentha Arvensis ( que produz um óleo essencial rico em mentol de grande utilização nas indústrias farmcêuticas, de higiene e tabaco). Mentha Piperita, Mentha Spicata, Mentha Pulegium, Mentha Villosa.
De fácil cultivo você pode plantar a hortelã em casa mesmo, em vasos ou jardins. As mais propícias para a plantação são a Mentha Crispa ( folhas verdes-escuras e crespas) Mentha Spicata ( verde mais claro com folhas lisas). Ela aceita bem todas as estações do ano, mas as que mais favorecem a plantação são outono e primavera.É uma espécie exigente em adubação orgânica e propaga-se por meio de estolões. Ambientes ensolarados favorecem o crescimento, mas elas toleram bem um leve sombreado.
Precisam de luz solar, pelo menos algumas horas por dia. Sem isso é praticamente impossível cultivá-las. Faça regas regulares, mas nunca encharque a terra e as mantenha sempre adubadas.

Desejo boa semana para vocês, nesse começo de frio " cruelzinho ", aqui em São Paulo. Coragem !!! rsrs

Beijos à todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário