Vida Alternativa pelo mundo...

8 de março de 2010

Viva o tomate !!!


Vocês já repararam quanta receita da para fazer com tomate ? Super consumidora de tomate, eu nem espero muito para fazer as receitas não...Como o tomate purinho mesmo...Ô Vício.
Todo santo dia, quando chega às 16h00 horas ( hora do meu lanchinho vespertino), lá vem um tomatinho...
São vários os benefícios que o tomate para trazer para nossa saúde. Se preparem para anotar : Além de ser um alimento rico em vitaminas A, B e C, suas funções podem ser administradas como remédios.

***É um excelente complementar para o tratamento de pele, gota, reumatismo, astenia e prisão de ventre.

*** Favorece o crescimento e a ossificação, além de ser auxiliar contra as infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares.

*** É eficaz em tratamentos contra a caspa e queda de cabelos. No caso de queimaduras de Sol, o suco de tomate pode ser passado no local várias vezes por dia para amenizar.

*** Pesquisas dizem que o tomate pode ser auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, já que uma substância que envolve suas sementes é muito eficaz no impedimento de formação de coágulos. Os tomates são as fontes alimentares mais ricas em anticoagulantes.

*** O tratamento de cálculos renais pode ser auxiliado por chá de tomateiro, pois este chá tem a propriedade de eliminar o ácido úrico, e sendo diurético auxilia na eliminação dos cálculos renais.
Para preparar a infusão de tomateiro utilize:- 2 colheres de sopa das folhas de tomateiro fatiadas
- 2copos de água fervente
- Deixe em infusão por 15 minutos, abafado.
- Ainda morno, filtre e beba 3 xícaras deste chá ao dia.

***O tomate é matéria prima que pode entrar em diversas refeições. Quanto maior a concentração de tomate em uma receita, maior o teor de Licopeno e os benefícios por ele proporcionados. Este possui maior aproveitamento quando combinado à uma pequena quantidade de gordura, preferencialmente do tipo monoinsaturada (azeite).O licopeno é a substância que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, beterraba, pimentão, entre outros alimentos - é um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos as células causados pelos radicais livres.
Os radicais livres são produzidos durante funções normais do corpo humano, como respiração e atividade física. Também são formados como resultado do hábito de fumar, superexposição ao sol, poluição do ar e stress. São altamente reativos e, se não controlados, podem danificar as moléculas importantes das células saudáveis do corpo humano. Isso pode contribuir para o desenvolvimento de várias doenças, como câncer e doenças cardiovasculares.

No tratamento contra a Acne o tomate pode ser utilizado de duas maneiras:
1 - Coma um tomate bem maduro todos os dias 30 minutos antes das refeições.

2 - Faça uma máscara utilizando:
- 1 tomate bem maduro triturado
- 1 colher de sopa de yogurte natural
- Misture bem e aplique sobre o rosto já limpo e seco.

Curiosidade sobre o tomate :

*O tomate foi levado para a Europa no século XVI pelos espanhóis, mas foi ignorado durante quase 200 anos. Era usado como planta ornamental. Temia-se que fosse um fruto venenoso. Depois, foi classificado como afrodisíaco. Até que a cidade de Nápoles, um dos centros de referência da Dieta Mediterrânea, ajudou a construir a fama mundial do tomate...
* O tomate é fruta e não legume !!!

Aulinha de culinária para quem gosta de cozinhar :
TIPOS DE TOMATES !!!
O tomate Italiano, é aquele mais alongadinho e o preferido entre os chefs.
O tomate Débora, é rico em polpa e portanto o mais indicado para fazer molho...
O tomate Carmen, é o mais indicado para salada. O molho é razoável...
O tomate Pelatti , é o tomate importado. É consstente, incopordado e o sabor é bem mais acentuado.
Para aqueles que consomem tomate só sob a forma de molho, é importante verificar o período de safra e escolher os frutos frescos, firmes e ricos em polpa. Os verdes podem não amadurecer e dependendo do local onde foi cultivado, clima e a época da colheita , um mesmo tipo de tomate pode sofrer alterações em todas as estações do ano.
Marcella Hazan, uma gastrônoma italiana, ensina que :
tomate bom é tomate mais maduro que estiver ao alcance. Se ele ainda estiver verde, o fruto só vai dar acidez ao molho e não sabor. Se não tiver tomate fresco, use o enlatado " Tomate Pelatti ".
Cozinhe sempre sem tampa.
E por último a receita mais simples de molho de tomate que Marcella ensina :
1kg de tomate sem pele e cortado em pedaços na panela. 5 colheres de sopa de manteiga, 1 cebola descascada e cortada ao meio, sal a gosto. Mexa e amasse os pedaços com uma colher , cozinhando por 45 minutos. Tire a cebola antes de servir.
Bom gente, agora que vocês tem receitinha de molho de tomate, receitinha de infusão de tomateiro e sabem os benefícios terapêuticos do tomate, o que resta é consumir essa fruta tão gostosa e cheia de propriedades...
Afinal, se não existisse o tomate, o que seria da pizza, do molho ao sugo, do ketchup ....???? rs...
Beijo, gente !

Nenhum comentário:

Postar um comentário