Vida Alternativa pelo mundo...

11 de fevereiro de 2010

Carnaval Também é Cultura !!!


Mais um feriadinho chegando...Ê coisa boa !!!
Para alguns esse tem um gostinho especial. Mesmo depois de tantos anos de tradição, o que é considerado uma mesmice para uns, é considerado algo único e diferente a cada ano para outros. Tem muita gente por aí que fica o ano inteiro guardando seu suado dinheirinho para poder se esbaldar numa festa como essa. Escolhem a fantasia, escolhem os locais para irem pular o Carnaval, vão assistir à desfile de escolas de samba tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, compram abadás para pularem o famoso carnaval em Salvador dançando muito axé ao redor de trios elétricos, mas em compensação há um outro grande time de pessoas que opta pela tranquilidade e calmaria. Alguns até reservam aquele dinheirinho para fazerem uma viagem gostosa seja aqui no Brasil ou fora do país, mas sempre com intuito do descanso, da paz de corpo, alma, pensamento, ou seja, longe da muvuca tão típica nessa época. Bom, a escolha de cada um pouco importa, uma vez que tanto os mais agitadinhos quanto os mais pacatos, terão 5 dias( desde que possam prolongar o feriado) para aproveitarem da melhor forma possível esses sagrados diazinhos, seja viajando, seja cochilando , seja namorando, ah tanto faz...
Agora para aqueles que vão ficar em casa, fuçando na net e querem aprender um pouquinho de Cultura sobre essa data " tão animada ", eu separei um texto que descreve direitinho o Carnaval e suas origens, desde os tempos mais antiguinhos...Quem tiver interesse, paciência para ler o texto e for curioso ou curiosa, da só uma olhadinha aqui embaixo !!!

" O carnaval é uma festa popular de características regionais próprias, mas que quase sempre incluem folias, diversões, bailes, fantasias e música. As comemorações acontecem em três dias, do domingo à terça-feira. No Brasil, um país alegre por natureza, o "sábado de carnaval" também é dia de festa, sem falar nas diversas folias pré-carnavalescas e nas micaretas, carnavais fora de época. Em vários outros países, também se festeja o período carnavalesco, entre eles estão a Itália, a França e a Espanha. Nos Estados Unidos, é tradicional o desfile da cidade de Nova Orleans.

Essa festa popular não tem origens claras, mas acredita-se que, há mais de 2000 anos, comemorava-se na Europa a chegada da primavera, que lá acontece em março. Esse agradecimento aos deuses pela volta do clima agradável e bom para a agricultura pode ter evoluído para o carnaval moderno. Outra origem possível são as celebrações da Roma antiga, como as festas libertinas em homenagem aos deuses Baco e Saturno. No entanto, as festas mudaram muito daquele tempo para cá, principalmente durante o século 20.

A primeira folia de carnaval do Brasil foi o entrudo, que acontecia já no início do período colonial. O entrudo era uma brincadeira violenta, que consistia em atirar baldes d'água, balões cheios de vinagre ou groselha, e pós como cal e farinha, com a intenção de molhar ou sujar as pessoas que passavam pelos foliões. A brincadeira foi proibida inúmeras vezes, mas ela só desapareceu no início do século 20, com a popularização do confete.
Ps : ainda bem, já pensou ficar cheirando vinagre ? ninguém merece !

O entrudo incentivou a criação de uma festa em local fechado, para um público selecionado, que queria se divertir civilizadamente. Assim, surgiram em 1840 os bailes de carnaval, inspirados nos grandes bailes de máscaras realizados na Europa. O sucesso incentivou outras casas de espetáculos a promover seus próprios bailes. Hoje, essas festas não são tão elitizadas, e as máscaras praticamente deixaram de ser usadas, pois os foliões não têm mais medo de ser reconhecidos na festa.

A organização da folia surgiu no Rio com as grandes sociedades. Esses clubes de foliões, surgidos na década de 1850, tiveram o seu auge de popularidade no fim daquele século. Ainda hoje desfilam no carnaval carioca, embora atraiam pouquíssimo público. As grandes sociedades, embora tenham origem diferente das escolas de samba, apresentam-se com elementos comuns, como comissão de frente e carros alegóricos, ao som de suas bandas. Elas tinham bastante prestígio porque contavam com intelectuais e políticos importantes. Entre os famosos, Olavo Bilac, Quintino Bocaiúva e José do Patrocínio. Com isso, as críticas sociais e políticas que serviam de tema para seus carros alegóricos eram muito significativas.


Os ranchos ou cordões, outro dos vários tipos de festejo do início do século 20, tiveram sua origem no folclórico Reisado baiano, encenação de uma caminhada de pastores e pastoras até Belém. Durante essa caminhada, os participantes cantavam e batiam de porta em porta pedindo agasalhos. Os Reisados tinham como uma de suas principais qualidades a beleza e o luxo de suas fantasias. Os ranchos cariocas não ficaram atrás, eram muito organizados e evoluídos. As velhas marchinhas de carnaval se popularizavam ao serem cantadas pelos ranchos, numa época em que ainda não havia rádio.


As escolas de samba também têm origem na cidade do Rio de Janeiro. Em boa parte, tinham como origem os ranchos, e deles veio a tradição, por exemplo, do casal de mestre-sala e porta-bandeira. O primeiro grupo a ser criado com o título de "escola de samba" foi o Deixa Falar, em 1928 no bairro do Estácio. Seguiu-se a ele muitos outros grupos, em diversos bairros da cidade. Entre as escolas da época ainda em atividade estão a Estação Primeira de Mangueira e a Portela, que se chamava Vai Como Pode, mas teve de mudar de nome anos depois por exigência da polícia.

Os desfiles das escolas caíram logo no gosto popular. A praça Onze se tornou pequena para abrigar a quantidade cada vez maior de foliões e de público, e as escolas passaram a desfilar nas avenidas do centro do Rio nos anos 70. Na mesma época, com a mudança na estética das fantasias, o carnaval se tornou muito caro, e os bicheiros passaram a financiar as escolas. A modernização da administração das escolas nos anos 80 permitiu que os desfiles continuassem acontecendo com o mesmo brilho, apesar da prisão dos grandes bicheiros.

Os desfiles tornaram-se praticamente sinônimo de carnaval no centro-sul do Brasil. No Nordeste, as festas mais populares do carnaval são as de rua. Na Bahia, o trio elétrico, criado em 1950 pelo lendário Dodô e agora espalhado por todo o país, e em Pernambuco, a dança dos blocos de frevo. Foi assim, com tanta gente participando das folias, que o carnaval brasileiro se tornou o maior e mais conhecido do mundo.

É isso gente. Achei legal e interessante a historinha e fiquei com vontade de compartilhar com vocês, rsrs...

Desejo à todos um ótimo Carnaval, bastante alegria, bagunça, tranquilidade, descanso...
Aos foliões, muito confete e serpentina e aos pacatos muita sombra e água fresca...

Aproveitem !!! Enjoy !!!
Bjsss

Nenhum comentário:

Postar um comentário