Vida Alternativa pelo mundo...

8 de abril de 2009

Hummm, Chocolate !


Que o chocolate é uma delícia todo mundo concorda, mas sabe-se que a origem desse “ alimento dos deuses “ surgiu há muito tempo...
A história do chocolate vai de um extremo a outro. Ora era considerado um alimento profano, por seus poderes afrodisíacos que “ inspiravam “ as pessoas e em outros momentos um santo remédio, por suas propriedades altamente nutritivas.
Alguns bebiam, outros já consumiam sob a forma mais prazerosa que conhecemos hoje, mas é fato que a civilização Olmeca, que habitava as terras baixas do Golfo do México, foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro. Há ainda evidências arqueológicas que comprovam o uso pelos Maias, Toltecas e Astecas e o consumo sob a forma de bebida pelos sacerdotes em rituais religiosos, mas foi Cristóvão Colombo quem descobriu o cacau para a Europa, em sua quarta viagem ao Novo Mundo em 1502. Para os gregos era considerado um alimento dos Deuses : Theobroma cacau, cacaueiro , onde a melhor definição para a iguaria era como : algo frágil, delicado.
Foi tão valioso que suas sementes já serviram também como moeda corrente para troca de mercadorias.
Em 1828, Conrad Van Houten, um químico holandês, inventou uma prensa de cacau que permitiu separar e retirar a manteiga de cacau de amêndoa, reduzindo assim o amargor e a acidez do chocolate. Em 1876, Daniel Peter, um doceiro suíço, tentou adicionar leite ao chocolate, porém nunca chegava a um resultado satisfatório. Somente após oito anos de tentativas, levou seu produto até Henry Nestlé, um fabricante de leite evaporado. Nestlé havia aprimorado sua receita de leite condensado. Ele e Peter tiveram a idéia de adicionar leite condensado ao chocolate, assim nasceu o chocolate ao leite, um dos favoritos entre as pessoas.
As propriedades do chocolate são inúmeras e apesar das calorias, quando consumido moderadamente, o chocolate traz benefícios para a saúde, principalmente o chocolate amargo que contém menos açúcar e normalmente é sem leite.
O cacau é fonte de epicatequinas e catequinas, flavonóides, de efeito antioxidante que auxiliam no combate a arteriosclerose. O consumo de chocolate é capaz de retardar em até 8 % a oxidação do colesterol ruim ( LDL ), que é um dos fatores da arteriosclerose. Ou seja, o consumo de chocolate amargo, está associado à diminuição do risco de doenças e ataques do coração e no controle do colesterol.
O chocolate amargo é feito com os grãos de cacau torrado, sem adição de leite.Por ter maior quantidade de cacau, possui maiores quantidades de flavonóides, antioxidantes,que combatem os radicais livres e reduzem os riscos de doenças cardiovasculares.
O cacau contém uma quantidade considerável de ácido oléico ( gordura monoinsaturada ) que protege as artérias, eleva o bom colesterol ( HDL) e diminui o colesterol ruim ( LDL).
Fonte ainda de cafeína e teobromina, o chocolate atua como estimulante do cérebro e agiliza o raciocínio. Aumenta a produção de serotonina, substância responsável pelo bom humor, combatendo a ansiedade e não causa dependência como as pessoas acham e nem ao menos provoca espinhas.
É um grande aliado para as mulheres quando estão na TPM ( tensão pré- menstrual ), onde a vontade de consumir doce é maior e nada melhor do que um chocolatinho para a ajudar a combater tanta irritação, promovendo uma grande sensação de bem estar e prazer.
Na Páscoa o consumo de chocolates é muito maior, pois a junção do chocolate com os ovos de Páscoa , formaram a química perfeita para data. Essa união foi proposital para o comércio, uma vez que antigamente os Ovos de Páscoa eram simplesmente pintados à mão e portanto, simbólicos. Devido à extrema aceitação das pessoas pelo doce, o chocolate passou a ser tão freqüente e tão esperado nessa época do ano.
É muito difícil alguém não consumir nem um pedacinho de chocolate, pois hoje o mercado é extenso e mesmo aqueles que não podem consumi-lo por uma questão de saúde decorrentes de problemas como o diabetes, consegue encontrar uma linha diet muito ampla nesse setor. Já para aqueles que não gostam de chocolate seja ele, ao leite, branco, meio amargo, ( o que eu acho praticamente impossível ), ou seguem uma dieta com restrição de algum produto específico ou restrição de calorias, separei uma receita de um falso brigadeiro, com cacau em pó e leite condensado de soja, assim da para fazer uma variação bem legal do docinho sem ficar com " aquele " peso na consciência...

Brigadeiro de Soja

4 colheres de sopa ( cheia) de cacau em pó
1 Lata de SoyMilk condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal e chocolate granulado pra enfeitar.

Colocar em uma panela o achocolatado e o SoyMilk condensado e misturar bem. Levar ao fogo brando e acrescentar manteiga. Mexer sempre e quando começar a desgrudar da panela ( 10 minutos ), desligar. Modelar e enfeitar com granulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário