Somente quem faz ou já fez meditação alguma vez, sabe a sensação indescritível de se atingir esse estado de paz e consciência, desacelerando a mente e a mantendo vazia por alguns instantes...
Diferente do que a maioria das pessoas pensam meditar , não é somente ficar sentado de indiozinho e grudar as pontas do dedos na famosa posição dos tradicionais yogues e muito menos ficar pronunciando aleatoriamente a tão falada palavra " own..."
Meditar tem uma abrangência muito maior. Não é necessário vestir-se como um indiano ou usar aquelas rouponas largas, como blusões ou camisolões. Desde que seja confortável a roupa já está de bom tamanho, mas dispensa-se o uso de acessórios metálicos ( brincos, colares,pulseiras, anéis ) e sapatos.
Através da meditação, nós podemos entrar em contato com o nosso corpo, com as nossas sensações e percepções à respeito das nossas emoções e sentimentos. O que pouca gente sabe é que nos mantendo em silêncio por alguns instantes e observando com atenção aos sinais que a natureza nos oferece todos os dias, como o som dos pássaros, o barulhinho da chuva ou ou vento batendo nas folhas, já faz parte de um estado de meditação. Não é à toa que durante a prática desta ou de alguma terapia alternativa, aconselha-se o uso de cds de new age, ou aqueles que representem os sons inspirados na natureza, como formas adicionais de relaxamento para a ambientalização do local. As pessoas deveriam dedicar ao menos 15 minutos do seu dia para essa finalidade, porque na loucura e ritmo frenético que vivemos, além da correria e super exigência do dia a dia somados à preocupações, chateações ou aborrecimentos, não nos permitimos minutos desse benefício tão necessário. Meditar garante uma harmonia fora do comum, aumenta nossa concentração no trabalho e nos estudos, relaxa os músculos do nosso corpo, regulariza nossa respiração mantendo-a mais tranquila e ritmada, além de promover bem estar e equilíbrio para a mente. Quando a prática torna-se mais frequente, seu corpo começa a responder de forma diferente. As oscilações tão comuns ( pelo balanço do nosso corpo, mesmo que estejamos sentados), vão diminuindo, assim como os ruídos externos que vão desaparecendo e dando lugar aos nossos próprios sons do corpo ( como batimento cardíaco e respiração).
Uma dica para aqueles que pretendem começar a meditar e não sabem como, é primeiramente escolher um lugar calmo, sem muita poluição sonora externa, iluminado e arejado. Um ambiente confortável vai ajudar a garantir maior relaxamento e bem estar para quem estiver fazendo a prática. Você pode escolher um Cd com sons inspirados na Natureza ou New Age *, como um adicional para sua prática. Mas lembre-se, sempre em baixo volume. * Eu particularmente gosto muito dos Cds do Corciolli e Cechelero.
As roupas maleáveis e folgadas e o Não uso de cinto, brincos, colares, anéis e sapatos são essenciais e trarão maior leveza, flexibilidade para a pessoa. Aqueles que meditarão com uma segunda ou terceira pessoa, devem evitar o uso de perfumes ou cremes hidratantes perfumados ( em sinal de respeito àqueles que os estão acompanhando), evitando assim qualquer forma de alergia ou crise de rinite alérgica.
Sobre a postura, é dispensável aquelas tradicionais e que forcem a coluna ( só para ficar mais bonito ou parecido com algum praticante de Yoga). A melhor postura é sempre aquela mais confortável para você. Seja com o apoio de almofadas ou com o seu próprio apoio contra a parede, a postura deve estar associada ao prazer, afinal meditação é uma prática inteiramente voltada ao relaxamento físico e mental e nunca à dor e ao desconforto.
Feito isso, você pode dar início à prática. Tente manter sua respiração ritmada, tranquila, pois isso irá garantir condições favoráveis para o seu sistema nervoso e cardiovascular. Aos poucos, você começa a observar que os ruídos externos ( vindos do exterior do local que você está ), vão diminuindo e dando maior espaço para o silêncio. Você começa ouvir seu próprio som interior e perceber suas próprias sensações internas. As imagens mentais vão sumindo e sua mente vai esvaziando, tornando-se mais limpinha e serena. Meditar requer muita prática e concentração, afinal no começo é muito difícil não desviarmos nosso pensamento e não pensarmos em nossos problemas que nos afetam diariamente, mas com o tempo, torna-se algo fácil e prazeroso.
Aqueles que fazem Meditação com a presença de um orientador, vão adquirindo algumas técnicas de respiração e exercícios de visualização introduzidos pelo profissional que está conduzindo à prática de forma mais regrada. Por incrível que pareça, as crianças inicialmente respondem melhor à Meditação que os adultos, pois se por um lado elas são mais agitadas, por outro não tem tantas preocupações( motivo frequente das desconcentrações entre os adultos).Já tive a oportunidade de realizar um trabalho assim com crianças e o resultado é surpreendentemente positivo, elas se entregam de corpo, alma e pensamento.
Para Meditar não há regras, somente é necessário praticar, se concentrar e estar totalmente disponível para se entregar, só assim a pessoa poderá colher os benefícios maravilhosos que a Meditação tem à oferecer...
Beijinhos à todos e Namaste !!!
Oi Ju, vim retribuir a visita e aproveito para dizer que tb gostei muito do seu blog.Virei mais vezes com certeza, grande beijo
ResponderExcluirOi Ju! Obrigada por sua visita no meu modesto blog, digo modesto pois amei o seu! Esse mês fico um pouco parada pois são férias das minhas filhas e eu adoro dar muita atenção à elas, que são ótimas.
ResponderExcluirBeijão