Vida Alternativa pelo mundo...

9 de julho de 2012

Combatendo a Enxaqueca !!!

Oi pessoal,

Difícil hoje em dia uma pessoa que não tenha dor de cabeça, certo ? É tanto problema no cotidiano, tanto estresse, questões hormonais, alimentação que não tem como escapar de uma simples dorzinha.O incoveniente é quando essa dor persiste e transforma-se em uma dor de cabeça frequente e forte, as temíveis enxaquecas !!!



Essas crises de dor de cabeça, costumam aparecer na adolescência ou início da idade madura, para sumir na menopausa. A teoria da hereditariedade baseia-se no fato de que em certas famílias, a enxaqueca é particularmente comum.
As possíveis causas : estresse emocional, falta ou excesso de sono, falta ou excesso de comida (jejum prolongado), reação alérgica, cigarro, pílula (anticoncepcional), desequilíbrios hormonais, sensibilidade aumentada à luz e a certos alimentos, a odores ou ao barulho.

Estudiosos do comportamento humano afirmam que o tipo de personalidade influencia na manifestação da enxaqueca. Pessoas exigentes, perfeccionistas, obcecadas pelo trabalho, que não se permitem descanso sem que antes tenham cumprido certas tarefas pré-fixadas (na maioria das vezes, por elas mesmas), são particularmente sujeitas. Depois que terminam a tarefa ou escapam à tensão, saem bruscamente de uma situação de intensa concentração para outra de grande alívio ou relaxamento. É então que vem a enxaqueca. Os músculos da cabeça e do pescoço quando tensos, "apertam" as artérias. Quando a pessoa relaxa subitamente, os músculos( antes tensos) se expandem, dilatando os vasos sanguíneos e desencadeando a enxaqueca.
Na medida que o coração bate, aumenta o volume de sangue no local, e a dilatação vai se intensificando, com tremenda dor pulsátil. O melhor que se pode recomendar nesses casos é que se termine uma tarefa aos poucos, nunca abruptamente. Se você é vítima desse tipo de enxaqueca, nunca se deve permitir chegar ao extremo do cansaço. Deve intercalar o trabalho com pausa para descanso e respiração profunda. É comprovado que pessoas que respiram de forma errada, acabam descompensando o sistema nervoso e com isso surge o aparecimento de algumas doenças de trato fisico e emocional. ( dor de cabeça, tonturas, falta de ar, síndrome do pânico, fobias...)

Alguns alimentos podem desencadear dores de cabeça. São eles : chocolate, laticínios, conservas, bolos, doces, confeitos, glutamato monossódico, café, molhos, salgadinhos, frituras, embutidos e lanches do tipo "fast food". Muitas vezes as crises fortes podem ser relacionadas com a chegada da menstruação.

É preciso adotar dieta natural, rica em fibras, hortaliças, frutas e cereais integrais, em que se evitem carnes, chocolate, laticínios, açúcar, café, refrigerantes, fast food, guloseimas, glutamato monossódico, condimentos, molhos etc. Na maioria das vezes constata-se que a enxaqueca nada mais é que um congestionamento metabólico que começa no intestino, ocasionado por alimentação de péssima qualidade.

Muitos médicos ensinam que a enxaqueca não tem cura, e o máximo que se pode fazer é amenizar os sintomas. Os alopatas, portanto, tratam sintomaticamente a enxaqueca, com antiinflamatórios e analgésicos, e outros medicamentos específicos, usados para "prevenir" crises. Mas tanto os médicos como os pacientes sabem que esses procedimentos não são capazes de curar, e que, depois de certo tempo, podem tomar-se quase completamente inócuos, não produzindo qualquer efeito.
Os naturopatas discordam desse ponto de vista, e diante de inúmeros casos de remissão completa da enxaqueca, que nunca mais voltou, pode-se dizer que estão de posse da razão. Mas é preciso perseverança ao aplicar os tratamentos naturais e proceder a uma mudança radical de hábitos.A enxaqueca é resultado inevitável, para pessoas predispostas, de certo estilo de vida e alimentação.

Um procedimento menos ofensivo que os analgésicos é tomar, um comprimido de 50 mg de niacina ( vitamina B5 ) ao notar que a crise vai aparecer.
Essa vitamina faz com que o sangue se espalhe pelo corpo, em vez de se concentrar na cabeça, de modo que muitas vezes, o paciente fica vermelho como um pimentão.

Alguns procedimentos que podem ser realizados antes de uma dor aparecer :

Há alívio significativo com aplicações de gelo nas partes laterais do pescoço e na nuca ao mesmo tempo, por uns cinco minutos.
Massagem com fricção de bucha natural, embebida em água fria, em todo o corpo, após uma sessão de exercícios respiratórios.
Jatos frios fortes sobre o abdômem durante dez minutos. Em seguida, jatos frios sobre os pés, por 2 minutos.
Escalda-pés desviam o fluxo sangüíneo para os membros inferiores e ajudam a acalmar crises.
As aplicações diárias de argila, por duas horas, no abdõmem, são muito indicadas.
Massagear o seu dedão do pé fazendo movimentos circulares. Na reflexologia, esse dedo é o que corresponde a região da cabeça e nuca. Portanto, aperte esse dedo, rode o dedão do pé em circulos e leves pressões na lateral do dedo.
Para prevenir crises: Preferir banhos frios ou tépidos, após caminhadas ou exercícios moderados (não muito extenuantes). Evitar banhos muito quentes.


SUGESTÃO DE PROGRAMA DE TRINTA DIAS DE DIETA PARA DESINTOXICAR

• No primeiro dia fique em repouso e tome apenas água. Se você é daqueles que a falta de alimento dispara crises, tome sucos naturais de três em três horas.
• No segundo e terceiro dias use sucos de frutas de três em três horas. Continue em repouso. Se você não suporta a abstinência de alimentos sólidos, passe direto ao próximo cardápio.

Durante dez dias:

• Desjejum e jantar: Escolher uma fruta: só laranja, ou mamão, ou melão, ou melancia, ou uva. Não misturar as frutas. Almoço: Salada de brotos, legumes cozidos ao vapor, cereais cozidos com um pouco de lentilha, sem caldo. Esporadicamente, três ou quatro ovos de codorna cozidos. Mastigar vagarosa e completamente.
Nos dias restantes substitua uma refeição (jantar), por maçã, exclusivamente, e o desjejum por frutas picadas com torradas e cereais moídos ou em flocos. Pode-se também usar coalhada com frutas no desjejum. O almoço é semelhante ao do cardápio anterior. Pode-se substituir esporadicamente os cereais por batata cozida.
Pessoas debilitadas, gestantes, nutrizes ou com doenças agudas não devem seguir este programa. Aconselhamos que se observe orientação de um profissional de saúde especializado em alimentação natural. Programa mais brando é o recomendado em perturbações da digestão.

Alguns chás também podem amenizar as crises , além de desintoxicar e relaxar o sistema nervoso :

Chás de cavalinha, tanchagem, chapéu-de-couro e dente-de-leão, com um pouquinho de alfazema, três a quatro vezes ao dia. Pode-se usar essa associação de ervas por uns quatro dias, e por dois dias, tomar quatro xícaras diárias de água com limão e vinte gotas de água de melissa (à venda em farmácias). Chá de erva-cidreira-verdadeira ou folha de laranjeira, tomado aos goles, (duas ou três xícaras ao dia) é também indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário