Estilo de vida , lugares alternativos, bem estar, saúde, tratamentos e terapias complementares(como eles podem melhorar sua qualidade de vida, aumentando a disposição, alegria interior,longevidade).Um novo conceito e uma nova filosofia de vida para ser praticada tanto nas grandes como nas pequenas ações do dia a dia. " A vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável." (Kathleen Norris).
Quem sou eu
- Juli
- São Paulo, SP, Brazil
- " Falar é superficial por mais profunda que seja a fala ... " " Tocar é profundo, por mais superficial que seja o toque..."
8 de maio de 2012
Saúde....Dos Cabelos !!!
Oi pessoal,
Aqui no blog, nós sempre falamos sobre saúde do corpo, saúde da mente, mas nunca falamos sobre saúde dos cabelos. A caspa ( ou dermatite seborréica ), ao contrário do que muita gente pensa, não é falta de higiene e cuidados com o cabelo, mas uma doença que geralmente é causada por predisposição genética. Ela nada mais é do que uma descamação do couro cabeludo, provocada pelo excesso de oleosidade, por isso a recomendação em sempre utilizar shampoos contendo ácido salicílico, componente que ajuda na redução dessa oleosidade. Em alguns casos em que o uso adequado de shampoos nem ameniza o aspecto das caspas, é necessário uma intervenção medicamentosa tópica com corticóides e antifúngicos, mas claro que após uma consulta com um dermatologista ou um tricologista ( especialista em patologias relacionadas ao couro cabeludo ).
A Caspa está associada ao frio, à transpiração, baixa frequência de lavagem dos cabelos e sistema emocional abalado que propiciam o aumento de microorganismos como bactérias e fungos , sendo o mais comum o Ptyrosporum Ovale. Ela também está ligada a uma alimentação inadequada, pois comidas gordurosas e picantes estimulam a transpiração e com isso o aparecimento dos pontinhos brancos. Com relação a bebidas alcoólicas, estudiosos alertam que o álcool inibe a atividade de algumas vitaminas do complexo B, que agem no folículo piloso, ou seja, na raiz dos cabelos, causando desequilíbrio das glândulas sebáceas. É nessa região que passam a funcionar mais gerando a hipersecreção sebácea, que se deposita na superfície do couro cabeludo, formando a caspa.
Alguns dermatologistam pedem cuidado com produtos químicos, pois alguns deles são capazes de causar alergias e até processos inflamatórios no couro cabeludo, aumentando a atividade das glândulas sebáceas.
Algumas mudanças são necessárias para aqueles que sofrem com esse incômodo :
* O uso de água muito quente na higienização diária pode estimular a hipersecreção. O melhor é optar por água morna e quase fria.
* O Estresse tende a agravar a doença, portanto é tão importante estar bem emocionalmente ou procurar ajuda para equilibrar a mente.
* Nos dias quentes lave bem os cabelos, pois quando a temperatura sobe , transpiramos mais. ( inclusive no topo da cabeça )
* Não durma com os fios molhados e nem os deixe úmidos por períodos prolongados. O ideal é secar os cabelos com secador em temperatura média.
* Na hora da higienização, massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos, sem usar as unhas.
* Um pouco de sol é necessário, pois ele fornece vitaminas, mas por outro lado a exposição solar excessiva pode aumentar a oleosidade e a umidade do cabelo.
Boa semana para vocês, pessoal !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário