Estilo de vida , lugares alternativos, bem estar, saúde, tratamentos e terapias complementares(como eles podem melhorar sua qualidade de vida, aumentando a disposição, alegria interior,longevidade).Um novo conceito e uma nova filosofia de vida para ser praticada tanto nas grandes como nas pequenas ações do dia a dia. " A vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável." (Kathleen Norris).
Quem sou eu
- Juli
- São Paulo, SP, Brazil
- " Falar é superficial por mais profunda que seja a fala ... " " Tocar é profundo, por mais superficial que seja o toque..."
20 de junho de 2011
Doando amor...
Com certeza alguém já ouviu falar que doar sangue é doar vida...doar amor...Mas porque será, né ?
Hoje eu queria falar da plaquetaférese, que é o processo de doação de plaquetas. É pessoal, muita gente não sabe e nem faz idéia de como é feita essa doação e o quanto pode ajudar muita gente por aí, mas qualquer pessoa saudável com mais de 50 kilos pode ser um doador.
As plaquetas são fragmentos de células presentes no sangue e responsáveis pela coagulação, evitando uma hemorragia no organismo. Algumas pessoas com leucemia ou que passam por quimioterapia, radioterapia, acabam tendo esse problema e aí é que a transfusão de plaquetas acaba sendo importante, pois impedem que os sangramentos deixem o organismo ainda mais debilitado...
A doação é simples, olha só : Através de uma agulha colocada na veia do braço do doador, o sangue é bombeado para o interior de um equipamento, que irá separar o sangue de seus constituintes. Esse equipamento, retém apenas parte das plaquetas , devolvendo para o doador as células restantes. O processo dura em média 90 minutos ( o doador fica sentado, conversando ou assitindo televisão) e a doação pode ser realizada a cada semana, pois a reposição no organismo é rápida. 30% das suas plaquetas serão doadas, sendo que destas 10% você recupera em uma hora e o restante em certa de 24 horas.O doador será submetido a duas punções venosas e semelhantes a da doação tradicional, uma em cada braço. A única coisa é que a plaquetaférese é mais demorada que a doação tradicional, o que pode tornar-se mais incômodo para alguns...
Para aqueles que ficam preocupados ou com medo de contaminação durante a doação, é necessário entender que durante todo o processo, somente são utilizados materiais estéreis de uso único em sistema fechado, de forma que o sangue do doador, não entra em contato direto com o equipamento. É raro, mas algumas pessoas podem sentir alguma sensação de friagem, tremor ou queda na pressão arterial, devido ao anticoagulante ou à ansiedade, mas a chance de salvar vidas com certeza vai valer a pena.
Lembrando que : Os exames sorológicos devem ser renovados a cada doação, ou realizados no máximo 24 horas antes da doação. Esse procedimento visa aumentar a segurança transfusional, já que existe um período entre a contaminação do indivíduo e a demonstração disto em resultados laboratoriais.
Acho que toda ajuda é pouca quando o assunto é salvar vidas e promover o bem estar e qualidade de vida em pessoas que estão em uma situação momentânea menos privilegiada que a nossa. Nós nunca sabemos se um dia vamos precisar e para isso o importante é começar fazendo nossa parte , como um ato de generosidade e caridade para aqueles que tanto precisam.
Quem tiver interesse e ser um doador, a ABRALE ( Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia ) esclarece as principais dúvidas sobre a doação de plaquetas.
Você vai beneficiar o outro e o beneficiado acaba sendo você, pois a sensação de ajudar o próximo vai te trazer tanta gratificação quanto aquele que está sendo beneficiado, ou melhor, abençoado. Pensem nisso !
Boa semana pessoal, beijos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário