Estilo de vida , lugares alternativos, bem estar, saúde, tratamentos e terapias complementares(como eles podem melhorar sua qualidade de vida, aumentando a disposição, alegria interior,longevidade).Um novo conceito e uma nova filosofia de vida para ser praticada tanto nas grandes como nas pequenas ações do dia a dia. " A vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável." (Kathleen Norris).
Quem sou eu
- Juli
- São Paulo, SP, Brazil
- " Falar é superficial por mais profunda que seja a fala ... " " Tocar é profundo, por mais superficial que seja o toque..."
26 de junho de 2011
PEPA !
Oi pessoal...
Essa semana " meio que por acaso ", estava andando na rua e vi uma casa com um portão semi-aberto, que logo me chamou a atenção, pois na parede que podia ser vista do lado de fora da casa, tinha algumas bolas coloridas desenhadas, o que me sugeria a possibilidade de se tratar de algum local voltado para crianças...Um senhor muito simpático que estava em frente do portão, perguntou se eu estava procurando alguma coisa, ou alguém e eu perguntei do que se tratava aquele lugar. Ele me disse que era uma Escola voltada para pessoas especiais...
Numa fração de segundos, já me senti motivada a entrar ali naquela escola e me convidar para conhecer o espaço deles. Já dentro da casa, uma pessoa chamada Cristina ( a psicóloga do local), me explicou como funcionava a Escola deles, as pessoas que frequentavam aquele lugar, os horários, o projeto deles, a programação da Escola, as atividades...
Fiquei encantada com o trabalho deles e mais encantada ainda com o Renan, um menino de 16 anos portador de down que estava sentadinho numa cadeira e quietinho ( tímido), mas tinha um olhar extremamente cativante. Na hora que ele pegou na minha mão, a paz que aquele menino me transmitiu era tão grande, que nem umas 5 sessões seguidas de Yoga ou meditação causavam o mesmo efeito em relação à tranquiladade e serenidade que ele me passou em apenas alguns minutos que conversamos . Nessas horas que a gente consegue entender o porquê dessas pessoas serem chamadas de " especiais ".
Essa Escola chama Pepa ( trabalha com Adolescentes e Adultos, de 16 a 40 anos) e tem o objetivo de atender portadores de deficiência mental, proporcionando um trabalho diferenciado, integrando essas pessoas ainda mais com a sociedade. A Pepa procura instrumentalizar os alunos para práticas que necessitam dessas habilidades, proporcionando assim habilidades cognitivas, motoras, sociais e afetivas. Além da parte de alfabetização, eles aprendem Culinária, Aula sobre Higiene Pessoal, Higiene do Local de Trabalho, usar o telefone, atravessar a rua, fazer compras,manusear o dinheiro, atividades do dia a dia que para pessoas especiais podem ser um pouco mais difíceis. Porisso que a todo instante, os alunos são estimulados a desenvolver seu intelecto,criatividade e espontaneidade. Ainda fazem aula de Teatro, Música, Expressão Corporal e Verbal, Passeios, Educação Física e Capoeira, Dança, Computação e Marcenaria. A Casa ainda dispõe de acompanhamento psicológico e Fonoaudiologia.
Quem quiser conhecer o trabalho deles, A Pepa fica na Rua Ponta Porã , 837 na Lapa. O telefone de lá é (11) 3834-9612.
Quem tiver interesse em voluntariado, tem que entrar em contato com Cristina, que a psicóloga de lá e uma das fundadoras do Espaço. Ela vai conversar com você, fazer uma pré- entrevista, como acontece em todas as Instituições, Associações e Núcleos Assistenciais que existem. A Casa só funciona de Segunda à Sexta, das 08h00 às 17h00 ( equivalente a um período letivo integral). A Pepa promove eventos, como jantares dançantes e festa Julina que vai acontecer agora dia 02 de julho. Isso acaba sendo uma ótima oportunidade para aqueles que querem ter contato com os alunos do Pepa, conhecer a Associação e que também não podem estar presentes durante a semana, por compromisso pessoais, como trabalho, etc...
Financeiramente quem quiser ajudar, pode adotar um aluno, ( informações somente por telefone), ou Comprar os produtos feitos por eles mesmo na Oficina Pepa,( sabonetes, velas, ovos de Páscoa, bombons e agendas), você poderá encontrar isso nos bazares.
Aceitam doação de materiais, tintas para pintura em madeira, tecido, papel, telas, pastilhas para mosaico, cola e etc...
Alimentos também são bem vindos e qualquer outro tipo de doação. Quem trabalha em Empresas, Banco, ou até mesmo com comércio sabe que pelo menos algumas vezes por ano ( nas datas comemorativas como Páscoa, Festa Junina, Natal, etc), doações são feitas em nome de algumas Associações, porisso eu peço que quem puder divulgar a Pepa e o trabalho deles, já vai estar contribuindo bastante.
Os portadores com deficiência mental, são pessoas sinceras, que gostam de trabalhar e se esforçam ao máximo para se integrar na Sociedade e mostram como são capazes de superar os próprios limites. Na minha opinião, são anjos enviados por Deus, onde a missão deles vai muito mais além do desenvolvimento próprio e capacidade pessoal, mas conseguem promover a igualdade entre todos e ensinar muito mais para gente do que a gente com eles. Os valores de humildade, paciência , serenidade, altruísmo que eles tem é muito maior que o nosso, porisso acho que vale a pena ajudar ou pelo menos ajudar a divulgar um trabalho como esse. Sei que essa Associação é apenas uma entre milhares de apoio à pessoas especiais que tem espalhadas por aí, mas se cada um começar a fazer sua parte e tentar ajudar da forma que for possível, a qualidade de vida, o bem estar, a recuperação e a integração deles com a Sociedade vai ser muito mais eficiente.
Boa semana à todos, beijos.
20 de junho de 2011
Doando amor...
Com certeza alguém já ouviu falar que doar sangue é doar vida...doar amor...Mas porque será, né ?
Hoje eu queria falar da plaquetaférese, que é o processo de doação de plaquetas. É pessoal, muita gente não sabe e nem faz idéia de como é feita essa doação e o quanto pode ajudar muita gente por aí, mas qualquer pessoa saudável com mais de 50 kilos pode ser um doador.
As plaquetas são fragmentos de células presentes no sangue e responsáveis pela coagulação, evitando uma hemorragia no organismo. Algumas pessoas com leucemia ou que passam por quimioterapia, radioterapia, acabam tendo esse problema e aí é que a transfusão de plaquetas acaba sendo importante, pois impedem que os sangramentos deixem o organismo ainda mais debilitado...
A doação é simples, olha só : Através de uma agulha colocada na veia do braço do doador, o sangue é bombeado para o interior de um equipamento, que irá separar o sangue de seus constituintes. Esse equipamento, retém apenas parte das plaquetas , devolvendo para o doador as células restantes. O processo dura em média 90 minutos ( o doador fica sentado, conversando ou assitindo televisão) e a doação pode ser realizada a cada semana, pois a reposição no organismo é rápida. 30% das suas plaquetas serão doadas, sendo que destas 10% você recupera em uma hora e o restante em certa de 24 horas.O doador será submetido a duas punções venosas e semelhantes a da doação tradicional, uma em cada braço. A única coisa é que a plaquetaférese é mais demorada que a doação tradicional, o que pode tornar-se mais incômodo para alguns...
Para aqueles que ficam preocupados ou com medo de contaminação durante a doação, é necessário entender que durante todo o processo, somente são utilizados materiais estéreis de uso único em sistema fechado, de forma que o sangue do doador, não entra em contato direto com o equipamento. É raro, mas algumas pessoas podem sentir alguma sensação de friagem, tremor ou queda na pressão arterial, devido ao anticoagulante ou à ansiedade, mas a chance de salvar vidas com certeza vai valer a pena.
Lembrando que : Os exames sorológicos devem ser renovados a cada doação, ou realizados no máximo 24 horas antes da doação. Esse procedimento visa aumentar a segurança transfusional, já que existe um período entre a contaminação do indivíduo e a demonstração disto em resultados laboratoriais.
Acho que toda ajuda é pouca quando o assunto é salvar vidas e promover o bem estar e qualidade de vida em pessoas que estão em uma situação momentânea menos privilegiada que a nossa. Nós nunca sabemos se um dia vamos precisar e para isso o importante é começar fazendo nossa parte , como um ato de generosidade e caridade para aqueles que tanto precisam.
Quem tiver interesse e ser um doador, a ABRALE ( Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia ) esclarece as principais dúvidas sobre a doação de plaquetas.
Você vai beneficiar o outro e o beneficiado acaba sendo você, pois a sensação de ajudar o próximo vai te trazer tanta gratificação quanto aquele que está sendo beneficiado, ou melhor, abençoado. Pensem nisso !
Boa semana pessoal, beijos!
16 de junho de 2011
Correção no Hemograma...Será mesmo Possível ?
Oi Gente !
Essa semana recebi um email muito legal de uma amiga e o conteúdo desse email, era um assunto que eu até então desconhecia. Trata-se da possível correção que podemos fazer em nosso exame de sangue de rotina ( aqueles básicos que todo médico ama pedir e a gente odeia que peçam : colesterol, glicose, triglicérides, etc, etc, etc)caso eles estejam com níveis alterados e elevados e a possível melhora que alcançaríamos tomando suco de abóbora em jejum durante um mês, ou melhor, durante aquele mês em que os resultados estivessem fora dos padrões estabelecidos...
Olha o email aqui embaixo, pessoal !
" Colesterol, glicemia, lipídios e triglicerídeos... ?
Um segredinho revelado. "
Alguns anos atrás, meu ex-professor me mostrou uma análise de sangue; o que eu vi me deixou impressionado. Os cinco principais parâmetros do sangue, ou seja: uréia, colesterol, glicemia, lipídios e triglicerídeos apresentavam valores que em muito excediam os níveis permitidos.
Comentei que a pessoa com aqueles índices já deveria estar morta ou se estava viva, isto seria apenas por teimosia. O professor, então mostrou o nome do paciente que até então, tinha sido ocultado pela sua mão. O paciente era ele mesmo!
Fiquei estupefato! E comentei: "Mas como? E o que você fez?".
Com um sorriso ele me apresentou a folha de uma outra análise, dizendo: "Agora, olhe esta, compare os valores dos parâmetros e veja as datas".
Foi o que eu fiz. Os valores dos parâmetros estavam nitidamente dentro das faixas recomendadas, o sangue estava perfeito, impecável, mas a surpresa aumentou quando olhei as datas; a diferença era de apenas um mês (entre as duas análises da mesma pessoa).
Perguntei: "Como conseguiu isso? Isso é literalmente um milagre!"
Calmamente, ele respondeu que o milagre se deveu a seu médico, que lhe sugeriu um tratamento obtido de outro médico amigo. Este tratamento foi utilizado por mim mesmo, várias vezes com impressionantes resultados.
Aproximadamente uma vez por ano, faço análise de meu sangue e se algum dos parâmetros estiver apresentando tendência ao desarranjo, volto imediatamente a repetir esse processo. Sugiro que você o experimente.
Aqui está o SEGREDO: Semanalmente, por 4 semanas compre na feira ou em supermercado, pedaços de abóbora. Não deve ser a abóbora moranga e sim a abóbora grande, que costuma ser usada para fazer doce. Diariamente, descasque 100 gramas de abóbora, coloque os pedaços no liquidificador, junto com água (SÓ ÁGUA!), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água.
Tome essa vitamina em jejum, 15 a 20 minutos antes do desjejum (café da manhã).
Faça isso durante um mês, toda vez que o seu sangue precisar ser corrigido.
Poderá controlar o resultado, fazendo uma análise antes e outra depois do tratamento com a abóbora. De acordo com o médico não há qualquer contra-indicação, por tratar-se apenas de um vegetal natural e água (não se usa açúcar!).
O professor, excelente engenheiro químico, estudou a abóbora para saber qual ou quais ingredientes ativos ela contém e concluiu, pelo menos parcialmente, que nela está presente um solvente do colesterol de baixo peso molecular: o colesterol mais nocivo e perigoso - LDL .
Durante a primeira semana, a urina apresenta grande quantidade de colesterol LDL (de baixo peso molecular) o que se traduz em limpeza das artérias, inclusive as cerebrais, incrementando assim, a memória da pessoa.
Há apenas um inconveniente: o sabor da abóbora crua não é muito agradável!
Nada mais.
Porém há um detalhe importante: nem a abóbora, nem a água poderão ir para a geladeira, porque a refrigeração destrói os ingredientes ativos da vitamina.
Esta é a razão de ter que comprar semanalmente a abóbora, pois fora da geladeira, ela se estraga rapidamente.
Referência:
[1] Salvatore de Salvo e Mara Teresa de Salvo, Novos Segredos da Boa Saúde
Quem costuma fazer esses exames de rotina todo começo de ano lá para fevereiro, uma boa dica é testar fazer isso o mês inteiro de janeiro, época que inevitavelmente os nossos exames de sangue acabam alterando um pouco, devido as datas de Natal, Ano Novo e confraternizações de final de ano, regadas à comidas e bebidinhas...Quem quiser simplesmente " pagar para ver " o resultado, ( rsrs) pode esperar o médico solicitar esses exames e fazê-los normalmente. Caso dê algo alterado ou muito elevado e fora dos padrões, peça ao médico novamente a via de solicitação de outro exame de sangue um mês depois, só para ver se a " O Milagre da Abóbora " realmente funciona. Quem estiver prestes a fazer o seu check up anual e quiser testar essa " receitinha do suco de abóbora ", depois me informa se de fato notou melhoras nos resultados. Eu vou testar mais para frente , afinal quero também conferir os poderes desse tal suco... Quem se habilita ?
Beijo para vocês !
Essa semana recebi um email muito legal de uma amiga e o conteúdo desse email, era um assunto que eu até então desconhecia. Trata-se da possível correção que podemos fazer em nosso exame de sangue de rotina ( aqueles básicos que todo médico ama pedir e a gente odeia que peçam : colesterol, glicose, triglicérides, etc, etc, etc)caso eles estejam com níveis alterados e elevados e a possível melhora que alcançaríamos tomando suco de abóbora em jejum durante um mês, ou melhor, durante aquele mês em que os resultados estivessem fora dos padrões estabelecidos...
Olha o email aqui embaixo, pessoal !
" Colesterol, glicemia, lipídios e triglicerídeos... ?
Um segredinho revelado. "
Alguns anos atrás, meu ex-professor me mostrou uma análise de sangue; o que eu vi me deixou impressionado. Os cinco principais parâmetros do sangue, ou seja: uréia, colesterol, glicemia, lipídios e triglicerídeos apresentavam valores que em muito excediam os níveis permitidos.
Comentei que a pessoa com aqueles índices já deveria estar morta ou se estava viva, isto seria apenas por teimosia. O professor, então mostrou o nome do paciente que até então, tinha sido ocultado pela sua mão. O paciente era ele mesmo!
Fiquei estupefato! E comentei: "Mas como? E o que você fez?".
Com um sorriso ele me apresentou a folha de uma outra análise, dizendo: "Agora, olhe esta, compare os valores dos parâmetros e veja as datas".
Foi o que eu fiz. Os valores dos parâmetros estavam nitidamente dentro das faixas recomendadas, o sangue estava perfeito, impecável, mas a surpresa aumentou quando olhei as datas; a diferença era de apenas um mês (entre as duas análises da mesma pessoa).
Perguntei: "Como conseguiu isso? Isso é literalmente um milagre!"
Calmamente, ele respondeu que o milagre se deveu a seu médico, que lhe sugeriu um tratamento obtido de outro médico amigo. Este tratamento foi utilizado por mim mesmo, várias vezes com impressionantes resultados.
Aproximadamente uma vez por ano, faço análise de meu sangue e se algum dos parâmetros estiver apresentando tendência ao desarranjo, volto imediatamente a repetir esse processo. Sugiro que você o experimente.
Aqui está o SEGREDO: Semanalmente, por 4 semanas compre na feira ou em supermercado, pedaços de abóbora. Não deve ser a abóbora moranga e sim a abóbora grande, que costuma ser usada para fazer doce. Diariamente, descasque 100 gramas de abóbora, coloque os pedaços no liquidificador, junto com água (SÓ ÁGUA!), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água.
Tome essa vitamina em jejum, 15 a 20 minutos antes do desjejum (café da manhã).
Faça isso durante um mês, toda vez que o seu sangue precisar ser corrigido.
Poderá controlar o resultado, fazendo uma análise antes e outra depois do tratamento com a abóbora. De acordo com o médico não há qualquer contra-indicação, por tratar-se apenas de um vegetal natural e água (não se usa açúcar!).
O professor, excelente engenheiro químico, estudou a abóbora para saber qual ou quais ingredientes ativos ela contém e concluiu, pelo menos parcialmente, que nela está presente um solvente do colesterol de baixo peso molecular: o colesterol mais nocivo e perigoso - LDL .
Durante a primeira semana, a urina apresenta grande quantidade de colesterol LDL (de baixo peso molecular) o que se traduz em limpeza das artérias, inclusive as cerebrais, incrementando assim, a memória da pessoa.
Há apenas um inconveniente: o sabor da abóbora crua não é muito agradável!
Nada mais.
Porém há um detalhe importante: nem a abóbora, nem a água poderão ir para a geladeira, porque a refrigeração destrói os ingredientes ativos da vitamina.
Esta é a razão de ter que comprar semanalmente a abóbora, pois fora da geladeira, ela se estraga rapidamente.
Referência:
[1] Salvatore de Salvo e Mara Teresa de Salvo, Novos Segredos da Boa Saúde
Quem costuma fazer esses exames de rotina todo começo de ano lá para fevereiro, uma boa dica é testar fazer isso o mês inteiro de janeiro, época que inevitavelmente os nossos exames de sangue acabam alterando um pouco, devido as datas de Natal, Ano Novo e confraternizações de final de ano, regadas à comidas e bebidinhas...Quem quiser simplesmente " pagar para ver " o resultado, ( rsrs) pode esperar o médico solicitar esses exames e fazê-los normalmente. Caso dê algo alterado ou muito elevado e fora dos padrões, peça ao médico novamente a via de solicitação de outro exame de sangue um mês depois, só para ver se a " O Milagre da Abóbora " realmente funciona. Quem estiver prestes a fazer o seu check up anual e quiser testar essa " receitinha do suco de abóbora ", depois me informa se de fato notou melhoras nos resultados. Eu vou testar mais para frente , afinal quero também conferir os poderes desse tal suco... Quem se habilita ?
Beijo para vocês !
13 de junho de 2011
Os tais "perigos" juninos...
Oi gente ,
Época de festa junina, ô coisa boa...
Difícil não agradar alguém. Do clima, da alegria das pessoas, das músicas ( meu autêntico forrozinho ), das brincadeiras, das prendas, das comidinhas ...
Ai Ai Ai ...as tais comidinhas típicas de festa junina... Quem não gosta, né ?
O problema é que com o prazer de comer essas coisas típicas das festas, vem também as calorias...e muitas. Ainda mais se a festa for à noite...ixiii, aí complica de vez, porque a gente come e o gasto calórico de noite acaba sendo zero...rs. Se a gente conseguisse se conter em comer apenas uma coisinha, ou escolher umas duas, três, rs...e não repetir... O que pega é que a gente come, gosta, repete e come mais um, mais dois e mais três....E não para por aí, porque quem curte mesmo essa época de São João, não se contenta em ir somente à uma festa junina. Vai indo...Em uma, duas, ou mais festas e mais comidinhas, mais repetições, afinal tem muita coisa boa nessas festas, hein gente ? Sem contar que nas festas juninas de hoje em dia há de tudo um pouco além das comidas típicas. Tem churrasco, cachorro- quente ( esse acho que sempre teve, né),cocada. Uma vez eu fui numa festa junina que servia pizza ! Acreditem, Pizza ! Tinha uma barraca vendendo kibe. Putz, kibe em festa junina...
Depois vem o peso...na barriga e na conscicência... (rsrs) mas claro que isso sóooo no dia seguinte ( rsrs), naquele dia que a gente jura que vai recomeçar a caminhada, a hidro , as pedaladas, a musculação, ...eeeeiiita !
Junho, finalzinho de outono e comecinho de inverno, faz a gente comer mais do que o normal e as festas juninas por serem nessa época do ano, fazem com que seja inevitável não cometer os excessos e não extrapolar...Aí, a gente acaba comendo mais do que gasta, principalmente se já chegarmos na festa junina e irmos direto atacando os doces tradicionais : doce de batata, maçã do amor, pé de moleque, paçoca...todos feitos com muito açúcar, o que faz a gente querer comer mais. Mais vezes e mais doces e não se contentar com apenas um...
Por exemplo: a paçoca e pé de moleque além de serem feitas com muito açúcar, são feitos com amendoim, o que resulta em mais gordura.
O mesmo acontece com o vinho quente e quentão ( que todo mundo adora ). Além do álcool provocar desidratação, em excesso acaba convertido em gordura. Esse acúmulo se da principlamente na região abdominal...o famoso " estômago alto ".
Eu trouxe uma listinha de todas as calorias encontradas nos alimentos juninos. A quantidade de calorias, está de acordo com uma porção. Da uma olhadinha nas calorias da maçã do amor...Meeeeedo !!! rsrs
PINHÃO 10 unidades : 104 calorias
MAÇÃ DO AMOR 1 unidade : 462 calorias
PÉ DE MOLEQUE 1 unidade : 88 calorias
PAÇOCA 1 unidade : 115 calorias
BOLO DE FUBÁ 1 fatia : 188 calorias
PIPOCA 1 pacote pequeno : 57 calorias
VINHO QUENTE 1 copo : 110 calorias
QUENTÃO 1 copo : 130 calorias
MILHO VERDE 1 espiga : 132 calorias ( sem manteiga...)
ARROZ DOCE 1 pires : 197 calorias
CANJICA 1 pires : 136 calorias
CURAU 1 xícara de chá : 180 calorias
PAMONHA 1 unidade : 190 calorias
Pensando nesse " tantinho " de calorias que existe nas delícias, trouxe algumas receitas que tem o valor calórico mais reduzido. Super light não é, mas reduzem bem o valor real das receitas originais. Eu já testei a empadinha de milho e fica boa mesmo. Vejam :
Empadinha de milho :
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de fubá
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de alecrim fresco
4 claras
5 colheres de sopa de óleo soja
Meia xícara de chá de leite desnatado
1 colher de chá de sal
1 lata de milho verde
1 xícara de chá de queijo minas picado
Na batedeira bata todos os ingredientes, exceto o milho e o queijo. Retire e adicione-os, mexendo com uma colher.Coloque em forminhas de empadas médias, untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio por 180 graus, por cerca de 30 minutos. Desenforme.
Rende 12 porções. Calorias por porção : 157
Canjica Diet :
1 xícara de chá de canjica crua
3 xícaras de chá de água
3 xícaras de chá de leite desnatado
1 canela em pau
4 cravos da Índia
4 colheres de sopa de adoçante em pó próprio para forno e fogão
2 colheres de sopa de leite de côco
Deixe a canjica de molho em água por 12 horas. Escorra e leve para cozinhar nas 3 xícaras de água por cerca de 40 minutos. Adicione o leite, canela, os cravos e o adoçante. Deixe ferver por mais 25 minutos. Depois junte o leite de côco e leve à geladeira. Se quiser pode servir quente.
Rende 12 porções. Calorias por porção 102.
Paçoca de Colher :
2 colheres de sopa de amendoim torrado sem casca
1 e meia xícara de chá de proteína texturizada de soja torrada
4 colheres de sopa de leite em pó desnatado
2 colheres de sopa de adoçante em pó próprio para forno e fogão
Meia colher de café de sal
Em uma tigela junte todos os ingredientes. Leve ao processador até ficar bem fino.
Distribua em pequenas taças e sirva.
Rende 10 porções. Calorias por porção : 80
Curau Diet :
2 latas de milho
3 xícaras de leite desnatado
3 colheres de sopa de adoçante em pó próprio para forno e fogão
1 colher de sobremesa de margarina light
1 colher de sobremesa de canela em pó para polvilhar.
No liquidificador bata o milho com uma xícara de leite até obter um purê. Passe pela peneira e coloque em panela. Junte o restante do leite, o adoçante a margarina e leve ao fogo médio até que o creme fique bem grosso. Coloque em uma travessa, polvilhe com canela e deixe esfriar.
Rende 8 porções. Calorias por porção 90
Quentão Diet :
3 colheres de sopa de adoçante em pó
1 limão cortado em fatias
Casca de laranja
4 rodelas de gengibre
1 canela em pau
4 cravos da Índia
Meia xícara de chá de suco de maçã pronto sem açúcar
2 xícaras de chá de água
Em uma panela coloque o adoçante, o limão, a casca de laranja, o gengibre, a canela em pau e os cravos. Leve ao fogo baixo e misture bem. Adicione o suco de maçã e a água. Ferva por 10 minutos e sirva quente.
Rende 4 porções. Calorias por porção 95
Arroz Doce :
1 xícara de arroz branco
1 litro de água
1 canela em pau
4 cravos da Índia
Meio litro de leite desnatado
2 colheres de sopa de leite em pó desnatado
4 colheres de sopa de adoçante em pó próprio para forno e fogão
1 colher de chá de canela em pó
Deixe o arroz de molho em água por uma hora. Escorra. Coloque-o em uma panela com o litro de água e leve ao fogo. Quando o arroz já estiver bem cozido acrescente a canela em pau e os cravos. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Quando a água já estiver quase acabando, acrescente o leite desnatado, o leite em pó,o adoçante e deixe em fogo baixo até engrossar. Sirva o arroz doce ainda quente, polvilhando com canela em pó.
Rende 12 porções. Calorias por porção 97
É gente, fica a dica e a sugestão para quem for fazer algumas dessas comidinhas em casa, ou quiser preparar um arraiá mais light esse ano. Vale a pena testar as receitas e experimentar, já que se a gente comparar o valor calórico da receita original com essa aqui, da uma boa reduzida. Só não vale ficar repetindo umas mil vezes as porções... Quem souber alguma receita mais light com a substituição de alguns ingredientes de maçã do amor, a campeã das calorias dos arraiás, manda por email para mim que posto aqui no blog para compartilhar.
Beijo pessoal, boa festa " prô ceis "...
3 de junho de 2011
Pipoca...
Oi pessoal,
Não poderia deixar de escrever hoje pra falar desse post , bem na sexta-feira, comecinho do final de semana. Para todos aqueles que são fanáticos por cinema como eu e só conseguem encaixar esse prazer em algum dia do final de semana, sabe o quanto é bom ter uma pipoquinha do lado por duas ou três horas de lazer e " prazer " assistindo um filme. Acho que poucas coisas combinam tão bem com filmezinho no cinema ou na televisão como a pipoca...Nesse mesmo patamar só mesmo a companhia de quem está ao seu lado...rs
Até hoje na minha vida, só conheço três pessoas que não gostam de pipoca. Mais ninguém. E ainda assim acho estranhíssimo...Muitos falam que pipoca faz mal, engorda , retém líquido pela grande quantidade de sódio que a gente acaba ingerindo, até porque pipoca sem sal é muito sem graça. Em compensação, há estudos que compravam os benefícios da pipoca pra nossa saúde. É verdade, acreditem !!! Para quem adora pipoca, sabe que o gostinho daquelas do cinema são imbatíveis ( em casa nunca fica igual), mas o consumo da pipoca feita desse jeito é que acaba sendo prejudicial para nossa saúde. Segundo cientistas da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, os salgados feitos à base de grãos ( como a pipoca) e alguns cereais matinais, contém uma grande quantidade de substâncias antioxidantes chamadas polifenóis ( são responsáveis por proteger nosso coração de doenças cardio-vasculares). Eles contêm mais antioxidantes do que se pensa e são excelentes para proteger as células de agressões exteriores e ajudam a libertar toxinas. Antes, pensava-se que os grãos inteiros eram benéficos apenas pelo seu alto teor de fibras, mas descobriu-se que o risco de doenças cardíacas, câncer e outras doenças podem ser evitados com o consumo de grãos, entre elas a pipoca. O que não vale é manter a forma de que estamos habituados a consumir a pipoca ( feita com manteiga, margarina, ou óleo), pois assim a quantidade calórica dela aumenta muito e você estará ingerindo uma grande quantidade de gordura presente na manteiga e óleo, o que certamente, com o consumo consequencial, vai aumentar muito seu colesterol ruim ( LDL ), triglicerídeos.
Uma dica para você poder fazer em casa é aquecer quatro ou cinco GOTAS de óleo ( e você pode dar preferência para o de canola ) e despejar o milho na panela para que elas estourem. ( fogo baixo de preferência para não quimar o fundo da panela). Mas o importante é você aquecer o óleo primeiro antes de colocar o milho e não colocar tudo junto, como muita gente faz, porque assim ele vai estourar mais rápido. Usar margarina e manteiga ao invés do óleo, não vale. Elas saturam mais rápido que o óleo e transformam-se na temida gordura trans. Quanto mais saturada, pior para sua saúde. Se for consumir no microondas, o melhor é consumir as sem sabores de queijo, bacon e outros, pois elas contém mais sódio e se possível dar preferência para a pipoca na versão Light. A Yoki e outras marcas possuem essa versão.
Aqui embaixo tem um video de menos de três minutos sobre a pipoca sem óleo ! Vejam !
Ninguém nunca parou para pensar, mas as pipocas estouram porque dentro de cada grão de pipoca, existe uma pequena quantidade de água, cercada por uma pequena camada macia. Quando você aquece o grão da pipoca, essa água presente nela, começa a expandir e a pressãos e torna tão intensa que ela explode o grão e expande a camada macia (que é a parte branca onde vc coloca o sal). Essa é a verdadeira explicação científica para que a pipoca estoure.
Curiosidades sobre a Pipoca :
***Não se sabe ao certo onde surgiu a pipoca, mas há indícios de que no Egito Antigo, Antiga China e na Civilização Inca já se comia pipoca. Na costa leste do peru, foram encontrados arqueólogos grãos de pipoca com mais de mil anos e que estavam tão bem conservados que podiam ser estourados.
***Foram encontrados no México vestígios de um funeral realizado aproximadamente 300 a. C. por uma antiga civilização, onde era cultuado um Deus qua usava adornos com pipocas na cabeça. ( eeita)
*** Grçaos de pipoca podeme stourar sozinhos na Areia do deserto
*** Durante a Segunda Guerra Mundial, os USA, enviavam açúcar para suas tropas em quantidade insuficiente para a produção de doces. Isso os levou a fazer pipocas, três vezes mais do que o normal.
*** A pipoca tornou-se popular durante os 50 anos com o surgimento da televisão, pois pela primeira vez as pessoas compravam pipoca para comer em casa, coisa que só era feita nos cinemas e teatros.
*** As vendas de pipoca para microondas ultrapassam 240 milhões de dólares por ano.
*** O lugar onde mais se come pipoca nos USA é em Dallas.
*** Aproximadamente 48% das pessoas que vão ao cinema compram pipoca.
*** O cheiro de queimado de uma pipoca estourada no microondas é bem mais forte do que uma feita em fogão convencional.
Quem fizer a pipoca desse jeito mais sequinho, depois me fala se ficou boa também. Algumas máquinas para pipoca ( aquelas vendidas nos canais de televisão ) fazem o mesmo processo de como obter uma " pipoca boa e saudável), pois não é necessário adicionar óleo e elas acabam estourando somente com o aquecimento dos grãos. Uma boa alternativa para quem é fã de pipoca e não resiste ficar sem comer, né ?
Beijo gente, bom final de semana !
Assinar:
Postagens (Atom)