Vida Alternativa pelo mundo...

7 de outubro de 2009

Bioativos, Biogênicos, Bioestáticos e Biocídios


Aqui estou eu novamente falando sobre a importância dos alimentos, não é ? Acho que nunca é demais aprendermos mais um pouquinho sobre esse poder que alguns alimentos trazem para nós....Olha só que legal essas dicas de alimentos que vi essa semana num site natural. Achei super interessante e bem explicadinho todas as informações nutricionais que cada alimento possui. Acho que vale à pena dar uma lida e quem quiser até imprimir para colar na porta da geladeira, afinal as informações são muitas e é praticamente impossível todas elas permancerem na nossa cabeça de cor e salteado. Porisso é legal copiar e prestar atenção nessas dicas preciosas que só tem à acrescentar a nossa saúde e longevidade...

Nossos alimentos podem ser classificados em 4 grupos, de acordo com a energia que transmitem ao nosso organismo: Alimentos que geram vida, chamados BIOGÊNICOS: Germes e brotos dos grãos, das ervas e hortaliças..

Alimentos que ativam a vida, chamados BIOATIVOS: Frutas, verduras, hortaliças, cereais, sementes, nozes, castanha ( consumidos crus, maduros e bem frescos).

Alimentos que somente conservam e às vezes diminuem a vida, chamados BIOESTÁTICOS, que garantem o funcionamento mínimo do organismo, mas envelhecem as células, porque não fornecem as substâncias vivas para a sua regeneração. São comidas estocadas, refrigeradas, cozidas e fritas.

Alimentos que destroem a vida chamados BIOCÍDICOS: Sua energia vitalizante foi destruída por processos artificiais como refinação, conservação e aditivos químicos. São as comidas industrializadas, que infelizmente são mais utilizadas nos dias de hoje.

Os alimentos vivos BIOGÊNICOS e BIOATIVOS fornecem energia, enquanto os alimentos BIOESTÁTICOS e BIOCÍDICOS nos tiram a energia.

Não precisamos renunciar totalmente a estes alimentos, mas a nossa alimentação deve consistir de no mínimo 60 a 80% de alimentos vivos biogênicos e bioativos, conter no máximo de 20 a 40% de alimentos bioestáticos, e a menor quantidade possível de alimentos biocídios.
ALHO: É um bactericida poderoso, previne e cura infecções. Seu componente alicina combate mais de duas dúzias de tipos de bactérias. É também antivirótico, antiinflamatório, antiespasmódico e descongestionante. Por conter adenosina, relaxa as artérias e, com isto abaixa a pressão arterial, limpa as artérias e reduz o colesterol, prevenindo assim o derrame cerebral e o infarto do coração.

CEBOLA
: Tem efeitos semelhantes ao alho, além disto é rica em fósforo (bom para a memória) e útil como expectorante em caso de tosse. É depurativa do sangue e absorve as toxinas. Seu suco morno, pode ser pingado nos ouvidos para combater rapidamente uma inflamação.

LIMÃO: Rico em vitamina C, combate infecções além de gastrite, reumatismo, artrite, gota, náuseas, azia, hipertensão e dor de garganta (fazer gargarejos com água quente, limão e sal, de hora em hora, logo aos primeiros sinais).

BERINJELA: Reduz o colesterol ( Ao se tomar seu suco em jejum por um período de 15 dias seguidos ). Ajuda a emagrecer e a reduzir o tamanho de pedras na vesícula. Contêm um glicoalcalóide, que compõe as pomadas usadas contra câncer de pele.

BRÓCOLES E REPOLHO: Combatem o câncer de mama porque reduzem o excesso de estrógeno. Possuem ação benéfica em todos os tipos de câncer. O brócoles é rico em cromo, regulador do metabolismo de insulina. Assim, é benéfico tanto no diabetes como na hipoglicemia. Comer uma xícara de brócoles por dia ajuda a vencer a compulsão por doces.

SALSINHA: Também combate o câncer, principalmente o de pulmão. Recomenda-se aos fumantes passivos e mesmo aos ex-fumantes tomar um copo de suco de salsinha bem concentrado em jejum diariamente, porque ele reduz a oxidação das células, gerada pela fumaça do cigarro e pela poluição do ar. É também rica em vitamina A, e tem ação benéfica sobre as desordens da menstruação.

ESPINAFRE: É diurético, combate as infecções das vias digestivas e pode previnir e até curar a catarata, por produzir antioxidantes que atuam nas células dos olhos. Rico em ácido fólico, que reduz o nível de homocisteína no sangue (prevenção do infarto), contêm também dois fitoquímicos, a luteína e a zeaxantina, que parecem dar esperança na cura da degeneração macular (cegueira dos idosos). Possui alto teor de vitamina A e de ferro.

NABO: Ótimo expectorante quando usado em xarope, atua contra a tosse e a bronquite asmática. Seu suco cura frieiras, é depurativo do sangue e contêm muito fósforo, que é ativador da memória.

CENOURA: Previne a cegueira e as enfermidades do fígado, é rica fonte em betacaroteno, que protege as artérias e fortalece o sistema imunológico. Contém fibras vegetais que abaixam o colesterol. Por isso, o hábito de comer uma cenoura por dia pode reduzir em 50% o risco de adquirir doenças coronárias.

COUVE MANTEIGA: Seu suco cura úlceras de estômago e é eficiente contra a anemia, por ser rica em ferro. A couve também é tônica, laxante, vermífuga e reduz as pedras da vesícula.

GENGIBRE: É analgésico, atuando como AAS (ácido acetilsalicílico), por exemplo: ele faz a dor de cabeça desaparecer em meia hora, se você tomar 1/2 colher de chá de pó de gengibre diluido em água. Mastigar gengibre fresco alivia a dor de garganta e combate a inflamação. Além disso, reduz o desejo de fumar.

ARROZ ou TRIGO INTEGRAL: Uma boa porção de preferência com mel, faz desaparecer a irritação da tensão pré-menstrual dentro de mais ou menos uma hora, por produzir o hormônio serotonina, semelhante em seu efeito ao do Valium.

IOGURTE: 2 copos com banana, tomadas na véspera do início da menstruação reduzem em muito as cólicas mentruais, por causa do cálcio que contêm.

IOGURTE COM ABACAXI: Previne e até ajuda a curar a osteoporose, por conter cálcio e magnésio.

ABACAXI: Trata-se de um poderoso expectorante, porque contêm bromelina, que dissolve os catarros. Tomando um copo de suco de abacaxi em jejum durante 15 dias, intercalando uma pausa de 15 dias e depois repetindo a dose, consegue-se dissolver completamente a solitária (tênia de vaca).

TOMATE, CENOURA, ABACAXI, PIMENTÃO E MORANGO: Ajudam a previnir o câncer de mama e a leucemia. O tomate, rico em licopeno, previne o câncer de próstata, se consumido em sopas e molhos, com um pouco de azeite, pelo menos 4 vezes por semana.

MORANGO, UVA, AMORA, ACEROLA, PITANGA E FRAMBOESA: Contêm ácido elágico, que, além de beneficiar a pele, tornando-a mais elástica, neutraliza as substâncias cancerigenas que penetram no organismo, antes que possam provocar a temida mutação das células . A amora melhora a memória do idoso, e o chá de sua folha é usado para diminuir os sintomas da menopausa.

SOJA: Contêm lecitina, uma substância importante para o sistema nervoso e útil para a dissolução de gorduras localizadas ou de pedras da vesícula. É rica em proteínas de alta qualidade e, em fitoestrógenos que ajudam o equilíbrio hormonal da mulher, especialmente no período da menopausa. Além disto, a soja contêm genisteína e daidzeina, dois fitoquímicos poderosos na destruição das células cancerosas.

NOZES E CASTANHAS: Muito nutritivas, se bem bastante calóricas, são ricas em gorduras monosaturadas e poliinsaturadas, que reduzem os níveis do colesterol LDL e os triglicerídeos, enquanto aumentam os níveis de HDL; a fórmula perfeita para prevenir doenças cardíacas.

SUCO DE UVA VERMELHA: Esqueça a receita de tomar vinho tinto, o suco de uva tem o mesmo poder preventivo, porque é na casca da uva vermelha que se encontra os resveratrol, um super antioxidante que previne o ataque cardíaco e o endurecimento das artérias.

MANGA : purifica o sangue.

RÚCULA E CHUCRUTE : (repolho fermentado) reduzem a glicemia.

CHUCHU : reduz a hipertensão arterial e o glaucoma.

MELÂNCIA : elimina a retenção de líquidos dos tecidos.

FIGO : cicatriza úlceras de estômago e duodeno, bem como úlceras varicosas nas pernas.

CAQUI : é útil nas afecções do fígado, catarros da bexiga e enfermidades das vias respiratórias.

ÁGUA DE CÔCO : é hidradante, remineralizante, e um excelente substituto do leite materno, quando liquidificado com a polpa de côco verde.

A BANANA : alivia doenças do cólon e do reto, facilita a função intestinal e é riquíssima em cálcio.

O SUCO DE BATATA
: cura instantaneamente a azia, seu uso diário alcaliniza o organismo todo, com grandes benefícios para a saúde.

OS GRÃOS INTEGRAIS
: possuem uma gama imensa de nutrientes, concentrados no germe e no farelo.
São vitaminas e minerais preciosos que previnem ou curam desde as cáries e a osteoporose até a depressão, desde a falta de libido até a eczema.

Dando um exemplo: um terço de todos os casos de câncer está relacionado aos hábitos alimentares. Em recente congresso internacional de câncer, o porta-vóz da Organização Mundial de Saúde afirmou: Se as pessoas incluissem 5 porções de frutas e verduras cruas em seu cardápio diário, poderiam reduzir em 50% o risco de contrair câncer de cólon, estômago, pulmão, próstata, pâncreas, útero, ovário e esôfago.
Frutas, legumes e verduras, especialmente quando consumidos crus, são antioxidantes e neutralizam os radicais livres que provocam a degeneração ou a morte das células. As fibras alimentares dos vegetais crus e dos cereais integrais aumentam o bolo fecal e assim mantêm o intestino limpo. Desta forma evitando-se colite, diverticulose, apêndicite, câncer de cólon além de 60 outras doenças.

Pessoas, 2010 tá aí. Vamos focar na importância desses alimentos, olhando não apenas para o lado estético e os benefícios que se alimentando dessa forma pode causar no nosso corpo, mas sim pensando na nossa qualidade de vida interna, na cura e prevenção de doenças que através da alimentação podemos conseguir e lutar sempre pelo equilíbrio. Claro que isso não inclui ficar dias, meses ou muito menos anos, sem comer um docinho, chocolate ou uma coxinha ( acho que ninguém consegue isso por muito tempo, né ?), mas nos focarmos nessas quantidades diárias que nosso corpo necessita e deve ingerir desses alimentos e fazer deles nosso verdadeiro combustível " pro corpo pegar no tranco " rsrs...

Beijos à todos !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário