Vida Alternativa pelo mundo...

18 de agosto de 2010

Yoga pela Paz

Quem mora aqui em São Paulo, pôde nesse final de semana, acompanhar mais um evento do Yoga pela paz, que acontece anualmente no Parque do Ibirapuera... Esse evento reune yogues e simpatizantes e é realizado aqui na capital e em outras cidades do Brasil. O objetivo do evento é promover o equilíbrio e a paz de cada indivíduo, por meio da prática coletiva de Yoga e meditação e assim, contribuir para a criação de uma atmosfera pacífica em toda a cidade.
Durante esse evento , as pessoas interagem e aprendem os benefícios do Yoga para a saúde , mente e também a meditação. O ano passado o evento reuniu 30.000 pessoas e acredita-se que esse número tenha aumentado nesse ano de 2010.
Para quem não sabe o Yoga, teve origem na Índia e significa união (em sânscrito). Eu sou suspeita para falar, pois sou praticante à anos e acho que fazer ou praticar Yoga é o melhor presente que alguém pode se dar. Eu sempre falo aqui da consciência corporal que cada pessoa adquire com essa técnica. O respeito pelo corpo e todos seus limites, a paciência , perseverança, equilíbrio, doação... No Yoga não existe tempo e nem imposições, porisso aqueles que procuram uma atividade física somente com o objetivo de culto ao corpo, o Yoga não é bem indicado, afinal a maior preocupação de quem faz o Yoga, é o bem estar, a paz interior, serenidade, que é tão difícil de ser alcançada...
Os benefícios físicos vem com o tempo, são consequência de uma prática contínua, onde o tônus muscular é facilmente notado após determinadas posturas ( asanas ) como costumamos chamar. Praticar toga reduz a pressão arterial, diminui o estresse,ansiedade e melhora a coordenação, flexibilidade, concentração, sono e digestão.
O Yoga também tem sido usado como terapia complementar para diversas condições como câncer, diabetes, asma, aids e síndrome do intestino irritado.
Há um princípio yôgue que diz que : Corpo flexível, mente flexível...

Existem várias formas de se praticar Yoga. Porisso, eu trouxe a relação e descrição de cada uma delas, para aqueles que quiserem experimentar já possam se familiarizar e ir definindo o que procuram.

Hatha Yoga


Este é o estilo mais popular de yoga no Ocidente. Tem o foco na saúde do corpo, sem tanto aprofundamento filosófico. O objetivo é trabalhar mente e espírito por meio do corpo. Gerou dezenas de ramificações e estilos em todo o mundo.
Melhora o condicionamento físico, força e flexibilidade, além da saúde em geral. Ajuda a aumentar a capacidade de concentração. Trabalha posturas ( asanas ) e respiração.

Ashtanga Yoga

De uma ramificação do Hatha. É das práticas mais vigorosas atualmente, trabalhando com seis séries fixas, que vão sendo aprendidas progressivamente, exigindo um grau cada vez maior de força, flexibilidade e consciência.
O suor aqui tem o objetivo de desintoxicar o organismo, enquanto a respiração forte ajuda a aquecer o corpo internamente, renovando o sangue e ajudando a prevenir lesões. A prática traz muita força, flexibilidade e equilíbrio, além de melhorar a concentração e alinhar a musculatura e as articulações.

Iyengar Yoga


É também uma ramificação do Hatha. A principal característica do método é o conceito de que o alinhamento do corpo desperta experiências escondidas, tornando conscientes os condicionamentos que moldam as nossas estruturas musculares.
Ótima para pessoas que querem combater a má postura e até para quem possui problemas motores.

Power Yoga


Outra ramificação do Hatha, também bem vigorosa, combina movimentos fortes com respiração dinâmica, aliando posturas do yoga com exercícios e movimentos extras.
Aumenta a força, resistência e flexibilidade, aumenta a capacidade de atenção e concentração e ajuda a alinhar músculos e articulações.

Kundalini Yoga

Durante muitos anos foi considerada uma prática secreta. Tem por objetivo a subida da kundalini (energia que fica adormecida na base da coluna, no primeiro chakra, e que vai subindo junto com a expansão da consciência do indivíduo).
A prática costuma limpar e revigorar o organismo, fortalecendo e alongando o corpo. Equilibra os sistemas nervoso e glandular, sincronizando-os com a rede de meridianos, chakras e corpos energéticos.

Raja Yoga

Meditação é a palavra-chave deste tipo de Yoga. Seu objetivo é o desenvolvimento espiritual do indivíduo e não tem foco no esforço físico.
Ótima para insônia, para acalmar a mente e aumentar a concentração.

A minha identificação é com o Hatha Yoga. Quem for praticante do Hatha, eu indico um livro que traz todas as posturas mais realizadas durante uma aula e um programa que você pode fazer em casa, com sequências de posturas e exercícios de pranayamas ( respirações ), além das explicações dos benefícios físicos e terapêuticos de cada uma delas.
O nome do Livro é : ASANAS , de Swami Kuvalayananda, que deixa uma mensagem muito especial sobre a técnica :

" O Yoga tem uma mensagem completa para a humanidade. Tem uma mensagem para o corpo humano, para a mente humana e também para a alma humana. Possam os jovens inteligentes e capazes levar essa mensagem a cada indivíduo, não só na Índia como a qualquer parte do mundo ".

Kuvalayananda

9 de agosto de 2010

O difícil é ser café...



Pessoal, aqui vai um texto coerente, (eu diria até bonitinho),mas com muita verdade. Traz bastante reflexão para nós começarmos bem a semana...
Começarmos a semana pensando...

Cenoura, ovo ou café?

Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer, queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido, outro surgia.
Seu pai, um chef, levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo as panelas começaram a ferver. Em uma, ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo. Cerca de 20 minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e as colocou em um prato. Retirou os ovos e os colocou em uma tigela. Então pegou o café com uma concha e o colocou em uma caneca. Virando-se para ela, perguntou:
-Querida o que você está vendo?
-Cenouras, ovos e café, ela respondeu.
Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedecera e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso. Ela perguntou:
-O que isto significa, pai?
Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo, mas que cada um reagira de forma diferente. A cenoura entrara forte, firme e inflexível. Mas depois de ter sido submetida a água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil. Os ovos eram frágeis. Sua casca fina havia protegido o líquido interior. Mas após terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou rígido. O pó de café, contudo, era incomparável. Depois que fora jogado na água fervente, ele havia mudado a água.
- Qual deles é você? - perguntou o pai a sua filha
- Quando a adversidade bate a sua porta, como você responde? Você é uma cenoura, um ovo ou um pó de café? Você é como a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade você murcha e se torna frágil e perde a sua força? Será que você é como o ovo, que começa com um coração maleável, mas depois de uma adversidade, você se torna mais difícil e duro? Sua casca parece a mesma, mas você está mais amargo e obstinado, com o coração e o espírito inflexíveis? Ou será que você é como o pó de café, que muda a água fervente, a coisa que está trazendo a dor, para conseguir o máximo de seu sabor? Seja como o pó de café, mude a adversidade em algo positivo!

Vamos pensar nisso !!!
beijos

2 de agosto de 2010

Alimentos X Emoções

Oi gente !!!
Pelo título do blog, vocês devem estar pensando : - Lá vem a Ju dar receitinha e falar de culinária !!! rsrsrs
Não pessoal, não vou dar receitinha e tão pouco falar de culinária, mas sim da forma como os alimentos interferem nas nossas emoções.Pois é...não são somente as nossas emoções que interferem na nossa saúde física, mas alguns alimentos que a gente acaba consumindo, podem ser positivos ou negativos para nossa saúde emocional.
Esse post é baseado em um email que recebi de uma amiga muito especial a semana passada e apesar de conhecer as propriedades de alguns alimentos, eu ainda não conhecia a relação de alguns deles com o nosso emocional. Vamos à eles :

Banana:contra a ansiedade
Se você anda mais ansioso que o normal, aposte na banana para elevar os níveis de serotonina. Quando os níveis desse neurotransmissor estão baixos, falha a comunicação entre as células cerebrais. Aí você fica irritada e especialmente ansiosa. A fruta combina doses importantes de triptofano e vitamina B6. Juntas, as duas substâncias se tornam poderosíssimas na produção da serotonina.

Mel: alegria
Triste sem motivo? Nesse caso, o mel funciona como um calmante natural, pois aumenta a eficiência da serotonina no cérebro. Mas não é só aí que ele atua. Quando alcança o intestino, ajuda a regenerar a microflora intestinal. Resultado: o ambiente se torna mais propício para a produção de serotonina. Surpresa? Pois é, cerca de 90% do neurotransmissor do bom humor é produzido no intestino.

Abacate: amigo do sono
Dormir é tão importante para viver bem quanto comer direito e fazer exercícios. Tem noite que o sono não vem? Põe fé no abacate. Tudo bem, ele tem gordura, mas é a boa. Ele ainda oferece vitaminas que ajudam você a se entender melhor o travesseiro. A vitamina B3 equilibra os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. Já o ácido fólico funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir bem.

Salmão: levanta o astral
Mau humor constante pode ser sinal de falta de ômega 3 no prato. O representante oficial dessa gordura amiga é o salmão. Mas existem outros peixes (atum, aranque e sardinha) que jogam seu astral lá para cima. O ômega 3 melhora o ânimo porque aumenta os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina - substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Estudos também comprovam que este ácido graxo tira os radicais livres de cena e assim protege o sistema nervoso central.

Lentilha: afasta o medo
Angústia e medo podem estar relacionados ao desequilíbrio de cálcio e magnésio. Essa dupla atua no balanceamento das sensações. Além de incluir alimentos com cálcio (queijo e iogurte) e magnésio (acelga) na dieta, consuma mais lentilha. Ela tem efeito ansiolítico, ou seja, tranqüiliza e conforta. Isso porque é precursora da gaba, neurotransmissor que também interfere nos sentimentos.


Nozes: mantém você concentrado
São muitos os nutrientes das nozes. Mas é a vitamina B1 a responsável por essa fruta oleaginosa melhorar a concentração, pois a B1 imita a acetilcolina, neurotransmissor envolvido em funções cerebrais relacionadas à memória.

Chá verde: espanta o estresse
Essa erva, a Camellia sinensis, tem fitoquímicos (polifenóis e catequinas) capazes de neutralizar as substâncias oxidantes presentes no organismo que, em excesso, deixam você cansada e estressada e acabam desorganizando o funcionamento do organismo. O estresse é capaz de desencadear a síndrome metabólica, culpada por doenças como a obesidade e a depressão. Beber chá verde, conforme alguns estudos, melhora inclusive a digestão.


Brócolis: deixa a mente esperta
Este alimento é rico em ácido fólico, acelera o processamento de informação nas células do cérebro, conseqüentemente, melhorando a memória. Porções extras desta verdura vão fazer você lembrar de tudo rapidinho.


Clorela: controla a preocupação
Comportamento obsessivo pode ser sinal de que as células do organismo estão desvitalizadas. A alga clorela funciona como um poderosíssimo reparador celular, melhorando as funções fisiológicas e o sistema imunológico. E mais: contém vitaminas (B3, B6, B12 e E) e minerais (cálcio, magnésio e fósforo) e aminoácidos (triptofano) que ajudam a estabilizar os circuitos nervosos, acabando com a aflição e aumentando a sensação de conforto.

Óleo de linhaça: dribla o apetite excessivo
O óleo extraído da semente de linhaça e prensado à frio é uma fonte vegetal riquíssima em gordura ômega 3, 6 e 9. Melhor: é um dos poucos alimentos com ômega numa proporção próxima do ideal, o que é imprescindível para que exerça suas funções benéficas. Uma delas é regular os hormônios que ajudam a manter o sistema nervoso saudável. Com isso, a ansiedade perde espaço e a cumpulsão a comida fica bem menor.

Gérmen de trigo: acaba com a irritação
Assim como as nozes, o gérmen de trigo tem vitamina B1 e inositol, que reforçam a concentração. Mas por ter uma boa dose de vitamina B5o gérmen é especialmente indicado como calmante, já que melhora a qualidade de impulsos nervosos, evitando nervosismo e irritabilidade.

Tofu: espanta o desânimo
O queijo de soja tem o dobro de proteínas do feijão e uma boa dose de cálcio. Também é rico em magnésio (evita o enfraquecimento das enzimas que participam de produção de energia) e ferro (combate a anemia). Quando estes minerais estão em baixa no organismo, você se sente fraca e sem ânimo. Mas é a colina, substância que protege a membrana das células cerebrais, que dá ao tofu o poder de acabar com o cansaço mental.

Acho que sábias são as nossas mamães, ou as nossas avós que diziam aquela velha frase : - Tem que comer direito, se alimentar bem, comer colorido !!! Acho que está aí a explicação da importância dos alimentos...

Beijos, até mais !