Estilo de vida , lugares alternativos, bem estar, saúde, tratamentos e terapias complementares(como eles podem melhorar sua qualidade de vida, aumentando a disposição, alegria interior,longevidade).Um novo conceito e uma nova filosofia de vida para ser praticada tanto nas grandes como nas pequenas ações do dia a dia. " A vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável." (Kathleen Norris).
Quem sou eu
- Juli
- São Paulo, SP, Brazil
- " Falar é superficial por mais profunda que seja a fala ... " " Tocar é profundo, por mais superficial que seja o toque..."
19 de dezembro de 2010
Feliz Natal !!!
Oi pessoal !!!
Como prometi, voltei com uma linda mensagem de Natal que tenho certeza que irá tocar o coração de vocês, assim como tocou o meu...
Mais um texto " daqueles " da Letícia Thompson. Um texto reflexivo, generoso e um verdadeiro presente para vocês...Lá vai :
" Se você anda preocupado porque não sabe o que vai oferecer como presente porque não tem condições, está desempregado, ou porque os amigos são tantos e você não tem meios de oferecer alguma coisa a cada um..."
Vou te dizer uma coisa:
Flores murcham, cartões se perdem, nem todos os presentes agradam, cartas amarelam com o tempo...
Pense em oferecer algo que fique para sempre, que você possui e que muitas pessoas riquíssimas não mais possuem:
Un pouco do seu tempo!
Seja por uma hora, uma manhã, uma tarde ou mesmo um dia o melhor amigo que alguém pode ter! Dê-se inteiramente na amizade. Quem sabe um bolo preparado com suas próprias mãos com um café?
Momentos ficam para sempre! Fazer alguém feliz é o maior presente que podemos oferecer. E isso não compramos, não comercializamos, nós produzimos, com carinho nos olhos e amor no coração.
Faça com que daqui a dez anos alguém possa dizer: o melhor presente de Natal que eu recebi foram alguns momentos que você me ofereceu naquele ano.
Somos nós, em nós, pessoas muito ricas em possibilidades. Podemos dar de nós aos outros sem ter que adquirir. Podemos fazer alguém sorrir.
Dê um bocadinho do seu tempo como presente. Sem papel, sem surpresas, mas de todo seu coração.
Você é o melhor presente que existe!!!
E que seu Natal seja lindo, assim como o de todos os que seu coração eleger para provar o carinho da sua amizade.
Lindo texto, né gente ? E faço dele as minhas palavras...Desejo que cada um de vocês tenha um Natal em paz e feliz ao lado de alguém especial. Esse alguém pode ser seu marido ou sua esposa, seu pai ou sua mãe, seu filho ou filha..."ou filhos"...Pode ser seus avós, seus tios, seus amigos, seus colegas, seu animal de estimação... Todo mundo na vida, tem algo ou alguém que considere importante e estar com essa pessoa, é um desses presentes verdadeiros que a gente pode ter de melhor para receber numa data como essa. Seja uma família inteira, ou seja apenas uma pessoa, o importante é confraternizar com esse " alguém ". Acredito que esse seja o verdadeiro sentido do Natal e significado da palavra " confraternização ". Muito mais que peru, rabanadas ou panetones, é a época que a gente pode dar o nosso melhor, seja para os outros ou seja para nós mesmos...
Saúde para todos vocês nesse finalzinho de 2010 e começo de 2011, sucesso, alegria, esperança e fé. Obrigada à todos que participaram esse ano do blog, com as mensagens e comentários carinhosos que eu recebia por email, à todos que de certa forma se fizeram presentes nesse ano de 2010. Sintam-se abraçados mesmo de longe.
Que Deus abençoe a casa de vocês durante a noite do dia 24 de dezembro e o dia 25 também e que a paz ( que certamente vai acontecer) permaneça em cada momento desse próximo ano.
Um grande abraço de Feliz Natal e Feliz Ano Novo no coração de cada um !!!
6 de dezembro de 2010
Paradinha no Goa ...
O assunto do post hoje é direcionado para uma amiga minha, Nicole, que adora esses lugarezinhos alternativos, com comida vegetariana e ambiente acolhedor...rsrs
Eu sempre falo isso mas eu acho que todo mundo deveria pelo menos uma vez na vida se permitir sair para comer em um resturante vegetariano.
Segundo um monge budista, uma das recomendações que ele cita para que a gente possa viver melhor e em harmonia, é que pratiquemos o vegetarianismo pelo menos uma vez ao mês para nutrir nosso coração de compaixão...
Tem muita gente com preconceito achando que comida vegetariana é só mato ! Não é gente ! Comida vegetariana é o alimento da alma. Demora um certo tempo para que o nosso organismo não sinta mais falta da proteína animal, mas mesmo aqueles que são carnívoros convictos ou semi-vegetarianos, ( chamados de pesco-ovo-lacto-vegetarianos), pode experimentar uma refeição completinha com direito à entrada, prato principal, sobremesa no maior estilo saudável e nutricional.
A comida vegetariana é uma mesclagem de texturas, cores, sabores, aromas e sensações muito diferentes, porisso que eu hoje vou falar do Goa, um local especializado em culinária natural- vegetariana que tem aqui no bairro de Pinheiros em São Paulo.
Não é só a comida de lá que é leve gente. O ambiente é extremamente relaxante, desestressante e inspirador para uma soneca...rs. Depois de almoçar , é possível literalmente dar uma deitadinha nas redes que fazem parte da decoração do restaurante. Todo mundo sabe que a tradicional siesta depois do almoço, é um complementar excelente para " tocar o resto do dia ", porisso que esse local não foi só voltado para a culinária tradicional naturalista, mas também para fazer com que cada cliente, sinta-se renovado depois de uma manhã atribulada... Aos sábados e domingos, este espaço ( das redes) se transforma em área para crianças, com brinquedos educativos.
No Goa, os alimentos utilizados são orgânicos, não são utlizadas bebidas em garrafas pet, nem sacos e sacolas plásticas. Eles procuram sempre utilizar materiais recicláveis e oferecem repetição de mais meio prato sem adição de acréscimo...Interessante essa filosofia deles, né ? Outra coisa legal é que o GOA procura despertar em seus funcionários sua própria filosofia de valorização e respeito à vida. Por isso, os profissionais são incentivados ao crescimento pessoal por meio de aulas de yoga, palestras, visitas a instituições relacionadas ao meio ambiente, e por ai vai...
O preço único do almoço dá direito a entrada, prato principal (se o cliente quiser, pode pedir mais meio prato), suco natural e sobremesa. Lá, eles fazem feijoada vegetariana (ensopado de feijão com legumes, proteínas vegetais, tofu e seitam), lasanha vegetariana,abacaxi flambado,quibe ao molho de hortelã com homus e cuscuz marroquino,crepe de palmito pupunha orgânico com requeijão e arroz integral; entre outras opções. O cardápio é diferenciado e elaborado para cada dia da semana e eles tem sistema de delivery para a região.
Segundo o chef Augusto Pinto, dono do local, ser vegetariano hoje é mais do que um estado de espírito, significa incorporar outros conceitos, como o compromisso com a sustentabilidade...
Só para vocês terem uma idéia da delícia que é, olha uma mostra de um dia de buffet lá no Goa...
1 - Quiche de Frango Falso, Requeijão e Azeitonas. Acompanha Feijão Fradinho c/ Abóbora e Arroz c/ Tomate
2 - Couscous Marroquino c/ Aspargos Frescos, Alho Poró e Alga Nori, Acompanha Mix de Batatas c/ Cúrcuma, Cebolas Douradas e Couve-Flor Empanadas ao Molho de Tahine (Vegan)
3 - Fusilli Integral c/ Polpetone de Soja Recheado c/ Provolone ao Sugo
Endereço:
Rua Cônego Eugênio Leite, 1152
Tel: (11) 3031-0680 / 3097-9536
Horário de funcionamento:
Terça à Sexta: 12h às 16h
Sábados, domingos e feriados: 12h às 17h
Apesar desse restaurante ser daqui de São Paulo e algumas pessoas que me mandam email e fazem comentários nem moram aqui na região, eu acho que essa proposta da culinária vegetariana, vale como dica e fonte para quem quer se inspirar em conhecer um pouco desse tipo de alimentação. Hoje em dia a culinária vegetariana expandiu bastante. Há muitas lojas de produtos naturais espalhados por cada estado e o acesso à esses produtos ficaram muito mais fáceis. O crescimento de restaurantes desse tipo também aumentou consideravelmente e dependendo do estado que você mora, é possível encontrar um restaurante assim a cada bairro, portanto vale à pena. Seja por gosto, por aprendizado ou curiosidade, almoçar em um local como esse só vai surpreender e acabar com o mito de que comida vegetariana é sem graça, sem gosto, sem cor...
Quem mora aqui em São Paulo e for até lá para conhecer, estiver aqui em SP à passeio e quiser também conhecer o Goa, depois me fala se eu tinha ou não razão em comentar aqui um post sobre isso...
Pessoal, esse é o penúltimo post do ano. No próximo eu venho para desejar Feliz Natal e Feliz Ano Novo para vocês...Portanto quem tiver alguma dúvida e quiser falar comigo por email, anota aí : reiki.jm@gmail.com, fico à disposição.
Beijo para vocês!!!
2 de dezembro de 2010
Caminho das Índias...
É gente...dezembro chegou ! Último mês do ano...Época de reflexões, confraternizações, preparativos para o Natal, promessas de Ano Novo...
Época também de reunir os amigos e a família, descansar, férias...
As férias são só para alguns, mas pensando nelas que eu resolvi deixar um dos últimos posts desse ano. Um dos lugares mais atraentes, culturais, diversificados que existe no mundo, sem dúvida é a Índia. Ela mantém um magnetismo de geração à geração. Tem encanto, beleza e emoção reunidas em um só país, pois tem no seu povo, o retrato de uma sociedade rica em costumes, mas também de confrontos étnicos.
Quando se vai conhecer a Índia, deve estar preparado para a diversidade cultural que você vai encontrar, além disso, a diversidade física, racial e religiosa é o que definem a Índia em si. Um país rico e pobre ao mesmo tempo que varia de um extremo ao outro, mas que sabe preservar nas suas origens, o conhecimento, o esclarecimento de sua história entre o seu povo.
Um exemplo disso é a história que envolve o Taj Mahal, um monumento arquitetônico localizado na cidade de Agra, construído pelo Imperador Shahjahan, como um memorial à sua esposa Mumtaz Mahal. Os trabalhos para a construção do Taj duraram aproximadamente 22 anos e foi uma homenagem que o Imperador apaixonado fez para ser uma comemoração à memória de sua esposa, depois de falecida. O Taj Mahal foi todo construído em mármore branco, esculturas e flores.
Sem dúvida, esse é uma das mais perfeitas construções do mundo e o presente que na verdade foi oferecido à Mumtaz Mahal, na realidade foi um presente para toda humanidade, pois independente da classe social entre os habitantes da Índia, a história do Taj Mahal é conhecida mundialmente, atraindo turistas cada vez mais encantados com um desses espetáculos que se encontra nesse país, portanto ir para Índia e não passar por Agra, não é uma viagem completa à Índia...
Mas como se comunicar na Índia ???
O inglês é a chamada língua franca na Índia, onde existem 80 línguas oficiais, uns 400 dialetos e mais de 10 diferentes alfabetos.
Se você já sabe o nome do seu hotel e tem o endereço, combine no guichê de táxis pré-pago o preço da corrida e certifique-se que o motorista compreendeu bem o seu destino. Se não souber onde ficar combine uma corrida até Pahad Ganga, um bairro próximo à estação ferroviária de New Delli (cuidado, pois existe outra estação bem mais distante chamada Old Delli), onde você vai encontrar hotéis bons e a preços módicos.
O meio de locomoção vai depender da pressa, do destino e das condições climáticas. Para viagens longas o trem é o transporte ideal, para quem tem pressa, os aviões. Já os ônibus são ruins, barulhentos e raros. Nas cidades você pode viajar curtas distancias (até uns 5 ou 6 km) de rickshas, que são bicicletas com banco de passageiro. Já as distâncias maiores de motoricksha, que ao invés de bicicleta são triciclos motorizados que viajam um pouco mais rápido. A maioria das estradas é de pista única, estreita, movimentada e com o asfalto esburacado. Os ônibus são engenhocas ruidosas e fumegantes.
Não poderia deixar de mencionar, o presente que a Índia nos ofereceu com alguns tratamentos ditos alternativos...No post anterior, eu falei sobre a massagem ayurvédica, originária da Índia, e realizada por toda população, assim como a Shantala, que é uma técnica de massagem também originária na Índia, só que realizada em bebês. Aqui no Brasil, em quase todas as cidades, há cursos e mais cursos para mamães de primeira viagem, que querem beneficiar seus bebês coma a Shantala. É um método simples, mas como envolve bebês todo cuidado é pouco, afinal não da para deitar somente o bebê no colo e sair por aí massageando o coitadinho como se fosse um pãozinho, né ? A técnica da Shantala, tem movimentos precisos e que favorecem os recém nascidos em caso de cólicas, irritação, constipação, além de um total relaxamento e sono tranquilo
Vale lembrar que a Shantala, foi descoberta por um médico francês, que passava em uma Rua e se deparou com uma mulher simples, sentada no chão que massageava seu filhinho com movimentos corretos que o acalmavam e promoviam equilíbrio físico, emocional e energético. Assim, batizou o nome dessa variação de massagem em bebês de Shantala, em homenagem à mulher que apresentou para ele essa técnica...
Engraçado como aqui no Brasil essa área da massoterapia é algo considerado secundário (apesar de estar crescendo), pois em países como a Índia, China e Japão por exemplo, esses costumes são milenares e fazem parte do cotidiano da população...
Bom, mas vamos voltar à Índia...
A moeda nacional é a Rúpia. O câmbio de dinheiro pode ser feito em bancos ou casas para isso (com uma pequena vantagem de câmbio nessas).Claro que você vai precisar de $$$ para ficar na Índia, pois se existe um paraíso para compras, este paraíso é a Índia. Lá você encontra de tudo. Roupas exóticas, roupas estilo ocidental, marcas de grife, artesanato indiano de prata, jóias, marfim, ouro, temperos, tinturas para cabelo, cosméticos, livros, incenso, arte sacra hindu, objetos para o ritual religioso, perfumes, louças, talheres e tudo o que alguém possa imaginar para todos os bolsos. Lembre-se que a Índia sempre foi o país das especiarias, das tapeçarias, da seda fina e de tudo o que os nobres e endinheirados sempre desejaram possuir. Um bazar indiano, como o Main Bazar de Delhi, é o sonho de consumo que você ainda não teve e que jamais poderia imaginar existir! Para visitar :
New Delli, ou Nova Delhi, é o melhor destino para quem desembarca na Índia pela primeira vez. Assim que você sai daquele ambiente artificial e padronizado dos aeroportos internacionais de todo o mundo, você já é arremessado ou tragado pela atmosfera tipicamente indiana. Em Delhi não deixe de conhecer o Main Bazar, a principal rua de comércio, a rua da prata no centro de Old Delhi (Chandni Chowk, um dos maiores empórios comerciais da Ásia), o monumento arqueológico de Purana Qila, o forte de Delhi (Forte Vermelho), o movimentado centro comercial e empresarial do centro novo (Connaught Place e adjacências), o Jama Masji (a maior mesquita da Índia). O templo de Lakshmi-Narayana é o mais rico de Delhi e é bem central, vale a pena conhecer. As atrações de Delhi podem ser vistas em dois ou três dias, e Delhi é um lugar privilegiado para se pegar um trem para qualquer outro destino, ou um avião. Fica perto de Agra, do Rajastão, das cidades turísticas e culturais do sopé do Himalaia, como Haridwar e Rishikesha e de outros destinos no norte a Índia.
Mumbai é a cidade mais ocidental e mais ocidentalizada da Índia, uma interessante mescla da antiga Índia com o moderno ocidente, o ponto mais próximo de uma possível “globalização” que inclua a Índia. A cidade pode ser um tanto assustadora para um ocidental, o tráfego é muito mais desorganizado que Delhi e a cidade não tem jeito de cidade grande. Parece mais uma grande pequena cidade. Conheça Bollywood, onde são produzidos freneticamente os filmes indianos e as novelas locais, onde é possível encontrar os atores e atrizes famosas, além da badalada praia de Juhu Beach, a coisa mais alucinante em matéria de praia brega que um farofeiro poderia sonhar em conhecer.
Calcutá (em bengali Kolkota) é um destino pouco recomendável para qualquer turista ocidental. A cidade é bem feia, caótica, com milhares de pessoas vivendo nas ruas, nas calçadas, na mais extrema miséria e indigência.
Agora vamos falar das comidinhas...
Indianos não comem carne bovina, afinal a vaca é um animal considerado sagrado.Aliás, é comum as pessoas criarem vacas como se fosse um animal doméstico, tipo um cachorro...
Na Índia existe uma grande percentagem de vegetarianismo. É normal nos restaurantes existirem pratos vegetarianos e não vegetarianos, sendo que por vezes, o número de pratos vegetarianos é bastante superior aos pratos não vegetarianos. O vegetarianismo está associado ao hinduismo.
Para a confecção de pratos vegetarianos, um dos ingredientes mais utilizados chama “Paneer”. A palavra “paneer” vem da palavra Persa para queijo e não é nada mais do que isso, uma espécie de queijo fresco, muito consistente, que é a principal fonte de proteínas para os vegetarianos. Claro que não é o único ingrediente da cozinha vegetariana, mas podemos dizer que é o mais comum.
A forma como tanto a galinha como o “paneer” são cozinhados é bastante semelhante. Normalmente são apresentados numa caçarola, com cores bastantes vivas (vermelho, laranja) e com bastante molho. São utilizadas muitas especiarias como por exemplo a pimenta, o piri-piri, o caril, o cominho, a masala (mistura de várias especiarias).
A forma como os indianos comem é bastante diferente da nossa. Nós utilizamos faca e garfo. Eles utilizam as mãos, mais propriamente a mão direita. É verdade, eles comem com a mão. O fato de comerem com a mão não se aplica só às pessoas mais pobres, mas a toda a sociedade. Comer com talheres simplesmente não faz parte da cultura deles, sejam pobres ou ricos em bons ou maus restaurantes.
O ritual de comer é bastante curioso. Depois de se comer a sopa, essa sim com colher, normalmente comem-se uns aperitivos. Depois dos aperitivos vem o prato principal que normalmente é paneer ou galinha. O empregado serve-nos no prato um bocadinho da comida principal e ao nosso lado põe um pão especial, o “naan”.
O naan é um pão muito leve feito de farinha de trigo. É cozinhado num forno especial , tandoor. Normalmente tem a forma redonda, tipo base de pizza e é servido quente, simples ou com manteiga (butter naan).
Nunca beba água de procedência ignorada, mesmo que engarrafada! Em grandes centros como Delhi existem bons restaurantes, mas restaurantes são coisa rara no interior.Bebidas alcoólicas são tabu tanto para hindus quanto para muçulmanos, mas o que mais se vê são as lojinhas de bebidas, onde se vende wisky indiano da pior qualidade. Em Mumbai existe vida noturna e bons bares (inclusive o Leopold Cafe desde 1857). Normalmente será relativamente caro beber nos bares/discos (não menos que 100 rupees por 600ml de cerveja). Em Goa também pode-se encontrar diversas opções.Os melhores programas são os templos, cheios de vida e misticismo. Visitar templos hindus é um bom programa na Índia.
Claro que eu também não posso deixar de falar sobre o budismo, que prega um caminho de libertação e salvação mais individualizado. Para quem ainda não sabe a historinha de Buda: Ele nasceu por volta de 560 a.c e era filho do rei. Vivia cercado de luxo desde pequeno, mas ele estava ficando insatisfeito com a vida e resolveu com 29 anos de idade, abrir mão da sua riqueza e vagar pelo mundo em busca da verdade. Antes dele tomar essa decisão, ele viu uma mulher em uma situação menos privilegiada que a dele e não se conformava e nem entendia, como ele podia estar com tanto e ter gente com tão pouco...Foi assim, tomado por uma piedade sem tamanho e generosidade que ele resolveu abandonar tudo que ele considerava luxo e excesso.Buda descobriu que o melhor jeito de chegar à verdade é pela meditação, pela não violência e pela moderação.
Ele viajou pela Índia durante anos e mais anos até alçancar o despreendimento total e a não necessidade de se alimentar , tornando-se assim um ser iluminado e cultuado até hoje...Quem me conhece sabe do meu amor eterno por qualquer imagem do Buda e apesar de eu não ser budista e sim simpatizante, tenho coleções e mais coleções desses budinhas da sorte...
O Yoga é uma forma de consciência corporal que os indianos mais uma vez trouxeram para nós. Eu sou uma defensora nata do Yoga, porque acho que essa técnica milenar comumente realizada na Índia, traz benefícios visíveis ao longo do tempo. Concentração, meditação, alinhamento postural , equilíbrio físico, mental, emocional e energético, faz do Yoga uma prática completa, onde cada dia você testa seu limite, aprendendo a conhecer seu corpo, suas vontades e aprimoramento interior...Um presentão da cultura indiana para nós...
Os efeitos do Yoga, entre as mulheres indianas, faz com que elas estejam entre as mulheres mais bonitas e vaidosas do mundo.
Além de toda ornamentação nas vestimentas, na maquiagem com a mistura de cores e texturas, as indianas possuem elasticidade e flexibilidade notáveis, principalmente nas danças conhecidas por Bhárata Natyam ( dança tradicional indiana)ou Bhangra, que são danças típicas realizadas por homens. Finalmente, a Índia é ou não é um país rico ?
Brasileiros precisam obter visto previamente para viajar à Índia. O consulado em São Paulo (tel. 11 3171-0340/1) atende os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e os da Região Sul. É necessária a vacina contra febre amarela. Não há vôos diretos do Brasil. As conexões mais usadas são via Joanesburgo (África do Sul), cujo custo beneficio é o mais atraente. Outras opções existem, mas são mais caras e demoram muito mais horas de viagem. Londres, Amsterdam, Paris, Frankfurt e Dubai sao algumas delas.
As fontes desse post são do site Era uma vez na Índia e do Sou turista. Sei que eu deveria ter postado esse assunto no começo do ano, para aqueles que sempre viajam nessa época pudessem se programar durante o ano inteiro e agendar uma viagem como essa que leva tempo e dinheiro. Mas de qualquer forma, fica a dica para o ano que vem. Assim, vocês tem ainda mais 365 dias para isso...rsrs
Espero que tenham gostado ... Vale à pena, né gente ?
Beijinhos!
24 de novembro de 2010
Massagem Ayurvedica
Há milhares de anos a massagem é utilizada em diversas tradições e culturas como fonte de cura, saúde , harmonia e embora alguns países adotem a prática da massagem como algo " algo complementar ", que possa atuar de forma positiva na saúde física e emocional, na Índia a massagem é aplicada como hábito cultural diário. Ela faz parte da vida, da cultura, desde o nascimento, nos casamentos e antes da morte. É muito comum vermos famílias aplicando massagem nos familiares, assim como nas ruas, nas calçadas e nos templos, como algo inserido no contexto social deles.
A massagem ayurvedica faz parte da sabedoria milenar da Medicina Ayurveda, originária e baseada nos milenares livros denominados Vedas. Na parte terapêutica, o ayurveda utiliza diversos procedimentos: plantas medicinais, dieta, exercícios físicos (posturas de yoga), meditação, astrologia védica (hindu), aromaterapia, gemoterapia (metais e gemas), cirurgia, psicologia, procedimentos de desintoxicação e é aí que se encaixa a massagem ayurvédica, como parte de uns dos muitos procedimentos.
O ayurveda e outras formas medicinais orientais trazem exatamente essa harmonia tão procurada pelos ocidentais. Segundo o ayurveda, onde há harmonia existe saúde, onde há desarmonia existe doença. Nesse contexto, a palavra harmonia refere-se à integração que temos com o meio ambiente (natureza), por meio dos nossos cinco sentidos.
No ayurveda, o homem não só faz parte da natureza como vive em harmonia com ela 24 horas por dia. O ayurveda é baseado na construção do ser humano a partir dos cinco elementos fundamentais (fogo, terra, água, ar e éter). Esses elementos correspondem aos nossos humores biológicos chamados de doshas : Kapha, Pitta e Vata.
Os doshas são os mecanismos que governam o nosso organismo que quando em harmonia, desempenham diferentes funções no organismo e o mantêm sempre com saúde. Eles podem se encontrar em desarmonia por diversos fatores e assim causar o aumento ou diminuição dessa energia no organismo, provocando alterações patológicas no corpo físico que contribuem para o surgimento de doenças.
Todos os três doshas estão presentes no ser humano, em diferentes quantidades, mas é no momento da concepção que as diferentes constituições das constituições entre vata, pitta e kapha são determinadas em nosso organismo.
Em nosso dia-a-dia podemos observar muito bem como isso tudo funciona. Por exemplo, uma pessoa com excesso do vata dosha sofre emagrecimento, debilidade, aversão a frio, tremores, alterações no sistema nervoso, tontura, formação de gases, mente avoada, intestino preso e seco, pele seca, cabelo quebradiço, secura no organismo e reumatismo. Já uma pessoa com desarmonia no pitta apresenta olhos e pele amareladas, problemas de pele, fome em excesso, a sede aumenta, febre, intestino solto, calor corporal em excesso, inflamações, azia e queimação, irritabilidade e estresse. O kapha em excesso gera digestão lenta, tosse com formação de mucosidade nos pulmões, sonolência, obesidade e preguiça.
(Os exemplos citados acima são somente para demonstrar como é um dosha em desarmonia. Uma pessoa com desarmonia em qualquer um dos doshas poderá encontrar semelhança com qualquer dos exemplos.)
A massagem ayurvédica pode ser aplicada em qualquer pessoa, desde que seja definido anteriormente o biotipo (dosha) de quem irá receber o procedimento. O profissional deve estar informado a respeito do estado de saúde real de seu paciente , para que dessa maneira realize um trabalho harmonioso para alcançar os resultados adequados.Através de uma consulta teórica, uma espécie de entrevista, sobre estilo de vida, saúde e desarmonias emocionais ou físicas, o profissional fará a leitura do dosha correspondente para determinada pessoa e assim dará continuidade então ao tratamento.
O hábito regular da massagem vitaliza o sistema circulatório, aumentando a circulação dos fluídos vitais e as trocas em nível celular, ajudando a remover toxinas, melhorando a pele, músculos e nervos, oxigenando as células, auxiliando corpo e mente a manter equilíbrio e saúde. Promove uma respiração mais profunda, atua no sistema linfático, sanguíneo e nervoso, estimula o intestino, sendo excelente para prisão de ventre, é anti-radicais livres, melhora o apetite e ajuda o sono profundo.
A medicina ayurveda nutre o organismo, ajuda em problemas mentais e emocionais, rejuvenesce, revigora e revitaliza, ajudando na virilidade masculina e evitando a frigidez feminina.
Existem poucas contra-indicações para a massagem, mas todas precisam ser bem observadas.
Para alcançar melhores resultados na massagem ayurveda recomenda-se a utilização de óleos vegetais prensados a frio ou ervas. Os óleos são nutrientes para a pele, pois contêm proteínas e carboidratos que são absorvidos pela epiderme, retardam o envelhecimento, proporcionando a prevenção da secura no organismo, devolvem vida à pele e evitam radicais livres.
Quando o óleo ou a erva é aplicado na pele, a absorção se dá por meio dos espaços intercelulares e alcança os tecidos mais profundos, incluindo os ossos, o sangue, o músculo.Os óleos e as ervas deverão ser escolhidos de acordo com o tipo de desequilíbrio predominante no paciente, de acordo com as estações do ano e em função das necessidades particulares de cada indivíduo.
** Óleo de Mostarda É um óleo muito popular em toda a Índia, pois é utilizado tanto na culinária como na medicina ayurveda. Alivia dores musculares e diminui kapha no organismo. Aumenta o calor corporal e, em caso de dores articulares e reumatismo, a associação do óleo de mostarda com a cânfora traz bons resultados. É estimulante, alivia a congestão e a lentidão corporal;
Óleo de Gergelim É um dos óleos mais populares do Oriente, sendo muitas vezes utilizado como formulação de óleos medicinais. É indicado para os vata, aumentando o Pitta, e para os kaphas poderá ser utilizado de forma moderada. Muito usado para alterações do sistema nervoso, inchaços, pele seca (aumento de vata), nutrição dos cabelos e reumatismo. É tônico nutritivo, emoliente e rejuvenescedor.
Óleo de Côco Utilizado no mundo todo como base para cosméticos e sabonetes. Na Índia, é muito usado para queimaduras, eczemas e micoses, por sua propriedade anti-séptica. Nutre os pulmões e a pele, reduz as inflamações e melhora muito a psoríase e eczemas;
Óleo de Amêndoa É muito utilizado na Índia para crianças e idosos. Têm propriedades mornantes e sabor doce. Deve-se colocá-lo no sol por 40 dias para aumentar suas propriedades terapêuticas. Muitas vezes é misturado com leite e usado como tônico pelos lutadores indianos. É ótimo para os músculos e pele, aumenta a vitalidade, é bom para os rins e alivia as dores de tensões musculares. É expectorante e emoliente;
Óleo de Rícino Conhecido também como castor oil ou óleo de mamona. O óleo de rícino é quente, doce e amargo, indicado principalmente para vata em excesso, pois alivia a secura da pele e nutre os tecidos. Produz efeito alcalino no corpo, estimulando a digestão, reduz a rigidez muscular, é analgésico, atua sobre os nervos, alivia artrite, diminui as inflamações, cólicas e dores. Quando utilizado internamente tem efeito laxativo.
Durante a massagem ayurvédica, alguns movimentos do Yoga, posturas chamadas Asanas, são incluídas durante o tratamento, onde a proposta é cuidar do indivíduo com todo o comprometimento holístico comum entre essas duas formas. Não é uma massagem indicada apenas para relaxamento e sim , uma massagem que também está voltada para o restabelecimento e o equilíbrio entre físico, mental , emocional e espiritual, resultando em mais saúde e harmonia.Essas posturas do Yoga integradas à prática da massagem ayurvédica, ajudam a dissolver bloqueios físicos e emocionais, por conta da circulação energética que se repõe, ajudando na eliminação de toxinas e promovendo a limpeza no organismo como um todo, além de auxiliar nas correções posturais e outros benefícios tão típicos do Yoga, como oxigenação do cérebro, equilíbrio físico e mental, serenidade, revigoração... Geralmente uma sessão dura em média 1h15 ou 1h30 e
os óleos essenciais continuam agindo por horas, mesmo após o término da massagem. A manipulação deixa o corpo preparado para receber melhor os princípios ativos dessas substâncias.
Gente, massagem ayurvédica é tudo ! Você entra um " caco " e sai revigorada, relaxada, sente o corpo mais leve, fica muito mais disposta. Dos tipos de massagem que eu faço, é a que eu mais me identifico. É um pouquinho da Índia dentro de cada um de nós, pelo menos durante uns 90 minutos...O propósito dessa massagem é muito interessante, as manobras, o toque , assim como a ambientação, a aromoterapia promovida pelos óleos corporais presentes no tratamento, além da incorporação de movimentos do Yoga durante toda a técnica,fazem da Ayurvédica na minha opinião, uma das massagens mais completas que está a nossa alcance.
Acho que quem ainda não fez, deve se permitir esse prazer, porque realmente é muito, muito bom !
Bem, eu sou suspeita para falar, né...rsrs
Beijo gente !!!
Marcadores:
matéria site sexto sentido.
16 de novembro de 2010
Tangos e Milongas...
Gente, olha a nova descoberta sobre os benefícios do Tango...
Estudos feitos por cientistas argentinos da Fundação Favarolo concluiu que dançar tango pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Pessoal, aqui embaixo tem trechos de entrevistas com o médico cardiologista e defensor número um do Tango, que fala sobre os benefícios dessa variação da dança de salão, como método complementar de cura pro nosso precioso coraçãozinho...
" Bailar tango ou milonga (ritmo mais acelerado) representa um exercício de intensidade leve ou moderada, ideais para a prevenção de doenças cardíacas ", revelou o cardiologista Roberto Peidro, chefe do setor de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular da Fundação Favarolo e autor do estudo.
"Mas é preciso dançar regularmente para que atue como prevenção dos males do coração ". Segundo ele, dançar 20 minutos de tango diariamente, corresponde a caminhar por este mesmo período de tempo.
"É um exercício que se pode fazer sem sair de casa e uma opção perfeita para se combater o sedentarismo ", observou.
Para a realização da pesquisa, Roberto Peidro selecionou homens e mulheres entre 48 e 60 anos de idade. Nenhum deles bailarino profissional.
A seleção foi feita à partir do controle de consumo de oxigênio de cada um durante exercícios numa esteira elétrica. Depois, eles repetiram a prova bailando tango.
Com a comparação dos exames de eletrocardiogramas, realizados nos participantes, o médico percebeu que dançar tango gera a frequência perfeita para se evitar doenças cardíacas.
" O tango é um exercício que consome entre 50% e 60% da capacidade aeróbica ", explica. " Já outras danças mais aceleradas podem ser prejudiciais ao coração do sedentário", o que acaba sendo necessário um teste ou avaliação física com o seu médico cardiologista antes de qualquer prática esportiva, inclusive a dança que inclui variações de rítmos mais intensos.
Atualmente na Argentina, lembrou Peidro, entre 68% e 78% da população é sedentária, de acordo com a Sociedade Argentina de Cardiologia.
" Descobrimos que o tango é uma saída para evitar o sedentarismo e, conseqüentemente, outras doenças como o câncer e a osteoporose ", informou o médico.
De acordo com Roberto Peidro, já foram realizados estudos em todo o mundo sobre os efeitos positivos de diferentes danças, como por exemplo, o jazz. Mas esta é a primeira vez que o tango é analisado como questão cientifíca.
" E temos certeza de que ele também é útil para combater a depressão ", argumentou o tangueiro Mayoral.
" O tango é emoção. Então é óbvio que só pode fazer bem ao coração ", acrescentou.
Mayoral já bailou com Hillary Clinton e Lady Di, entre tantas outras personalidades. E ao lado da mulher Elsa María já se apresentou várias vezes, em países como Estados Unidos e Japão.
" Imagine se todo mundo dançar tango? O mundo ficará sem problemas no coração ", animou-se o tangueiro.
Não é demais pessoal ? Que dançar é tudo bom, isso a gente já sabia, mas o Tango é extremamente benéfico, além de ser uma das danças consideradas mais sensuais, que exige dos dançarinos presença corporal e cênica, muito mais do que qualquer outra dança...Enfim, tango realmente é uma dança completa. Quem me conhece sabe que dançar forró, é minha paixão há muitos e muitos anos, mas eu não descarto a possibilidade do tango na minha vida...rsrs
É como meu primeiro professor de dança de salão, Roberto Mendoza, sempre dizia : Dançar é social, terapêutico e dietético...
Sábias palavras ...
Beijo gente ! Até ...
15 de novembro de 2010
HIPO ou HIPER ?
Quem não conhece alguém que já tem ou teve problema de tireóide ?
A tireóide é a glândula responsável pela produção dos hormônios t3 (triiodotironina) e t4 (tiroxina), que regulam o metabolismo e quando não funciona corretamente, ela pode levar a inúmeras doenças, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.
Hoje em dia, é comum os médicos pedirem através de um exame de hemograma a análise desses hormônios, ou melhor, a verificação do nível de TSH. No hipotireoidismo a situação é caracterizada por uma produção hormonal baixa, e o hipertireoidismo é quando a quantidade secretada está acima dos níveis normais.
É um problema que atravessa gerações, mas muita gente até então desconhecia que as disfunções causadas na tireóide eram capazes de comprometer o sistema cardiovascular, interferir na pele, unhas, cabelos, causar dores musculares, cãimbras e diminuição da massa óssea, desequilíbrio no peso corporal e entre outras coisas, alterar o sistema gastro-intestinal e reprodutor.
Um breve resuminho das diferenças entre o hipotireoidismo e hipertireodismo
O hipotireoidismo é a alteração mais frequente da tireóide. Sua prevalência em mulheres, é em torno de 10% e aumenta na menopausa, ficando em torno de 12 a 15 %. Em homens, o percentual gira em torno de 3%.A incidência maior nas mulheres acontece porque o hormônio delas, favorece a saída de iodo pela urina, portanto a mulher perde mais esse mineral que do que homem, e sua carência pode levar ao aumento da tireóide, conhecido como o bócio.
Algumas das características causadas pelo hipotireoidismo são cansaço, fadiga, falta de energia, falta de concentração, intestino que passa a funcionar mal,inchaços nas pernas e o peso corporal que aumenta notoriamente. A tireóide passa a funcionar em marcha lenta e o corpo todo fica preguiçoso.O tratamento é feito com medicamento.
Além do hipotireoidismo, que é a disfunção mais comum na glândula, há também o hipertireoidismo. Essa é uma doença caracterizada pela aceleração da tireóide, ou seja, pela produção excessiva de T3 e T4. Os sintomas mais comuns são : insônia, taquicardia, irritabilidade, falta de concentração e ao contrário do hipotireoidismo, acontece uma perda grande de peso. O tratamento também é medicamentoso.
Gente, aqui embaixo tem uma relação da deficiência ( hipotireoidismo ) ou o excesso ( hipertireoidismo ) dos hormônios tireoidianos e a forma como eles agem no nosso organismo :
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Deficiência ( hipo )- diminuição da frequência cardíaca, força e velocidade de contração do coração e do débito cardíaco.
Excesso ( hiper )- taquicardia e arritmias
SISTEMA GASTRO-INTESTINAL
Deficiência ( hipo )- intestino lento e prisão de ventre.Diminui a urina.
Excesso ( hiper )- o funcionamento do intestino se acelera, provocando um número maior de evacuações. Aumenta o fluxo da urina.
SISTEMA NERVOSO
Deficiência ( hipo )- fadiga, cansaço, falta de energia, falta de concentração.
Excesso ( hiper ) - irritabilidade, nervosismo, ansiedade, insônia, tremores.
SISTEMA MUSCULAR - ESQUELÉTICO
Deficiência ( hipo )- dores musculares, cãimbras e diminuição da massa óssea.
Excesso ( hiper )- os hormônios queimam proteínas em excesso, causando os mesmos sintomas do hipotireoidismo.
SISTEMA REPRODUTOR
Deficiência ( hipo )- aumento da prolactina, hormônio que em excesso diminui a capacidade de concepção, além de irregularidade na menstruação e diminuição da libido.
Excesso ( hiper )- também causa irregularidade na menstruação e infertilidade, mas nesse caso aumenta a libido.
PESO CORPORAL
Deficiência ( hipo ) - menor gasto de energia e aumento de peso e inchaço
Excesso ( hiper ) - maior gasto de energia e perda de peso, apesar do aumento de apetite.
Mas a boa notícia gente, é que a solução pode estar no nosso prato.Incluir na dieta alimentos ricos em iodo para o bom funcionamento da tireóide. Uma dieta adequada deve fornecer 150 microgramas de iodo por dia, equivalente a 150 g de bacalhau ou de mexilhão. Outro elemento importante é o selênio. " Ele atua de maneira ativa na homeostase, garantindo a estabilidade da glândula ". Alguns alimentos ricos nesse composto são as castanhas, a carne vermelha (1 porção por dia) e a laranja (uma por dia).
Riscar do cardápio o açúcar e os carboidratos simples, como arroz, pães e massas de farinha branca. Eles podem bagunçar a atividade da glândula. Isso porque, em uma reação natural, na tentativa de equilibrar o organismo depois de um pico glicêmico, o corpo produzirá quantidades maiores de hormônios tireoidianos. O consumo excessivo de óleos vegetais com gordura saturada, por outro lado inibe a produção de hormônios da tireóide. Assim como repolho, brócolis, couve de bruxelas e couve-flor crus.
As oleaginosas, apesar de serem calóricas, possuem muitos nutrientes, principalmente a família das castanhas. A lista dos componentes que fazem bem ao organismo é grande. Há ferro, fibras, vitamina E, proteína, zinco, cálcio, potássio, ácido fólico e, principalmente, selênio, que ajuda equilibrar a tireóide, evitando que o peso oscile.
Espero que tenham gostado das diquinhas pessoal,
Beijos. Até !
5 de novembro de 2010
O GINKGO BILOBA ....
Muita gente conhece de nome e pode até ter ouvido falar que faz bem ou que conhece alguém que já consumiu, mas pouca gente sabe o tantão de benefício que essa plantinha pode trazer para gente ...
Ela foi a primeira planta a brotar, após a destruição provocada pela bomba atômica na Cidade de Hiroshima , no Japão. Além de previnir tumores no ovário, mamas, cérebro e fígado, o seu extrato tem o poder de fazer com que células malignas se auto-destruam. Esse extrato, obtido das folhas, reduz tonturas, refresca a mamória, alivia dores nas pernas e braços e ainda acaba com o zumbido no ouvido.
Uma pesquisa realizada o ano passado, mostrou que 1388 mulheres que foram acompanhadas durante seis meses, usavam algum remédio fitoterápico, como erva de são joão, ginseng e ginkgo. As mulheres que ingeriram o ginkgo tiveram uma incidência 60%menor de tumores no ovário e foi aí que os cientistas levaram o tal do ginkgo para o laboratório para tentar analisar as propriedades dessa planta " milagrosa ". Lá, misturaram o extrato da planta com a cultura de células cancerosas de ovário. Foi então que viram que com apenas uma pequena dose desse extrato, o crescimento das células foi reduzido em 80%.
Essa foi a primeira vez que ficou claro a relação entre o ginkgo biloba e o combate ao câncer de ovário. É claro que como em todo método dito como " alternativo " isso deve ser um método complementar de cura ao tratamento e não fator primordial para o tratamento em si. Os adeptos do ginkgo biloba, jamais devem abrir mão de um tratamento quando o assunto é oncológico, mas segundo os especialistas que comprovaram a eficácia do ginkgo na saúde da mulher, garantem que toda mulher com mais de 50 anos e histórico familiar de câncer de ovário, deveria considerar tomar ginkgo biloba. Já as mulheres mais novas também podem tomar como método de prevenção.
A maneira como o ginkgo e seus componentes agem em escala celular, ainda não foi totalmente decifrada, mas há algumas hipóteses e uma delas é de que o ginkgo tenha habilidade para inibir os vasos que alimentam o câncer e sua capacidade de evitar danos ao DNA. Esses efeitos são obtidos por meio da ação de duas substâncias : terpenóides e bioflavonóides. Os terpenóides começaram a ser estudados mais recentemente , mas os bioflavonóides agem como antioxidantes, combatendo radicais livres e impedindo o envelhecimento.
O comprimido de ginkgo biloba desencadeia diversas reações que vão desde os pés até os ouvidos. Os vasos sanguíneos se dilatam e o sangue fica menos viscoso ( mais fino). Assim , corre mais rápido e com mais facilidade, alcançando até os lugares mais distantes do coração.O labirinto, estrutura que pertence ao ouvido, passa a ser mais bem irrigado e oxigenado, o que ajuda a acabar com tonturas e zumbidos. As áreas do cérebro responsáveis pela memória e pelo raciocínio ficam mais despertas. O fluxo mais intenso também acaba com as dores nos braços e nas pernas, comuns na terceira idade.
Outra pesquisa recente se refere à contribuição do ginkgo aos pacientes com Alzheimer, mas segundo os médicos, nesse caso o ginkgo só terá benefícios se for usado de uma forma preventiva e não em um alto estágio do Alzheimer.
São raros os casos de efeitos colaterais com a ingestão de ginkgo, mas eles podem existir. Apesar de encontrarmos caixas desse produto em fácil acesso nas próprias farmácias, ele só pedria ser vendido com com receita médica. Esse cuidado existe, porque ao dilatar os vasos sanguíneos, o ginkgo pode provocar enxaqueca e aumentar a sensibilidade da pele, causando alergias. Esse problema é maior nas cápsulas de pó macerado e nas folhas para chá. Ao afinar o sangue, a planta também pode causar sangramentos, porisso é importante antes de qualquer cirurgia, avisar ao médico o uso desse medicamento e é natural que ele peça para que o paciente cesse temporariamente o uso de ginkgo. A dose máxima recomendada é de 240 mg ao dia e mesmo ela sendo uma planta segura deve ser usada com cautela e nunca aleatoriamente.
Pessoal, um breve resuminho dos benefícios no nosso organismo.
ZUMBINO NO OUVIDO E TONTURA - Ao aumentar a circulação no labirinto, estrutura interna do ouvido, a ginkgo diminui zumbidos e melhora a sensação de equilíbrio.
DORES EM BRAÇOS E PERNAS - Os benefícios do extrato para a circulação se refletem na melhor irrigação das áreas mais distantes do coração, o que alivia as dores nos membros.
ENVELHECIMENTO- São bioflavonóides,antioxidantes que combatem os radicais livres e evitam danos às células, acumulados com a idade.
CÂNCER DE OVÁRIO- Um estudo publicado em outubro de 2005 mostrou que a incidência desses tumores diminuiu entre 60% e 70% nas mulheres que ingeriram comprimidos com extrato de ginkgo.
CÂNCER DE MAMA -Testes preliminares em laboratórios e estudos clínicos publicados em 2002 indicaram que o extrato das folhas pode inibir a proliferação agressiva de tumores de mama.
MEMÓRIA-A Organização Mundial da Saúde considera que a ginkgo melhora a capacidade de memória e de aprendizado.
ALZHEIMER-A ginkgo já foi aprovada em alguns países para ajudar na prevenção dessa doença. Contudo, novos testes não mostraram benefícios consistentes quando o mal já está instalado.
Ps : Gente, me lembro que quando fui prestar vestibular aos 17 anos e tomava cápsulas de ginkgo biloba para ajudar na memória , na fadiga mental, stress. Achei ótimo e deu bons resultados. Garanto para vocês, não tem gosto nenhum. Quem fala que mesmo sendo cápsulas depois sente gosto estranho de mato, é mentira...Não da pra sentir gosto de nada não...e olha que eu sou bem enjoadinha ...rsrs
Para quem tem curiosidade em saber como é o processo do Ginkgo, olha que interessante : O extrato nos comprimidos viaja pelo mundo antes de chegar às prateleiras das farmácias. Em geral, as árvores são cultivadas na região de Bordeaux, na França e na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, ditas como as mais adequadas para o cultivo da planta. Depois de colhidas, as folhas são enviadas à Irlanda para serem extraídas. Em seguida a matéria-prima é exportada para vários países, incluindo o Brasil, onde os comprimidos são feitos e embalados.
Legal né ?
Vamos aproveitar o Ginkgo , gente. O custo dele nem é tão alto assim e se for como método complementar e preventivo vale a pena mesmo, respeitando claro, as dosagens permitidas diariamente.
Quem começar a usar, depois em conta os resultados !!!
Bjooo, até !!!
4 de novembro de 2010
E ainda me perguntam porque eu gosto tanto da Disney...
Aprendi e decidi
E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar...
Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las.
Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.
Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.
Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.
Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.
Naquele dia descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar.
Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tivesse sido.
Deixei de me importar com quem ganha ou perde.
Agora me importa simplesmente saber melhor o que fazer.
Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.
Aprendi que o melhor triunfo é poder chamar alguém de"amigo".
Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, "o amor é uma filosofia de vida".
Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser uma tênue luz no presente.
Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais.
Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...
Naquele dia, aprendi que os sonhos existem para tornar-se realidade.
E desde aquele dia já não durmo para descansar...
Simplesmente durmo para sonhar.
Autoria de Walt Disney
Como não gostar né ?
Lindo texto...beijo gente !
1 de novembro de 2010
LomiLomi - Massagem Havaiana
Pouca gente conhece, mas uma das novas técnicas da Massoterapia é a LomiLomi, ou Massagem Havaiana.
Esse tipo de massagem, está associado aos movimentos das ondas do mar. As manobras são ritmadas imitando as ondas do mar ou danças havaianas.
O massoterapeuta trabalha o corpo do paciente, usando mãos, braços e cotovelos, nós dos dedos , além de objetos como pedras, paus...
Para ajudar as manobras, são usados óleos à base de macadâmia ou côco. A técnica é aplicada dos pés à cabeça, integrando movimentos de alongamento que ajudam o corpo a liberar as tensões.
Além de um relaxamento profundo dos músculos através da manipulação dos tecidos e do sistema músculo-esquelético, a massagem havaiana libera os bloqueios e gera energia.Alivia o stress e a ansiedade. Atua também nos sistemas linfático, imunológico, respiratório, digestivo e circulatório, com estímulos que reequilibram e tonificam. Também promove retorno venoso e liberação das toxinas.
LomiLomi surgiu há mais de dois mil anos. Era usada, inicialmente na Polinésia e Havaí, como uma forma de iniciação de adolescentes na fase adulta. Uma espécie de ritual de passagem, onde ela era realizada pelos pajés das tribos ou aldeias, que treinavam os membros de cada família para que essa tradição fosse transmitida de geração em geração.
Esse tipo de massagem havaiana , tem como objetivo restabelecer o estado natural de harmonia da vida e de energia no corpo, onde ele entra em um estado de relaxamento profundo, permitindo experimentar a paz interior. Na tradição havaiana, as ervas, plantas medicinais e sal marinho, eram utilizadas em todos os tratamentos. Pedras quentes e " lomi sticks ", pequenos bastões para massagem, também eram ferramentas comuns.
Assim como outras técnicas terapêuticas, o LomiLomi tem restrições, pois grávidas e pessoas que sofrem de doenças crônicas devem receber orientação médica antes de iniciar esse tipo de tratamento.
Trouxe um video com uma demonstração bem legal da massagem LomiLomi...
Da pra ter uma idéia e já ficar com vontade...
Aqui em São Paulo algumas clínicas oferecem esse tratamento, mas não são todas, já que a técnica não é assim tão conhecida e divulgada aqui no Brasil...
Quem quiser dar uma espiadinha olha aqui o video :
http://www.youtube.com/watch?v=ErGjCwb5TwE
bjo e boa semana pra todos !
21 de outubro de 2010
Cardápio Antigripe
Alguém já viu primavera com mais cara de outono como essa ?
Quem mora aqui em São Paulo, pôde a semana passada, usar casaco, bota, manga comprida, porque o friozinho que fez, impediu o calor tão típico da primavera.
Esse tempo maluco, não foi só aqui em São Paulo não, mas exceto Norte e Nordeste , onde o clima nessa época do ano não chegam à baixas temperaturas, o resto do pessoal das outras regiões sofreu com o sobe e desce numa mesma semana.
Haja saúde !
O sistema imunológico da gente, fica tão bagunçado quanto à meteorologia e com isso, uma gripe assim de repente fica fácil, fácil de pegar...
Apesar de existir pessoas com maior propensão à doenças como gripes, resfriados, sinusites, rinites, inflamações e infecções na garganta, como amidalite, laringite, faringite, ainda assim há alguns que se queixaram de que depois de terem cooperado com a campanha do H1N1 e se rendido àquela famosa " vacininha ", sentiram-se mais sensíveis e com o organismo mais debilitado, contraindo consequentes resfriados e gripes do período que tomaram a vacina até agora... Quem entende né ? rs
Claro que a gente sabe que o emocional interfere muito também, porque do ponto de vista terapêutico, essas doenças do trato respiratório ( resfriado, gripe, sinusite, rinite) tem muito a ver com o estado emocional do paciente. Quando a pessoa está acumulando pequenas mágoas, ou quando há muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, ou ainda aquela bagunça nas idéias e pensamentos, não é raro surgir uma doença assim que prejudique o sistema imunológico...Hoje em dia , até o stress é fator primordial para que o sistema de defesa no nosso corpo seja abalado.
Do ponto de vista físico, há uma grande diferença entre eles.
Gripes e Resfriados são causados por vírus diferentes que agem de maneiras diferentes. O resfriado não compromete o estado geral do paciente e é caracterizado por corrimento nasal de cor clara, coceira no nariz e espirros. Está relacionado às vias aéreas superiores e leva de 48 a 72 horas para desaparecer.
A gripe já compromete o estado do paciente, leva de 3 a 5 dias para ser curada e se não for tratada adequadamente, pode evoluír para complicações como pneumonia, sinusite ou amidalite.
Além do fato de que 8 horas por noite são necessárias para manter o organismo saudável, a hidratação é importante para manter estáveis os níveis de produção de mucos, afinal são eles que barram a entrada dos vírus e dos agentes agressores. Lembrando que, no outono e inverno ( período que aumenta a incidência de gripe ), deve-se evitar tomar bebidas muito ácidas como suco de frutas cítricas e refrigerantes , que podem machucar a região da faringe ocasionando o surgimento de feridas, onde os vírus penetram e ganham a circulação do sangue mais facilmente.
O tipo e a qualidade de alimentação, é o que mantém forte o sistema de defesa . Aqui embaixo, tem uma listinha de 9 alimentos que funcionam como bloqueadores contra os vírus, favorecendo nosso sistema imunológico.
Raízes : Nabo, cenoura e cebola são ótimos. A cebola, tem propriedades anti-inflamatórias e é uma aliada no combate aos problemas respiratórios.
Produtos Integrais : Substituindo o arroz branco pelo integral, você ganha mais poder nutritivo, vitaminas do complexo B, cálcio e fibras que fortalecem o organismo. A substituição pode ser feita em bolachas, pães, bolos e tortas, optando pela farinha de trigo integral.
Leguminosas : Feijão, lentilha, grão de bico, soja e ervilha. São fontes importantes de fibras vegetais e proteínas.
Peixes : São ricos em vitaminas A e proteínas. Possuem ômega 3 ( ácido graxo que pode abrir caminho na membrana celular dos inimigos para a entrada da defesa.) Consumir no mínimo 3 vezes por semana.
Bebidas Menos Ácidas : Em vez de suco de frutas ácidas, como laranja, limão e maracujá e de refrigerantes, é melhor optar por leite, chá e água. Os líquidos muito ácidos podem ser nocivos à faringe, causando lesões na região e facilitando a entrada de vírus e bactérias.
Frutas : Algumas das que previnem gripes e resfriados - acerola, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão e tomate.
Cogumelo Shitake : Possui lentinan, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo.
Gengibre : Bom para o fortalecimento do sistema imunológico
Iogurte e Leite fermentado : São ricos em probióticos, bactérias envolvidas na produção de gamainterferon, uma substância com ação antiviral e imunoglobinas.
Beijo gente, até !
6 de outubro de 2010
Vegetais congelados = Muito mais nutritivos !
Oi gente...
Acho que nós nunca paramos para pensar, de como seria possível a vida sem uma geladeira, freezer...Antigamente, isso só era possível se a família tivesse uma situação financeira estável. E põe estável nisso, pois os preços eram altíssimos e não havia essa forma de facilidade nos parcelamentos, como vemos hoje em dia...rs.
Lembro quando minha avó contava que onde morava, a geladeira nem existia e ela tinha que optar por alimentos que pudessem permanecer fora de refrigeração, porque senão eles acabavam estragando com muita facilidade...Ou quando podiam ter esses alimentos, eles tinham que ser para consumo imediato, já que geladeira era um ítem precioso, moderno, caríssimo e somente para os privilegiados...
Bom mas com todo esse avanço , o que eu vim falar hoje é sobre uma pesquisa realizada pelo Instituto de Alimentação no Reino Unido, onde se analisou o valor nutricional de vegetais como couve-flor, ervilha, cenoura 16 dias após a colheita, tempo médio que eles levam para chegar à mesa. À temperatura ambiente, as perdas de nutrientes alcançaram patamares entre 10 e 25 %. Os maiores prejuízos foram com as vitaminas, entre elas os níveis de Vitamina C ( uma aliada das defesas )e os de betacaroteno, precursores de Vitamina A ( essencial para a gente enxergar bem ).
Essas substâncias são classificadas como termolábeis, ou seja, sensíveis ao calor, porisso que quando os alimentos são refrigerados logo depois de colhidos, evita-se uma perda de seus nutrientes.
O feijão verde é outro que se beneficia dessa estratégia gelada. Essa vagem, retém o dobro de Vitamina C quando refrigerada. Antes do congelamento, os vegetais passam por um processo conhecido como branqueamento, que é um cozimento rápido em água quente. Devido à esse procedimento, são inativadas as enzimas responsáveis por acelerar a extinção vitamínica. À temperatura ambiente, nem mesmo a embalagem natural das hortaliças, consegue barrar esse fenômeno.
Infelizmente o procedimento para realizar isso em casa , costuma ter efeito um pouquinho diferenciado daquele que é realizado na indústria, onde a temperatura costuma ser muito mais baixa e o congelamento é instantâneo. Em casa, o procedimento é mais demorado, pois as gotículas de água, vão se unindo e formando bloquinhos que ao se solidificarem, podem romper as células do alimento, modificando sua estrutura. Porisso que desse modo, algumas hortaliças saem do freezer prejudicadas e para algumas delas, a melhor forma é consumí-las , após a compra.
Alguns alimentos que podem ser congelados :
** feijão verde, couve-flor, cenoura, abóbora , brócolis...
Lembrando que : O feijão verde, contém Vitamina C, que previne o envelhecimento celular e fortalece o sistema imunológico. O congelamento mantém quase 100% das doses da substância presentes na leguminosa logo após a colheita.
A couve-flor é riquíssima em sais minerais como o cálcio, fósforo e possui boa quantidade de Vitamina C, além de Vitamina A, B1, B2 e B5. Possui poucas calorias e pouca quantidade de sódio, mas é rica em fibras. Potássio, cálcio, enxofre, sódio, fósforo, magnésio, silício, cloro e ferro são alguns de seus sais minerais. Para congelá-la a melhor forma é fazer buquês, ou seja, ir desmembrando em pedaços.
Cenoura e abóbora são fontes de betacaroteno e Vitamina A, fundamental para a saúde ocular e para que você " pegue " aquele bronzeadinho com mais facilidade. Aliás, como todo alimento ( fruta, legume) alaranjado e amarelado . Congeladas, conservam praticamente 100% do nutriente. Os Brócolis, podem até perder um pouco de folato, durante o processo de resfriamento, que atua na formação e maturação de células do sangue, mas em compensação, há retenção de 80% de Vitamina C.
O que não pode :
As folhas, que são compostas de 80% de água que se transformam em cristais de gelo durante o resfriamento. Eles rompem estruturas celulares, modificando sua textura. Também pode ocorrer perda de vitaminas. Portanto, ao invés de apelar para o freezer, o ideal é comprá-las em quantidade suficiente para utilizar e consumir de imediato.
Forma de Cozinhar :
Após o congelamento e descongelamento corretos, deixe os vegetais por pouco tempo no fogo. O cozimento prolongado, pode deixar um gosto amargo e alterar a textura do alimento. Na hora de descongelar os vegetais só devem ser retirados do freezer, imediatamente antes da utilização e aquecidos no forno microondas e no fogão, podendo então ser consumidos em até 24 horas. Nos casos dos vegetais que já são comprados congelados, retire do freezer apenas a quantidade que será consumida para aquela refeição e nunca descongele e novamente congele os vegetais que anteriormente estavam no freezer.
Antes do resfriamento :
( mergulhe os vegetais em água quente, a 90 graus Celsius )
Abobrinha cortada em pedaços, Chuchu, Ervilha fresca em grãos o tempo é de 2 minutos.
Abóbora em pedaços, Cenoura em rodelas, Couve-flor em buquês, o tempo é de 3 minutos.
Aipo, Berinjela, Brócolis, Alho-poró e Aspargo, o tempo é de 4 minutos.
Cenoura inteira, Mandioquinha, Nabo, Palmito ( branquear com água e limão), o tempo é de 5 minutos.
Beterraba inteira, Mandioca, Milho em espiga, o tempo é de 8 minutos.
Pessoal, então vamos congelar !!!
Beijooo, até mais .
23 de setembro de 2010
Assuntinho de Mulher...
Humor deprimido, raiva, irritação, dificuldade de concentração, aumento de apetite, insônia ou excesso de sono, aumento na vontade de comer doces, sensação de falta de controle sobre si mesmo, falta de interesse ,ansiedade, apatia...
Quem é mulher sabe reconhecer esse sintomas rapidinho...e não precisa ser somente mulher para reconhecer que esse " fenômeno " chamado TPM mexe mesmo com os hormônios e nervos ...Hoje em dia os homens funcionam como verdadeiros médicos e inclusive à quilômetros de distância conseguem diagnosticar a tão temida TPM de suas mulheres, namoradas, irmãs, amigas...uiii !!!
Alguns deles, até encontraram um significado mais " real " para a sigla TPM como : Totalmente Pirada e Maluca ou senão Tendências a Pontapés e Murros....rsrs... Quanta delicadeza hein rapazes ? Tadinhos...eles sofrem !!!
Tem gente que acha que a TPM pode se manifestar em mulheres com mais de 30 anos, mas isso é uma grande mentira, afinal qualquer mulher de qualquer idade após a primeira menstruação pode desenvolver esses sintomas...O problema não é somente pelo lado emocional que a TPM pode provovar um " estrago " , mas ela afeta a parte física da mulher, como inchaço, retenção de líquidos, sensação de pernas pesadas, formigamento, dores fortes ou latejantes de cabeça, enjôo, náusea, aumento do peso corporal, além das cólicas tão frequentes...
Quem tem a tendência à retenção de líquidos e propensão à inchaços, quando estiver nesse período, pode recorrer à sessões de drenagem linfática para minimizar os sintomas e evitar alimentos à base de sódio, como : frios, salgadinhos fritos ou industrializados , molho de soja ( shoyo ), refrigerantes zero ( onde a quantidade de sódio é grande também ), comida congelada industrializada, além do próprio sal é claro, dando preferência à alimentos frescos, crus ou cozidos no vapor.
Algumas mulheres sofrem com terríveis dores de cabeça nessa época , devendo assim evitar bebidas como café, coca-cola, chá mate, chá preto e procurar manter sua rotina de atividade física, (apesar da preguiça) que é tão comum nesse período e garantir assim o benefício da endorfina, responsável pela sensação de prazer...
Ps : O exercício físico libera no cérebro, substâncias que proporcionam a sensação de prazer, tranquilidade, paz... São as endorfinas, neuromediadores ligados à gênese do bem-estar. Por ser um potente liberador de endorfina, o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer.
Tem umm suquinho milagroso contra cólicas menstruais...Além de milagroso, ele é nutritivo...e pode matar a sede e trazer benefício de uma vez só. Quem quiser anotar a receita ...
Contra cólica menstrual
Ingredientes: • 1/2 pêra • 1 copo (200ml) de água de côco • 3 colheres (sopa) de linhaça dourada • 2 colheres (sopa) de levedo de cerveja.
Preparação: No liquidificador, bata a pêra com a água de côco. Por último, acrescente a linhaça e o levedo de cerveja e bata rapidamente.
Quase todos os sintomas da TPM, tem a ver com a relação dos nutrientes na nossa alimentação,que podem estar sendo consumidos em excesso ou escassez. Para equilibrar é fácil : basta priorizar a ingestão de alguns e evitar outros...
O cálcio tão presente no leite, iogurte, queijo, sorvete, deve ser optado pelas versões desnatadas e menos gordurosas. Salmão, vegetais verdes folhosos e tofu também são ricos nesses nutrientes.Já carnes, grãos integrais, banana, batata, lentilha e levedo de cerveja são fontes naturais de vitamina B6. Além desses, os alimentos ricos em fibras, como as frutas, legumes e verduras em geral, podem auxiliar na eliminação das fezes e do estrogênio (hormônio responsável pelo aparecimento da TPM).
Aquela vontade absurda que a gente fica , de comer um chocolate, deve-se a ausência de magnésio nas células. Além de atrapalhar o equilíbrio, a queda dessa substância também prejudica a absorção de cálcio. Como o cacau é relativamente rico nesse nutriente, o organismo pede o doce, numa tentativa de reverter o quadro...
Outros nutrientes indicados são os ácidos graxos essenciais (linoleicos, gamalinoleico e araquidônico) encontrados no óleo de prímula e o ginkgo biloba, cujo extrato é utilizado como suplemento para reduzir inchaços...E água, muita água !!!
O certo seria seguir essa dieta da TPM, o mês inteiro, mas se não for possível, uns dez dias antes do período menstrual pode minimizar os sintomas...
São algumas dicas que podem servir como métodos complementares ao tratamento, onde a regra básica é : cardápio equilibrado e nutritivo, exercícios físicos, noites bem dormidas do sono ( para não agravar a dor de cabeça tão comum nesse período ), o aumento da ingestão de água, que de todos, ainda continua sendo o " SANTO REMÉDIO "... O consumo de água de côco , cálcio...enfim, um pacotão de opções para tentar seguir e manter uma semana mais tranquila e sem stress para o corpo e para a mente...
beijos meninas...
Rapazes : paciência com elas !!!... rsrs
13 de setembro de 2010
Síndrome de Cleópatra...
É gente...já foi a época que os tratamentos faciais mais comuns , eram aqueles caseirinhos como o tal do pepino ou batata para descansar os olhos e amenizar olheira. Depois aquele cremezinho a base de frutas batidas no liquidificador ou no máximo um produto industrializado de manhã e à noite...Há quem colocasse bife nos olhos para amenizar o rosto inchado...Dá para acreditar ?
Hoje em dia há milhares de tratamentos faciais e corporais, claro que não por um precinho tão acessível assim, mas com uma diversidade enorme...Quem tiver tempo, dinheiro e coragem para experimentar pelo menos uma vez cada tratamento desse, vale a pena...Confesso que alguns desses tratamentos mais modernos, eu não toparia experimentar não, mas há quem aprove ...
Em Israel, há um SPA que oferece massagem com cobras....(uiii). Na foto aí em cima, há um exemplo de como é uma sessão. Segundo os especialistas, as cobras tem o poder de acalmar os clientes e dores nas juntas.
Será que alguém realmente consegue se acalmar com as cobras passando pelo corpo ?
Com certeza eu não ...
Na outra imagem aí em cima, aparece o tratamento de pedicure para peixes, onde as pessoas sentadas lado a lado com os pés imersos em uma espécie de piscinão, tem seus pés esfoliados por 150 peixes. Como esses peixinhos não tem dentes, eles comem aos poucos a pele morta dos nossos dedos, calcanhares, planta dos pés...Os donos do spa que oferecem esse tipo de tratamento , garantem que a parte das nossas peles que são comidas pelos peixinhos, são partes de peles que não precisamos mais e portanto devem ser renovadas, cedendo lugar à uma pele mais nova e saudável...Dizem que não dói nada...
Será que não ?
Outro tratamento é o oferecido pelo SPA Kowaiken Yunessum, um Spa dos mais tradicionais no Japão. Lá, centenas de galões de BEAUJOLAIS NOUVEAU, um dos vinhos mais apreciados entre os japoneses, são despejados em uma piscina e os clientes podem entrar nessa piscina de vinho e beber da bebida ao mesmo tempo em que ficam imersos no vinho. A garrafa grande que aparece na foto, é o que mantém constantemente a piscina cheia. Se as rugas não desaparecerem com esse tratamento, com certeza ele trará felicidade, pois em uma piscina de vinho onde você pode nadar e beber desse mesmo vinho à vontade, não há preocupação que chegue. Mas de qualquer forma, serve como vinhoterapia, aquele tratamento com tantas propriedades que eu já postei por aqui...O que resta saber é se as pessoas são civilizadas e não farão " xixi " em meio a tanto vinho...Já pensou beber ? Urghhhhh
Sem dúvida um dos tratamentos mais eficazes que tem sido feito por mulheres nas faixas dos 30 anos, com certeza é o da Máscara Facial de Ouro. O objetivo dessa máscara, é combater os efeitos do tempo, principalmente na face, pescoço e colo...Clareia manchas, atenua rugas e linhas de expressão, ainda com o benefício de nutrir a pele. Segundo os especialistas, o ouro é importante porque tem o poder de energizar a pele e revitalizá-la, deixando-a imunizada contra os efeitos do tempo. É eficaz na regeneração celular e na proteção contra os radicais livres que acabam provocando o envelhecimento precoce da pele.
A indicação desse tratamento é para quem tem a pele ressecada e desvitalizada, aquelas que precisam se recuperar dos efeitos do sol e poluição, afinal o resultado do tratamento é uma garantia de uma pele mais sedosa, macia, hidratada.
Apesar de qualquer homem e mulher poder fazer esse tratamento por alegar uma pele mais estressada, à partir dos 30 anos é que ele é mais indicado, pois age de forma mais eficaz na devolução da elasticidade da pele, diminuindo, vínculos, rugas e manchas...O número de sessões para um bom resultado, vai depender do estado em que a pele do paciente se encontra, mas infelizmente o custo sai em média de R$, 100,00 cada sessão... Pesado !
É...parece que não sai muito barato manter a pele jovem, mas para aquelas que querem bancar a Cleópatra ao menos uma vez, podem reservar um dinheirinho e se empenhar no tratamento completo...Por falar nela, Cleópatra usava uma máscara de ouro todas as noites e o resultado era visivelmente notado, pois a Rainha era toda bonitona...
De todos esses tratamentos eu opto pelo da Máscara de Ouro...Nada boba eu, né ? rsrs
Beijos, até mais !!!
2 de setembro de 2010
Da Maroca !!!
Oi pessoal,
Peço mil desculpas por não conseguir atualizar o blog com tanta frequência ultimamente... Quem sabe com esse começo de setembro " inspirador ", posto aqui mais vezes e trago algumas novidades para vocês...
Hoje o post não é tão recente e também não tão " light "...
Atendendo um pedido de uma amiga minha que é pesco - ovo - lactovegetariana, vou postar aqui a receita que ficou bem conhecida no começo do ano, através do programa Big Brother Brasil, onde uma participante levou para casa uma " relíquia " de família...O tal bolinho de soja da Maroca...
Minha amiga achou na internet duas versões para o tal bolinho e pediu que eu colocasse aqui a versão original.
Antes de repassar para vocês, eu fiz a receita em casa e juro que ficou muito boa.
Quando falei que o post não era tão light, é porque o bolinho, apesar de ser com proteína texturizada de soja ( que geralmente apresenta uma textura bem mais leve que a carne ), tem que ser frito...
Pois é gente...esse é o único inconveniente da receita, mas fica aberto o espaço para aqueles que quiserem tentar uma versão mais " enxutinha " do bolinho, levando ele ao forno e substituindo a versão da fritura...
Essa receita é o do verdadeiro bolinho da Maroca, mas peço para os nutricionistas de plantão ou simplesmente os metidos à chefes de cozinha ( e atrevidos, rs ) que se puderem, tentem uma nova versão trocando a frigideira pela assadeira...
BOLINHO DA MAROCA
* 2 xícaras de chá de proteína texturizada de soja escaldada e escorrida
* 2 tomates picados
* 1 pimentão verde picado
* 1 cebola picada
* 1 colher de sopa de coentro picado
* 2 dentes de alho amassados
* 1/4 xícara de chá de caldo de carne ( 2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 1/4 de xícara de chá de água )
* 1 colher de sopa de colorau
* sal e pimenta à gosto
* 2 colheres de sopa de óleo
* 1 colher de sopa de farinha de trigo
- farinha de trigo ou de rosca para empanar
- óleo para fritar
Preparo
Em uma tigela coloque 2 xícaras de chá de proteína texturizada de soja escaldada e escorrida, 2 tomates picados, 1 pimentão verde picado, 1 cebola picada, 1 colher de sopa de coentro picado, 2 dentes de alho amassados, 1/4 de xícara de chá de caldo de carne ( 2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 1/4 de xícara de chá de água, 1 colher de sopa de colorau, sal, pimenta do reino à gosto e misture bem.
Em uma panela em fogo médio coloque 2 colheres de sopa de óleo, a soja temperada e refogue bem ( + ou - 5 minutos ou até começar a grudar no fundo da panela ). Retire do fogo e deixe esfriar. Depois de frio acrescente 1 colher de sopa de farinha de trigo e mexa bem para dar liga.
Com as mãos untadas com manteiga pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas, passe-as na farinha de trigo ou na farinha de rosca e frite em óleo bem quente até dourar. Escorra em papel absorvente.
Gente, não é só porque eu também não como carne que adoro tudo que é de soja...Já comi muita coisa de soja ruim e mal feita por aí, mas esse bolinho fica muito bom, claro que se você puser exatamente tudo que tem na receita...Tem muita gente que pega uma receita por aí e muda um ingrediente aqui, outro ali...não coloca isso, substitui por aquilo...e aí vem dizer que a receita não deu certo !!! rs...nem tem como dar certo desse jeito rsrs... As pessoas costumam ter muito preconceito em relação à soja...Nem bem comeram e já fazem careta, achando que aquilo deve ser ruim...( geralmente os "carnívoros de plantão " são assim, rs...
Mas a receita desse bolinho vai agradar até quem não é acostumado com a soja...É só seguir direitinho...
Mais uma vez reforço o pedido para aqueles que tentarem fazer essa receita no forno, me passar comentário falando o resultado. Quem quiser entrar em contato comigo, pode deixar comentário aqui no blog, ou mandar email para mim :
jubis.margoni@gmail.com
Beijão gente, até mais !!!
18 de agosto de 2010
Yoga pela Paz
Quem mora aqui em São Paulo, pôde nesse final de semana, acompanhar mais um evento do Yoga pela paz, que acontece anualmente no Parque do Ibirapuera... Esse evento reune yogues e simpatizantes e é realizado aqui na capital e em outras cidades do Brasil. O objetivo do evento é promover o equilíbrio e a paz de cada indivíduo, por meio da prática coletiva de Yoga e meditação e assim, contribuir para a criação de uma atmosfera pacífica em toda a cidade.
Durante esse evento , as pessoas interagem e aprendem os benefícios do Yoga para a saúde , mente e também a meditação. O ano passado o evento reuniu 30.000 pessoas e acredita-se que esse número tenha aumentado nesse ano de 2010.
Para quem não sabe o Yoga, teve origem na Índia e significa união (em sânscrito). Eu sou suspeita para falar, pois sou praticante à anos e acho que fazer ou praticar Yoga é o melhor presente que alguém pode se dar. Eu sempre falo aqui da consciência corporal que cada pessoa adquire com essa técnica. O respeito pelo corpo e todos seus limites, a paciência , perseverança, equilíbrio, doação... No Yoga não existe tempo e nem imposições, porisso aqueles que procuram uma atividade física somente com o objetivo de culto ao corpo, o Yoga não é bem indicado, afinal a maior preocupação de quem faz o Yoga, é o bem estar, a paz interior, serenidade, que é tão difícil de ser alcançada...
Os benefícios físicos vem com o tempo, são consequência de uma prática contínua, onde o tônus muscular é facilmente notado após determinadas posturas ( asanas ) como costumamos chamar. Praticar toga reduz a pressão arterial, diminui o estresse,ansiedade e melhora a coordenação, flexibilidade, concentração, sono e digestão.
O Yoga também tem sido usado como terapia complementar para diversas condições como câncer, diabetes, asma, aids e síndrome do intestino irritado.
Há um princípio yôgue que diz que : Corpo flexível, mente flexível...
Existem várias formas de se praticar Yoga. Porisso, eu trouxe a relação e descrição de cada uma delas, para aqueles que quiserem experimentar já possam se familiarizar e ir definindo o que procuram.
Hatha Yoga
Este é o estilo mais popular de yoga no Ocidente. Tem o foco na saúde do corpo, sem tanto aprofundamento filosófico. O objetivo é trabalhar mente e espírito por meio do corpo. Gerou dezenas de ramificações e estilos em todo o mundo.
Melhora o condicionamento físico, força e flexibilidade, além da saúde em geral. Ajuda a aumentar a capacidade de concentração. Trabalha posturas ( asanas ) e respiração.
Ashtanga Yoga
De uma ramificação do Hatha. É das práticas mais vigorosas atualmente, trabalhando com seis séries fixas, que vão sendo aprendidas progressivamente, exigindo um grau cada vez maior de força, flexibilidade e consciência.
O suor aqui tem o objetivo de desintoxicar o organismo, enquanto a respiração forte ajuda a aquecer o corpo internamente, renovando o sangue e ajudando a prevenir lesões. A prática traz muita força, flexibilidade e equilíbrio, além de melhorar a concentração e alinhar a musculatura e as articulações.
Iyengar Yoga
É também uma ramificação do Hatha. A principal característica do método é o conceito de que o alinhamento do corpo desperta experiências escondidas, tornando conscientes os condicionamentos que moldam as nossas estruturas musculares.
Ótima para pessoas que querem combater a má postura e até para quem possui problemas motores.
Power Yoga
Outra ramificação do Hatha, também bem vigorosa, combina movimentos fortes com respiração dinâmica, aliando posturas do yoga com exercícios e movimentos extras.
Aumenta a força, resistência e flexibilidade, aumenta a capacidade de atenção e concentração e ajuda a alinhar músculos e articulações.
Kundalini Yoga
Durante muitos anos foi considerada uma prática secreta. Tem por objetivo a subida da kundalini (energia que fica adormecida na base da coluna, no primeiro chakra, e que vai subindo junto com a expansão da consciência do indivíduo).
A prática costuma limpar e revigorar o organismo, fortalecendo e alongando o corpo. Equilibra os sistemas nervoso e glandular, sincronizando-os com a rede de meridianos, chakras e corpos energéticos.
Raja Yoga
Meditação é a palavra-chave deste tipo de Yoga. Seu objetivo é o desenvolvimento espiritual do indivíduo e não tem foco no esforço físico.
Ótima para insônia, para acalmar a mente e aumentar a concentração.
A minha identificação é com o Hatha Yoga. Quem for praticante do Hatha, eu indico um livro que traz todas as posturas mais realizadas durante uma aula e um programa que você pode fazer em casa, com sequências de posturas e exercícios de pranayamas ( respirações ), além das explicações dos benefícios físicos e terapêuticos de cada uma delas.
O nome do Livro é : ASANAS , de Swami Kuvalayananda, que deixa uma mensagem muito especial sobre a técnica :
" O Yoga tem uma mensagem completa para a humanidade. Tem uma mensagem para o corpo humano, para a mente humana e também para a alma humana. Possam os jovens inteligentes e capazes levar essa mensagem a cada indivíduo, não só na Índia como a qualquer parte do mundo ".
Kuvalayananda
Durante esse evento , as pessoas interagem e aprendem os benefícios do Yoga para a saúde , mente e também a meditação. O ano passado o evento reuniu 30.000 pessoas e acredita-se que esse número tenha aumentado nesse ano de 2010.
Para quem não sabe o Yoga, teve origem na Índia e significa união (em sânscrito). Eu sou suspeita para falar, pois sou praticante à anos e acho que fazer ou praticar Yoga é o melhor presente que alguém pode se dar. Eu sempre falo aqui da consciência corporal que cada pessoa adquire com essa técnica. O respeito pelo corpo e todos seus limites, a paciência , perseverança, equilíbrio, doação... No Yoga não existe tempo e nem imposições, porisso aqueles que procuram uma atividade física somente com o objetivo de culto ao corpo, o Yoga não é bem indicado, afinal a maior preocupação de quem faz o Yoga, é o bem estar, a paz interior, serenidade, que é tão difícil de ser alcançada...
Os benefícios físicos vem com o tempo, são consequência de uma prática contínua, onde o tônus muscular é facilmente notado após determinadas posturas ( asanas ) como costumamos chamar. Praticar toga reduz a pressão arterial, diminui o estresse,ansiedade e melhora a coordenação, flexibilidade, concentração, sono e digestão.
O Yoga também tem sido usado como terapia complementar para diversas condições como câncer, diabetes, asma, aids e síndrome do intestino irritado.
Há um princípio yôgue que diz que : Corpo flexível, mente flexível...
Existem várias formas de se praticar Yoga. Porisso, eu trouxe a relação e descrição de cada uma delas, para aqueles que quiserem experimentar já possam se familiarizar e ir definindo o que procuram.
Hatha Yoga
Este é o estilo mais popular de yoga no Ocidente. Tem o foco na saúde do corpo, sem tanto aprofundamento filosófico. O objetivo é trabalhar mente e espírito por meio do corpo. Gerou dezenas de ramificações e estilos em todo o mundo.
Melhora o condicionamento físico, força e flexibilidade, além da saúde em geral. Ajuda a aumentar a capacidade de concentração. Trabalha posturas ( asanas ) e respiração.
Ashtanga Yoga
De uma ramificação do Hatha. É das práticas mais vigorosas atualmente, trabalhando com seis séries fixas, que vão sendo aprendidas progressivamente, exigindo um grau cada vez maior de força, flexibilidade e consciência.
O suor aqui tem o objetivo de desintoxicar o organismo, enquanto a respiração forte ajuda a aquecer o corpo internamente, renovando o sangue e ajudando a prevenir lesões. A prática traz muita força, flexibilidade e equilíbrio, além de melhorar a concentração e alinhar a musculatura e as articulações.
Iyengar Yoga
É também uma ramificação do Hatha. A principal característica do método é o conceito de que o alinhamento do corpo desperta experiências escondidas, tornando conscientes os condicionamentos que moldam as nossas estruturas musculares.
Ótima para pessoas que querem combater a má postura e até para quem possui problemas motores.
Power Yoga
Outra ramificação do Hatha, também bem vigorosa, combina movimentos fortes com respiração dinâmica, aliando posturas do yoga com exercícios e movimentos extras.
Aumenta a força, resistência e flexibilidade, aumenta a capacidade de atenção e concentração e ajuda a alinhar músculos e articulações.
Kundalini Yoga
Durante muitos anos foi considerada uma prática secreta. Tem por objetivo a subida da kundalini (energia que fica adormecida na base da coluna, no primeiro chakra, e que vai subindo junto com a expansão da consciência do indivíduo).
A prática costuma limpar e revigorar o organismo, fortalecendo e alongando o corpo. Equilibra os sistemas nervoso e glandular, sincronizando-os com a rede de meridianos, chakras e corpos energéticos.
Raja Yoga
Meditação é a palavra-chave deste tipo de Yoga. Seu objetivo é o desenvolvimento espiritual do indivíduo e não tem foco no esforço físico.
Ótima para insônia, para acalmar a mente e aumentar a concentração.
A minha identificação é com o Hatha Yoga. Quem for praticante do Hatha, eu indico um livro que traz todas as posturas mais realizadas durante uma aula e um programa que você pode fazer em casa, com sequências de posturas e exercícios de pranayamas ( respirações ), além das explicações dos benefícios físicos e terapêuticos de cada uma delas.
O nome do Livro é : ASANAS , de Swami Kuvalayananda, que deixa uma mensagem muito especial sobre a técnica :
" O Yoga tem uma mensagem completa para a humanidade. Tem uma mensagem para o corpo humano, para a mente humana e também para a alma humana. Possam os jovens inteligentes e capazes levar essa mensagem a cada indivíduo, não só na Índia como a qualquer parte do mundo ".
Kuvalayananda
Assinar:
Postagens (Atom)