Vida Alternativa pelo mundo...

27 de março de 2009

Dançar é social, Terapêutico e Dietético !




Em 1999, dez anos atrás, eu fiz a minha primeira aula de dança de salão. Diferente de outras pessoas, que são " convencidas " por amigos, ou colegas à conhecer uma atividade diferente, ou algo que estivesse " na moda ", comigo foi o contrário. Como sempre gostei de dançar, para mim foi muito mais fácil entrar em um lugar desconhecido, sem saber nem ao menos os primeiros passos básicos e sem ser " convencida " por nenhuma amiga. Apesar de todas essas contradições, eu adorei o " Novo ", algo que muita gente tem medo. À primeira vista, o local não parecia uma casa ou academia de dança de salão, mas sim uma casa residencial, com um jardim logo na entrada, pedras cimentadas no chão e somente lá em cima ( bem no alto ), uma placa com o nome da casa, que contava ainda com o slogan da academia : Dançar é social, terapêutico e dietético. Achei super simpático e convidativo e foi assim que ingressei na minha primeira aula de dança de salão. O primeiro ritmo que dancei foi o merengue, logo depois o forró ( meu preferido até hoje, mesmo depois de dez anos), em seguida o bolero, gafieira, cha-cha-cha, soltinho, rock, fox trot ....

Hoje, minha intenção é passar um pouco do meu entusiasmo, quando lembro da minha primeira aula de dança de salão e o quanto a dança à dois, faz bem as pessoas. Além de ser um ótimo exercício, ela é extremamente terapêutica, pois é impossível você " carregar " um problema pessoal seu para uma aula de dança. A proximidade e troca que você tem com pessoas que nunca viu e as novas amizades que forma, eleva muito sua vida social e seu relacionamento com qualquer pessoa. Com a dança, você aprende a ser mais paciente, afinal, cada pessoa tem um ritmo de aprendizado diferente da outra e para o passo finalmente saír, você tem que trocar experiências, informações, se doar, ser cauteloso, paciente, preciso...Pode ser considerado um dos esportes mais completos e produz inúmeros benefícios, como aumentar a frequência cardíaca, estimular a circulação do sangue, melhorar a capacidade respiratória e a queima calórica que em apenas uma hora de aula, dependendo do ritmo, pode chegar à 700 calorias. É uma atividade essencialmente social, o que garante uma enorme sensação de bem estar, além de estimular o diálogo, aumentar a auto-estima e motivação.


Não é necessário ir em casal, apesar de ser comum ver casos de namoradas ou esposas que querem " arrastar " seu marido para o curso, até mesmo para os terem como seu par definido.Mas, o que geralmente acontece, é que em todas as escolas e academias de dança de salão, mesmo aqueles que já frequentam o curso em casal, são obrigados a trocarem de par, inúmeras vezes durante a aula, até mesmo para ter uma troca de experiência maior entre todos os alunos.


Conselho : aqueles casais muito ciumentos, evitem a dança de salão. Embora durante a aula, não haja clima para envolvimento, a dança de salão acaba sendo envolvente por si só. Não há como dançar um bolero, forró, merengue, afastado do seu par e durante minha " jornada " no meio da dança e passagem por algumas aulas de algumas academias no decorrer desses 10 anos, já vi incontáveis casais de cara feia um para o outro, até mesmo durante a aula, por uma má interpretação entre os passos dados pelo professor e por " certos " envolvimentos entre um aluno " amigo ".


Para os solteiros, é uma ótima oportunidade de se conhecer alguém, com interesses em comum. É frequente as pessoas que se conhecem durante uma aula, combinarem semanalmente de saír para dançar no final de semana em alguma casa específica de dança ou algum baile promovido pela própria escola, pois o vínculo que se cria é enorme ....


Um curso básico de dança de salão, te permite aprender num decorrer de 6 meses, muito mais que as noções básicas e " passear " por todos os ritmos da dança, como gafieira, salsa, zouk, forró, bolero, tango, country, rock, soltinho....


Com o tempo, você vai insistir na Dança de salão ou se apaixonar por algum ritmo específico e poderá fazer aulas somente dessa dança que você escolheu como sua preferência.


A dança de salão, foi um marco na minha vida, conheci e mantenho amizade com pessoas maravilhosas do meio até hoje. Os passos ficam gravados na sua mente por muitos e muitos anos e eu só tenho à agradecer ao Roberto Mendoza, meu primeiro professor de dança de salão na academia Strapollos, quando eu tinha apenas 18 aninhos... Hoje ele mora no Nordeste, trabalha com uma equipe maravilhosa de dança de salão e os passos que o Roberto ensinou, ficaram gravados até hoje por sua paciência, boa vontade e generosidade.


Aqui estão os nomes de algumas escolas de Dança de Salão em São Paulo :




Cia Terra


Av. Pompéia, 1233 - Pompéia


(11) 3675-7667


Cia Terra


Rua Teixeira da Silva, 531 - Paraíso


(11) 3051-4550




Andrei Udiloff


Rua Simão Álvares, 714 - Vila Madalena


(11) 3813-6196




Passos e Compassos


Rua Afonso Celso, 95 - Vila Mariana


(11) 5549-8621




Let's Dance


Rua Serra de Bragança, 544 - Tatuapé


(11) 3459-3097




Quem já é praticante de dança de salão e quer conhecer alguns espaços para dançar em São Paulo :




Buena Vista Club


Rua Atílio Innocenti, 780 - Vila Olímpia


(11)3045-5245


Às Segundas- forró


Às Terças e Sextas - salsa


Aos domingos - zouk




Carioca Club


Rua Cardeal Arco Verde, 2899 - Pinheiros


(11) 3813-8598


(11) 3813-4524


Gafieira e Pagode




Magnólia Bar


Rua Marco Aurélio, 884 - Vila Romana


(11) 3463-4994


Samba / Gafieira




Canto da Ema


Av Faria Lima, 364 - Pinheiros


(11) 3813-4708


Forró




Remelexo


Rua Ferreira de Araújo, 1076 - Pinheiros


(11) 3034- 0212


Forró




The Clock Rock Bar


Rua Turiassú, 806 - Perdizes


(11) 3672-0845


Rock




Villa Country


Av Francisco Matarazzo, 774 - Parque da Àgua Branca


(11)3868-5858


Country

23 de março de 2009

Para Encontrar a Verdade e Afastar as Dúvidas

Hoje quero passar para vocês uma prece, para aqueles momentos que estamos cheios de dúvidas e querendo encontrar um caminho, uma solução e uma verdade. Não é de minha autoria, mas uma pessoa muito especial, chamada Fabio Vieira, um mestre de reiki, me trouxe essa mensagem que hoje funciona como um verdadeiro amuleto para os momentos mais angustiosos que eu passo, para os momentos de incerteza, insegurança e ansiedade. Só tenho à agradecer ao Fabio, por todos esses ensinamentos que ele me deu e por essa mensagem maravilhosa que faço questão de compartilhar com vocês !
Sei que muitos que tiveram essa mensagem em mãos, conseguiram mudar suas vidas ou no mínimo se padrão de pensamento e antigas crenças, além de ter mais força e coragem e é exatamente por isso que quero e peço à todos aqueles que acreditam, usar essa mensagem como seu " mantra " pessoal.
Hoje em dia, nesse mundo egoísta e individualista em que vivemos, onde um quer passar por cima das vontades e sentimentos dos outros para conseguir o que desejam, a melhor forma de nos protegermos, é nos apegarmos e acreditarmos em alguma coisa muito mais forte e capaz de combater toda essa praga de sentimentos ruins que nos atingem, portanto faço dessa mensagem um antibiótico natural para toda a vida, só assim poderemos nos fortalecer e ficar imunes dessas " coisinhas " que tentam nos atingir.
Para combater é fácil. É somente acreditar no que está lendo, ter força de vontade pra resistir às tentações alheias que tentam desviar nosso pensamento e muita disciplina.

Prece para encontrar a Verdade e Afastar as Dúvidas

** Sou perfeito , alegre e forte
Tenho amor e muita sorte
Sou feliz e inteligente
Vivo positivamente
Tenho Paz, sou Sucesso
Tenho tudo que eu peço
Porque atraio da substância universal
Tudo que é meu por Direito Divino **
Que venha a mim a verdade sempre !

13 de março de 2009

Convite !


A generosidade


Quanto mais caminho, mais percebo o quanto o mundo anda sedento. As pessoas correm, sofrem, se desesperam e continuam buscando a felicidade como se essa fosse apenas uma miragem nesse imenso deserto que a vida se transformou.
Há muita gente no mundo, milhares e milhares. Portanto, a solidão continua assolando vidas, maltratando corações que, no fim do dia e das contas acabam desacreditando nas portas que se abrem a elas. Cada qual pensa no próprio eu e todo mundo se isola. Enquanto isso, a vida continua, cresce a indiferença, cresce o desamor, multiplicam-se as depressões e incompreensões. As pessoas sentem-se vazias e reagem como pessoas vazias. Vazias, pelo menos, de amor e caridade, mas cheias de tristezas e desilusões.
Há, portanto, dentro de cada um de nós um poço de possibilidades e compartilhar de si é deixar-se um pouquinho em cada um. Só não tem nada para oferecer quem possui um coração vazio, não as mãos. E acabar com a solidão de alguém é contribuir para o fim da própria solidão. Oferecer a esperança é dar-se a si uma nova chance, é reabrir portas, é descobrir o novo e entregar-se a ele.
Há melhor presente no mundo que o dom de si? Há coisa mais bonita que saciar o coração de alguém? Devolver a esperança, por menor que seja ela, é dar às pessoas a oportunidade de descobrir o outro lado da vida, aquele que, embora um pouco esquecido, ainda existe.
O dia tem 24 horas e parece muitas vezes que são insuficientes para fazermos tudo o que temos que fazer. Lamentamos a falta de tempo para isso ou aquilo e pensamos que um dia, quem sabe, se atingirmos a bênção da velhice tranqüila, poderemos dar um pouco mais de nós aos outros. Quanto engano!!!
Podemos dar de nós a cada dia e a cada hora, agindo com o coração e tendo uma atitude que nos torna diferentes em qualquer lugar. Pode-se resistir ao ódio por muito tempo, mas quem resiste à ternura, ao afeto, ao amor e à boa-vontade?
Quando as pessoas agirem com menos egoísmo e ao invés de ruminarem a própria infelicidade começarem a agir para o bem do próximo, as doenças da alma começarão a encontrar a cura e o amanhecer terá para cada um de nós um outro rosto, mais sereno, mais amigo e mais esperado.

Letícia Thompson