Vida Alternativa pelo mundo...

28 de agosto de 2012

Copos Comestíveis !!!

Oi pessoal,

Olha que interessante essa matéria sobre copos comestíveis !!!

O Jelloware é uma invenção ecológica criada para diminuir a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente. Desenvolvido por designers do escritório "The way we see the world ", a criação trata-se de um copo biodegradável que pode ser ingerido.



Feito a partir de uma gelatina de algas, chamada agar-agar, o Jelloware é ambientalmente correto e pode ser fabricado em três sabores diferentes: limão e manjericão, gengibre e hortelã ou alecrim e beterraba.
É um copo comestível que pode ser jogado na grama ou enterrado em qualquer área verde, pois se decompõe rapidamente transformando-se em adubo para as plantas, resolvendo todos os problemas relacionados à produção de lixo, desperdício de água e poluição, entre outros debatidos na utilização dos tradicionais copos descartáveis.

Coloridos e maleáveis, os copos tem poucas contra indicações. Não se deve ingerir mais de 3 Jellowares por dia, pois o ágar-ágar possui propriedades laxativas. Também devem ser guardados na geladeira caso não sejam consumidos de imediato, já que por serem feitos de gelatina existe o risco de ficarem um pouco pegajosos.

Monica Bathia, uma das idealizadoras do copo comestível, explica que o custo para a produção é baixo. Mesmo assim, os designers ainda estão em busca de parcerias que possibilitem a produção em grande escala. Por enquanto, eles estudam a possibilidade de fornecer os copos para escritórios, restaurantes, cafés e eventos.

Legal, né pessoal ???

Isso me lembra muito uma cena do filme " A Fantástica Fábrica de Chocolate ", em que Willy Wonka, " degusta e saboreia " uma xícara , feita de um material até hoje desconhecido para mim... Primeiramente ele bebe o café que existe dentro da xícara e depois rouba a cena enquanto morde e mastiga a própria xícara colorida . Era criança quando passou esse filme , mas essa cena foi algo que me marcou muito.



Imaginem se a moda pega e se em um futuro não tão distante, nossos copinhos e xícaras , passarem a ser somente comestíveis ?

Para a Jelloware, nada é impossível... Um brinde à sustentabilidade!



14 de agosto de 2012

Alimentos e o Sono ...



Oi Pessoal, tudo bem ?

Vocês tem hábito de fazer a ceia antes de dormir ? Costumam comer alguma coisa, tomar algum lanchinho antes de ir para cama ? Diferente do que muita gente pensa, comer antes de dormir não faz mal. O que faz mal mesmo é o tipo de alimento e a quantidade do que se come .




As pessoas que costumam dormir com fome, são aquelas que ainda acreditam no fato de que o estômago vazio promove uma boa noite de sono. Errado. É comprovado que ficar muitas horas sem comer, gera um monte de problemas físicos para a nossa saúde. Imaginem só, uma pessoa que janta às 19h00 ou 20h00 e vai dormir às 23h00 +/- , para mais 7 ou 8 horas de sono seguido e SEM COMER ! Quantas horas sem fazer o estômago trabalhar !!! Não dá, né pessoal ? Particularmente eu, não consigo dormir com fome e acredito que assim como eu, muitas outras pessoas também são assim. O problema é quando os alimentos eleitos para a tal " ceia " são os errados, ao invés de promoverem o sono tranquilo por estarmos de " barriga cheia " e satisfeitos, acaba gerando o efeito contrário, promovendo mal estar, sensação de peso no estômago, refuxo, gastrite...Ihhh , aí o sono demora meeeesmo para vir.

Abaixo, trouxe uma relação de alimentos que são capazes de ajudar na hora de pegar no sono, aqueles que se optarmos comer em nossa " ceia " antes de dormir, irão garantir um soninho tranquilo, tranquilo...


Leite - ele é fonte de triptofano, um aminoácido que se converte em serotonina, que relaxa e induz o sono. Uma xícara de leite morno antes de deitar é uma boa pedida.

Queijo - o triptofano, mesmo componente do leite, está presente nele. Prefira queijos magros, com menor quantidade de gordura. Se você optar por um lanche no jantar, inclua no seu sanduíche uma ou duas fatias.



Maracujá - o maracujá possui propriedades que funcionam como calmante. Por isso acalmam e ajudam a dormir. Um copo de suco no jantar ou na ceia é excelente.

Mel - carboidrato simples que facilita a entrada do triptofano no cérebro.




Banana - rica em triptofano, que regula os níveis de serotonina no cérebro e melhora o humor, acalma e diminui a atividade cerebral intensa , assim favorece o sono.

Cereais - fonte de carboidrato e vitamina B6, nutrientes que colaboram com o sono. Inclua uma colher no iogurte ou acrescente na fruta picadinha.

Semente de Abóbora, gergelim - auxiliam na formação da melatonina, hormônio que também estimula o sono.



Com qual dessas opções acima ficariam , hein ???

3 de agosto de 2012

Transtorno Bipolar do Humor

Oi pessoal,



Cada vez mais, encontramos pessoas que oscilam demais no seu temperamento. O humor oscila, a alegria, tristeza e a ansiedade oscila. Em determinados momentos, essas pessoas estão bem e em outros demonstram temperamentos completamente contraditórios.
Sabemos que essas variações de humor e temperamento são comuns à qualquer pessoa, mas como saber se essas mesmas variações, não estão passando dos limites e se transformando em uma série doença ?

O Transtorno Bipolar do Humor , é caracterizado por oscilações ou mudanças cíclicas de humor. Estas mudanças vão desde oscilações normais, (como nos estados de alegria e tristeza) até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de MANIA, HIPOMANIA, DEPRESSÃO e MISTOS. É relativamente comum, acometendo aproximadamente 8 a cada 100 indivíduos, manifestando-se igualmente em mulheres e homens.
Infelizmente, a causa ainda não é inteiramente conhecida , mas sabe-se que os fatores biológicos , genéticos, sociais e psicológicos somam-se no desencadeamento da doença. Em geral, os fatores genéticos e biológicos podem determinar como o indivíduo reage aos estressores psicológicos e sociais, mantendo a normalidade ou desencadeando doença. O transtorno bipolar do humor tem uma importante característica genética, de modo que a tendência familiar à doença pode ser observada.



Pode iniciar na infância, geralmente com sintomas como irritabilidade intensa, impulsividade e aparentes "tempestades afetivas". Um terço dos indivíduos manifestará a doença na adolescência e quase dois terços, até os 19 anos de idade, com muitos casos de mulheres podendo ter início entre os 45 e 50 anos. Raramente começa acima dos 50 anos, e quando isso acontece é importante investigar outras causas.

A Mania é caracterizada por :

Humor excessivamente animado, exaltado, eufórico, alegria exagerada e duradoura;
Extrema irritabilidade, impaciência ou "pavio muito curto”;
Agitação, inquietação física e mental;
Aumento de energia, da atividade, começando muitas coisas ao mesmo tempo sem conseguir terminá-las
Otimismo e confiança exageradas;
Pouca capacidade de julgamento, incapacidade de discernir;
Crenças irreais sobre as próprias capacidades ou poderes, acreditando possuir muitos dons ou poderes especiais;
Idéias grandiosas;
Pensamentos acelerados, fala muito rápida, pulando de uma idéia para outra,tagarelice;
Facilidade em se distrair, incapacidade de se concentrar;
Comportamento inadequado, provocador, intrometido, agressivo ou de risco;
Gastos excessivos;
Desinibição, aumento do contato social, expansividade;
Aumento do impulso sexual;
Agressividade física e/ou verbal;
Insônia e pouca necessidade de sono;
Uso de drogas, em especial cocaína, álcool e soníferos.

*** Três ou mais sintomas aqui relacionados devem estar presentes por no mínimo, uma semana.***

Já a Hipomania, é um estado de euforia mais leve que não compromete tanto a capacidade de funcionamento do paciente. Geralmente, passa despercebida por ser confundida com estados normais de alegria e devem durar no mínimo dois dias.

A Depressão ( leve, moderada ou grave )

Humor melancólico, depressivo;
Perda de interesse ou prazer em atividades habitualmente interessantes;
Sentimentos de tristeza, vazio, ou aparência chorosa/melancólica;
Inquietação ou irritabilidade;
Perda ou aumento de apetite/peso, mesmo sem estar de dieta;
Excesso de sono ou incapacidade de dormir;
Sentir-se ou estar agitado demais ou excessivamente devagar (lentidão);
Fadiga ou perda de energia;
Sentimentos de falta de esperança, culpa excessiva ou pessimismo;
Dificuldade de concentração, de se lembrar das coisas ou de tomar decisões;
Pensamentos de morte ou suicídio, planejamento ou tentativas de suicídio;
Dores ou outros sintomas corporais persistentes, não provocados por doenças ou lesões físicas

*** Esses sintomas manifestam-se na maior parte do tempo por pelo menos duas semanas ***

Os Sintomas Mistos :

Sintomas depressivos e maníacos acentuados acontecendo simultaneamente;
A pessoa pode sentir-se deprimida pela manhã e progressivamente eufórica com o passar do dia, ou vice-versa;
Pode ainda apresentar-se agitada, acelerada e ao mesmo tempo queixar-se de angústia, desesperança e idéias de suicídio;
Os sintomas freqüentemente incluem agitação, insônia e alterações do apetite. Nos casos mais graves, podem haver sintomas psicóticos (alucinações e delírios) e pensamentos suicidas.

*** Devem estar presente a maior parte dos dias, por no mínimo uma semana. ***

É um diagnóstico que deverá ser realizado por um médico psiquiatra e o tratamento deverá ser iniciado pelo mesmo. Uma pessoa portadora de Transtorno Bipolar do Humor, pode procurar ajuda em outros métodos alternativos de cura, fazendo destes, métodos complementares na sua recuperação e tratamento já iniciado pelo seu médico. O reiki é uma ótima indicação para casos de Transtorno Bipolar do Humor,pois ele irá equilibrar os seus chacras que estão em desequilíbrio e trabalhar pontos de energia no seu organismo, responsáveis pelo seu estado atual físico ou emocional.

Vamos ficar atentos !!!