Vida Alternativa pelo mundo...

18 de fevereiro de 2011

Barriga enxuta com arroz !



Foi matéria da revista Saúde, a descoberta do arroz integral para enxugar a barriga.
De acordo com a Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, 90 gramas de arroz integral ou 4 colheres de sop de arroz integral, seria a quantidade exata recomendada diariamente para obter a redução da gordura abdominal e afastar o câncer.
Quem procura resultado imediato,por exemplo : comeu arroz integral e reduziu a barriga, o benefício vem, mas à longo prazo. Além de secar a barriguinha e afastar os riscos de câncer, o consumo diário de arroz integral, reduz os níveis de gordura visceral, aquela que se deposita barriga adentro e recobre órgãos como pâncreas, intestino e fígado, sem contar os benefícios para a saúde do coração e do controle no diabetes.
A diferença entre o arroz branco, aquele que é refinado e que estamos habituados a comer com o feijão e o arroz integral, é a quantidade de fibras presente no integral. Quanto maior seu valor, menor é a quantidade de glicose e lipídios absorvidos. Esses fatores são importantes para evitar a deposição de gordura intra-abdominal.As fibras formam uma espécie de goma quando entram em contato com a água e assim, tornam a digestão mais lenta, fazendo com que o açúcar proveniente dos alimentos seja assimilado aos poucos. Se não fosse dessa forma, aumentaria a produção de insulina, hormônio responsável por mandar a glicose para dentro das células. Só que, em excesso, ele infla os pneus da barriga e, ainda, abre caminho para o diabete.
Os consumidores regulares de arroz têm menor propensão a acumular quilos extras, 34% menos risco de hipertensão e 27% menos probabilidade de aumento na circunferência abdominal. O arroz em si, principalmente o integral, é considerado uma boa fonte de fibras alimentares, de vitaminas do complexo B e de minerais. Os tipos integral e parboilizado também se destacam pelos teores de metionina, um aminoácido essencial que evita a queda dos cabelos e hidrata pele e unhas. Sem contar que a metionina é precursora de um neurotransmissor, a serotonina” que é uma espécie de antidepressivo natural. O aminoácido ainda auxilia na redução do colesterol e afasta a fadiga crônica.
O correto seria substituir o branco e incluir o integral aos poucos. Mas como esse é um hábito novo para boa parte da população, o mínimo consumido já é válido, já que do ano 2000 para cá, o consumo de arroz entre as pessoas diminuiu cerca de 40 %.

E como arroz está na moda, um rápido resuminho sobre as várias espécies de arroz.

SELVAGEM: apesar da aparência, ele não é arroz, do ponto de vista da botânica. Depois de cozido, seu sabor se assemelha ao das nozes. É ideal para saladas, mas pode ser usado frito como toque final da preparação do prato.

2. GRÃO CURTO, OU CATETO: fica empapado após cozido. É servido sem tempero pelos japoneses e seu sabor é bem sutil.

3. PARBOILIZADO: esse tipo é pré-cozido, o que lhe dá um sabor diferente. Seu preparo é a jato.

4. VERMELHO: sua cor vem da película que o envolve. Tem sabor rústico e vai bem com pratos regionais brasileiros, risotos e carnes brancas

5. NEGRO, OU PRETO: também é rico em fibras, por isso ajuda a chapar a barriga. Além de ser um manancial de vitaminas, tem sabor amendoado e combina com peixes e carnes. Conheça os tipos do cereal que aparecem com mais frequência no prato do brasileiro

6. BRANCO POLIDO: é o mais comum nas mesas brasileiras. Mas, por passar pelo processo de refino, perde grande parte de suas fibras e vitaminas.

7. ARBÓREO: possui maior concentração de amido e, por isso, costuma ser usado em risotos, deixando-os mais cremosos. Absorve como nenhum outro o sabor dos condimentos.

8. INTEGRAL: é necessário muito líquido e mais tempo de cozimento para que ele fique no ponto. Vale a pena: é rico em fibras e ótima fonte de proteínas, minerais e vitaminas.


Bon Appetit !!!

3 de fevereiro de 2011

Lixos Existenciais ...


Oi pessoal...

Não sei se auto-ajuda ou otimismo, mas esse texto que eu separei, chegou essa semana até mim e sinceramente " caiu como uma luva ". Além de ser analítico , esse texto tenta dar uma repaginada no nosso pensamento e intervir no nosso modo de vida, estilo de vida ou padrões de pensamento errados ou desnecessários , para que eles sejam menos " penosos " e para que nós possamos adotar uma postura mais leve, perante à tudo ou à todos os fatos que nos aborrecem...


" Se é verdade que a cada dia basta a sua carga, por que então teimamos em carregar para o dia seguinte nossas mágoas e dores? Há ainda os que carregam para a semana seguinte, o mês seguinte e anos afora...

Nos apegamos ao sofrimento, ao ressentimento, como nos apegamos a essas coisinhas que guardamos nas nossas gavetas, sabendo inúteis, mas sem coragem para jogar fora. Vivemos com o lixo da existência, quando tudo seria mais claro e límpido com o coração renovado.

As marcas e cicatrizes ficam para nos lembrar da vida, do que fomos, do que fizemos e do que devemos evitar. Não inventaram ainda uma cirurgia plástica da alma, onde podem tirar todas as nossas vivências e nos deixar como novos. Ainda bem.

Não devemos nos esquecer do nosso passado, de onde viemos, do que fizemos, dos caminhos que atravessamos. Não podemos nos esquecer nossas vitórias, nossas quedas e nossas lutas. Menos ainda das pessoas que encontramos, essas que direcionaram nossa vida, muitas vezes sem saber.

O que não podemos é carregar dia-a-dia, com teimosia, o ódio, o rancor, as mágoas, o sentimento de derrota.

Acredite ou não, mas perdoar a quem nos feriu dói mais na pessoa do que o ódio que podemos sentir toda uma vida. As mágoas envelhecidas transparecem no nosso rosto e nos nossos atos e moldam nossa existência.

Precisamos, com muita coragem e ousadia, abrir a gaveta do nosso coração e dizer: eu não preciso mais disso, isso aqui não me traz nenhum benefício e eu posso viver sem.

E quando só ficarem as lembranças das festas, do bem que nos fizeram, das rosas secas, mas carregadas de amor, mais espaço haverá para novas experiências, novos encontros. Seremos mais leves, mais fáceis de ser carregados mesmo por aqueles que já nos amam.

Não é a expressão do rosto que mostra o que vai dentro do coração? De coração aberto e limpo nos tornamos mais bonitos e atrativos e as coisas boas começarão a acontecer.

Luz atrai, beleza atrai. Tente a experiência!... Sua vida é única e merece que, a cada dia, você dê uma chance para que ela seja rica e feliz. "....


Gostaram ? Gente, até hoje eu nunca conheci alguém que fosse flexível ao extremo com as mudanças e aceitasse logo de cara que " certas mudanças " fazem parte da vida...
Aceitar Mudanças, aceitar o inevitável com otimismo, positivismo, com o perdão, sem ressentimentos é difícil...
Isso é um exercício diário. É um exercício diário para mim, para vocês, mas que não custa tentar...
Letícia Thompson diz exatamente isso no seu texto : se isso não me faz bem, eu posso viver sem...
E se certas coisas não fazem parte de nós, porque então não renovar a gaveta que existe dentro do nosso coração e jogar fora tudo que for lixo, tudo que for desleal e tudo que for desnecessário, mantendo bem guardado somente o perdão, a flexibilidade , otimismo e paciência, não é ?

Vamos tentar , praticando sempre ...

Beijos p/ vocês e bom final de semana !