Vida Alternativa pelo mundo...

27 de maio de 2010

Saleirinho do bem...


Vocês já repararam que cada hora surge uma terapia nova ? Uma hora é a terapia das pedras quentes, outra hora é a do bambu...Tem a do chocolate, a terapia das conchas, terapia das velas, terapia do leite de cabra, terapia ortomolecular...rsrsrs...haja emocional e corpo para tanta terapia.... !!! Outro dia, assistindo o noticiário na televisão eu fiquei surpresa quando eles anunciaram a terapia do SAL...É verdade, isso existe mesmo e essa nem eu conhecia...
Quando a gente fala em sal já pensa na questão da pressão baixa ( para quem consome pouco ) e hipertensão ( para os tensos e os chegadinhos no saleiro ou uso abusivo do sódio ). Só que não é só isso... Hoje em dia existem SPAS de SAL !!!
Nesses locais a terapia funciona da seguinte forma : O paciente é direcionado para uma sala totalmente recoberta por sal. Nas paredes, no chão, nas colunas...Depois ele é convidado a sentar-se numa poltrona super confortável em um ambiente caracterizado por música com aqueles sons típicos da natureza( passarinho, mar, cachoeira, grilo, sapo coachando...rsrs.) e ficar lá inspirando o " Santo Remédio ". O objetivo é o relaxamento, por aproximadamente 45 minutos dentro de um ambiente recoberto por sal. Será que da para relaxar ?
Bom dizem que sim. Esses locais são inspirados em um grande centro de tratamento construído em uma antiga mina de sal da Cracóvia, na Polônia. Tanto é que os dois spas do gênero que mais estão fazendo sucesso em território americano estão em Chicago, onde existe uma forte presença de imigrantes poloneses. Segundo os responsáveis, o sal presente promove uma série de benefícios à saúde física e mental. Ele tem ação anti-inflamatória, fortalece o sistema de defesa do corpo, ajuda no tratamento de doenças respiratórias, entre elas asma e sinusite, doenças de pele, úlceras, alergias, elimina toxinas, estimula a circulação sanguínea e até contribui para melhorar a evolução de enfermidades cardíacas, além de ser extremamente relaxante.
Um dos spas mais famosos de sal é o Galos Caves, localizado em Chicago. O centro foi construído com cerca de 20 toneladas de sal levadas do Mar Negro. Lá, as sessões duram cerca de 45 minutos. Neste período, as salas são aquecidas para que o sal evapore. De acordo com os responsáveis, o fenômeno permite que o ingrediente penetre na pele e provoque os tais efeitos benéficos. A aspiração do ar repleto de sal também possibilitaria a inalação de elementos como o ferro, o selênio e o magnésio, todos minerais associados à boa saúde.
O outro centro se chama Megi’s Spa Salt Cave, e também fica em Chicago. As salas foram recobertas com 35 toneladas de sal. Tudo foi pensado para que o local ficasse o mais parecido possível com a mina polonesa. As paredes e o teto, por exemplo, foram modeladas de forma que de fato lembrassem as minas.
No Brasil, não há nada parecido. Além disso, por aqui a proposta é vista com muito ceticismo. Os médicos não defendem essa terapia e acham que os benefícios não existem...Aliás, vai você dizer que está se tratando com algum método alternativo para algum médico aqui no Brasil ? Eles vão rir da sua cara, afinal são poucos que acreditam que a terapia alternativa possa ser um método complementar de cura, né ? É gente...Por aqui vai demorar o aparecimento desse tipo de SPA e o sal só vai continuar aparecendo na batatinha frita...rsrs. Por muuuuito tempo...rs
Beijooo

17 de maio de 2010

Que venham os Babys !!!





Oi geeeente. O post hoje é para todas as futuras mamães que estão tentando ter um bebezinho ainda esse ano, ano que vem, no outro....
A preparação nesse período que antecede uma gravidez, começa bem antes do previsto para aquelas pessoas que estão tentando engravidar... Antigamente, os casais faziam um check-up antes de casar, o chamado exame pré-nupcial, pois ficava implícito que eles iriam querer ter filhos logo depois do casamento. Hoje as coisas mudaram e esse check-up pode começar bem mais cedo.Na questão da alimentação por exemplo, deixar tudo para última hora e se dedicar somente um mês antes de quando vai acontecer a gravidez, não adianta nada. Ajuda, mas não resolve. Tem gente que passa uma vida inteira se alimentando de uma forma incorreta ou com hábitos errados e aí pensa que por um milagre divino (rs), vai adotar hábitos mais saudáveis e se tornar de uma hora para outra uma futura mamãe super natureba !!! Não tem como né ?
Lógico que a pessoa não precisa mudar radicalmente sua alimentação, mas fazer aquelas novas escolhas, ou seja, aquilo que chamamos de trocas saudáveis, com produtos naturais, sem aditivos químicos ou conservantes, substituindo o fácil e prático prato congelado por uma comida feitinha na horae fresquinha. Acrescentar bastante verde, bastante vermelho, laranja, amarelo, enfim , uma dieta bem colorida para poder receber esse novo baby...
Para saber se está tudo em dia com o seu organismo você pode passar por uma série de exames no mínimo uns 6 meses antes, para garantir se sua saúde está em ordem. Exame de sangue com hemograma completo, exame de urina, exames ginecológicos, vacinas, verificação da pressão arterial, exames e aconselhamento genético, suplementação de ácido fólico e o fim do cigarro das bebidas alcóolicas e uma maneirada nos doces. È recomendado que durante uma consulta ao seu ou sua ginecolista, você relate se na sua família há casos de síndrome de down ou fibrose cística, assim como mencionar o tipo de anticoncepcional que você estava usando, ou se você teve algum problema ovulatório, aborto espontâneo, gravidez ectópica...Aqueles que não tem como hábito fazer uma atividade física, podem acrescentar uma leve caminhada , ou uma hidroginástica para reforçar o sistema cardiovascular. Yoga para quem quer mais disposição, flexibilidade, concentração, equilíbrio e melhora do sistema respiratório.
Aqui embaixo eu trago uma listinha " básica " para as mulheres que querem engravidar e tem curiosidade em saber como alguns alimentos podem influenciar para realização desse sonho tão feminino ...

Vocês sabiam que a vitamina B6 tem ajudado muitas mulheres a ficarem grávidas ? Sua deficiência pode causar desequilíbrio hormonal, síndrome pré-menstrual, acne pré-menstrual e depressão.
Uma dieta com alimentos ricos em vitamina B6 devolve o equilíbrio
entre os hormônios e promove o retorno da fertilidade.

Alimentos ricos em vitamina B6

• Banana
• Peito de frango
• Semente de girassol
• Salmão, Atum
• Abacate

Onde encontrar vitamina B6 ? Qual a função da vitamina B6?
• Vitamina B6 é necessária para o metabolismo de certas proteínas.
• O sistema nervoso também necessita de vitamina B6 para funcionar bem.
• Ajuda o sistema de imunização do corpo.
• Ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue.

Mas tudo sob controle, já que o excesso de vitamina B6 pode causar danos nos nervos dos braços e pernas. O excesso de ingestão de vitamina B6 ocorre geralmente quando a pessoa faz uso de suplementos de vitamina B6. O quadro é reversível, parando o consumo desses suplementos.
A deficiência de vitamina B6 está relacionada com pessoas que tem uma dieta de qualidade baixa. Os sintomas da deficiência de vitamina B6 somente aparecem depois de longos períodos de dieta pobre dessa vitamina. Os sintomas mais comum são inflamação da pele, depressão, tontura e convulsões. Pode também causar anemia. Esses sintomas também podem estar relacionados a outros quadros clínicos, então faz-se necessário consultar um médico a fim de determinar se esses sintomas são realmente devido à carência de vitamina B6.

Já a vitamina E pode melhorar a motilidade dos espermatozóides.
O uso da vitamina E pode ser indicado também para prevenir o
aborto, desenvolvendo uma parede do útero mais forte e uma placenta
mais saudável.
A vitamina E é sintetizada apenas por plantas. Com isso, os óleos vegetais são as principais fontes dessa vitamina na dieta. Laticínios e carnes fornecem apenas quantidades moderadas dessa substância.
Principais fontes: germe de trigo, óleo de trigo, óleo de soja, arroz, algodão, milho, girassol, gema de ovo, vegetais folhosos, legumes, nozes.
Ácidos graxos também são importantíssimos na dieta de quem quer preservar a fertilidade, tanto os Ômega-6 (provenientes do óleo de milho, da soja e do girassol) quanto os Ômega-3 (dos óleos de peixes, canola, oliva, girassol e linhaça). A ingestão de salmão uma ou duas vezes por semana, ou de ovos fortificados com DHA (um ácido graxo encontrado no óleo de peixes, que é um componente importante do tecido do cerebral) é uma maneira ótima de aumentar os seus Ômega-3.

Dê mais zinco para o futuro papai do seu baby

"É tão importante para o homem seguir uma dieta pré-gravidez quanto para a mulher,". O mineral zinco,é necessário para a produção de esperma; deficiência de zinco pode resultar em níveis de testosterona mais baixos. O zinco é encontrado na ostra, carne vermelha, na carne de carneiro e de porco, no marisco, no trigo integral e no espinafre. Outro mineral importante para a produção do esperma é o selênio, encontrado na castanha-do-pará, no atum, na carne vermelha, no bacalhau, nas massas, nos ovos ou nos queijos enriquecidos.
" Breve " resuminho e recomendações ...

A ingestão de calorias não necessita de alteração durante os primeiros 3 meses de gravidez, desde que coma alimentos nutritivos e de qualidade. Durante os últimos dois trimestres, o seu corpo necessita de aproximadamente mais 300 calorias por dia do que quando não estava grávida.
Para obter as proteínas adicionais de que necessita, precisa consumir 60g de proteínas por dia, o que é 20% a 36% mais do que os requisitos normais.
Algumas fontes excelentes de proteínas de elevada qualidade são o peixe e marisco, aves, carne de vaca, porco e ovos. Outras fontes vegetarianas e de origem não animal como os legumes, frutas secos e cereais, são também apropriadas. O leite e outros produtos lácteos, como o queijo e os iogurtes são também excelentes fontes de proteínas.
Os lípidos (gorduras) são importantes na sua dieta porque ajudam o seu corpo a absorver muitos nutrientes. Eles são igualmente importantes para a energia, poupando proteínas para as funções de reconstituição orgânica.
Contudo, mesmo durante a gravidez deve limitar a ingestão de lípidos, que são muito ricos em calorias. Se comer alimentos muito ricos em lípidos, aumenta de peso muito rapidamente.
Os alimentos que são boas fontes de gordura incluem: carne de vaca, leite, queijo, manteiga, margarina e óleos. Se incluir um pouco destes alimentos na sua dieta diária, em quantidades apropriadas, receberá a energia suficiente das gorduras.
Durante a gravidez o ácido gordo docosahexaenóico (DHA) é essencial para o desenvolvimento do cérebro. O seu bebê depende de si para lhe fornecer o DHA.
Os estudos demonstraram que o suplemento materno de DHA melhora o nível de DHA do recém-nascido.
Ovos, miudezas, fígado e peixe são ótimas fontes de DHA.
Os cereais integrais e alimentos com fibras, como o pão integral, cereais, arroz, aveia e massas, são importantes porque fornecem energia.
Para satisfazer as suas necessidades precisa ingerir 3 vezes ao dia alimentos com cereais integrais/ fibras.
Tente escolher alimentos que sejam enriquecidos e feitos à base de cereais integrais, como a aveia, centeio e trigo. Esses alimentos contêm mais nutrientes do que os refinados e processados, contendo ainda as preciosas fibras.
Elas são importantes~principalmente para mulheres que sofrem de obstipação durante a gravidez. Os alimentos com elevado teor em fibras, como os cereais integrais, fruta e vegetais frescos ajudam a aliviar a obstipação.
As grávidas têm uma necessidade muito superior ao normal de vitaminas e minerais. As frutas e vegetais fornecem uma maior variedade de vitaminas e minerais do que aqueles que encontra em outros alimentos. Deve comer diariamente, pelo menos uma vez por dia: maçãs, pêras, pêssegos, uvas, bananas, goiaba, mangas, papaias, tâmaras, figos, melão, cenouras, beterraba, tomate e couve flor.É preferível comer fruta fresca e vegetais. Eles contêm mais nutrientes do que os produtos enlatados e congelados e não têm açúcar, sal e gordura extras.
A vitamina ácido fólico e os minerais ferro e zinco são especialmente importantes durante a gravidez.
Uma ingestão adequada de ácido fólico, especialmente antes da concepção e nas primeiras semanas de gravidez pode ajudar a prevenir as deficiências do tubo neural (DTNs) que são algumas das anomalias mais graves à nascença.
Frutas e vegetais (incluindo sumo de laranja e vegetais de folha verde) e sementes enriquecidas são boas fontes de ácido fólico.
O aumento drástico do volume de sangue durante a gravidez aumenta muito a necessidade de ferro. Ele é o componente principal da hemoglobina, a parte dos glóbulos vermelhos que fornece oxigênio as suas células e as do bebê.
O suplemento de ferro durante a gravidez ajuda a prevenir a carência que pode aumentar o risco de complicações no trabalho de parto e no parto, assim como, baixo peso à nascença e parto prematuro.Os alimentos ricos em ferro incluem: carne de vaca e outras carnes de órgãos (miudezas), legumes e cereais enriquecidos.

Ufaa, com tanta dica sobre alimentação assim, vai ter muita mulher fértil e engravidando bem rapidinho...rsrs . Da até vontade de tentar não dá ? rsrs. Que venham os babys !!!
Bjooo

6 de maio de 2010

Atenção Meninas !!!


Hoje vou falar um pouquinho da Celulite ( uiii que assunto, né ? rsrs). O bom é que hoje em dia , há várias formas de amenizar essa coisa horrorosa que a maioria das mulheres tem. Quanto sofrimento !!! rs. Trouxe um pouquinho de uma técnica, ainda pouco conhecida, mas que surte efeitos ótimos e bastante benéficos. Alguém já fez TALASSOTERAPIA ?

Primeiro a historinha dela :
*** A palavra Thalasso é de origem grega, que significa Mar. Portanto a Thalassoterapia é o tratamento que se baseia no uso de ativos marinhos com fins terapêuticos. As bases científicas da Thalassoterapia termal foram estruturadas em 1969, durante o 13º Congresso sobre celulite na Alemanha.***

Objetivo :
A composição da Thalassoterapia Termal tem como objetivo principal a desintoxicação do organismo. As toxinas retidas são completamente eliminadas através do processo de trocas metabólicas. Substâncias condutoras são depositadas ativando o sistema drenante diferenciado,onde o organismo reage aumentando a diurese e eliminando os excessos.
O resultado é surpreendente ao que se refere à perda de medidas e na eliminação da celulite. Há também uma significativa melhora no lado emocional do paciente , até porque o organismo livre de toxinas passa a reagir de forma positiva melhorando o sistema nervoso e a auto-estima. Os benefícios vão desde o método complementar no combate à celulite, assim como na perda de centímetros e flacidez.
Por tudo isso a talassoterapia tem poderes incríveis, sobretudo preventivos, embora se mostra eficaz no tratamento de diversas enfermidades, como osteoporose, problemas vasculares (artrites), adiposidade, gordura localizada, excesso de peso, celulite, algumas depressões, insônia, esgotamento nervoso, problemas respiratórios, doenças de pele, artroses, reumatismos inflamatórios, problemas metabólicos e muitos outros.

Agora, alguns esclarecimentos sobre a celulite. O que é mito e o que é verdade :

MITO: Emagrecimento leva a celulite embora.
A dermatologista Silvia Zimbres, responsável pela clínica Doux Dermatologia, reforça que mesmo as modelos magérrimas tem celulite, pois apesar de a gordura contribuir para o agravamento do quadro, não é a principal causa.

VERDADE: Quem tem tendência a desenvolver vasinhos e varizes nas pernas, tem maior probabilidade de apresentar celulite, devido à circulação deficiente, explica Silvia Zimbres.

MITO: Lipoaspiração resolve celulite. " De jeito nenhum: essa técnica remove apenas gordura e em alguns casos pode até agravar o aspecto da celulite, por gerar um certo grau de flacidez ", explica Silvia Zimbres.

VERDADE: Salto muito alto também prejudica, pode dificultar a circulação. É o que garante Dra Sílvia Zimbres, da clínica Doux Dermatologia.

MITO: Celulite ocorre naturalmente com o avanço da idade. Segundo a Dra. Irene Dantas, dermatologista da clínica Dicorp, do Rio, a celulite ocorre por alterações no tecido gorduroso sob a pele que, quando não hidratado de forma correta, ganha o aspecto de casca de laranja. A genética também é grande colaboradora, portanto, não tem a ver com o passar do tempo na vida da paciente.

VERDADE: A celulite pode evoluir ao longo de um período de 24 horas. É o que dizem os técnicos da Vichy, uma das mais conceituadas marcas de dermocosméticos do mundo. O Cellu.Metric diminui em 20% o aspecto casca de laranja da pele e em 1 cm as medidas do alto e da metade da coxa em apenas 14 dias. Segundo fontes da Vichy, a estimativa mundial é de que 85% das mulheres são afetadas por esses furinhos indesejados. ( grande sofrimento, né meninas ?)

VERDADE: A drenagem linfática é um dos principais auxiliares na luta contra a celulite. De acordo com Dr Wilmar Accursio (endocrinologista e nutrólogo) – Presidente da SOBRAE (Sociedade Brasileira para Estudo do Antienvelhecimento), esse método de massagem auxilia no tratamento da gordura localizada e em especial no da celulite, uma vez que atua na diminuição da retenção líquida e desintoxicação. Por ser uma massagem suave, que facilita o escoamento da linfa (produto do metabolismo celular), melhora a circulação sanguínea e eliminação das toxinas. Mas vale destacar que deve ser realizada por um profissional habilitado.

Pois é...quanta coisa pode causar ou acentuar esses furinhos né gente? Uma coisa simples e barata, ajuda e muito no aspecto da celulite : tomar bastante água !!! Já foi comprovado que ela cura milhares de doenças, limpa o organismo de todas as toxinas...
Outra forma fácil de previnir a flacidez é utilizar a gelatina no seu dia a dia. Hoje , é super comum nós encontrarmos as cápsulas de gelatina. A marca Sundown apresenta frascos com essa descrição aqui : Gelatin 600mg (colágeno hidrolisado). Elas não tem calorias, logo não engordam. Sem falar que a gelatina possui uma grande capacidade de se ligar a água, podendo causar uma maior sensação de saciedade, "diminuindo o apetite". O colágeno também tem função de sustentação de ossos, tendões, cartilagens, pele e unhas, deixando esses tecidos mais firmes, ou seja, previnindo também o aparecimento de estrias ( outro GDE problema)!!!
Aqueles que podem se beneficiar com a talassoterapia ou a drenagem linfática, uma vez por semana já está valendo. Há muitas clínicas, spas urbanos e terapeutas corporais que disponiblizam um serviço assim. O importante é ter alguma recomendação de determinado profissional e não saír por aí fazendo com aqueles que oferecem os preços mais atrativos...O barato sempre sai caro e drenagem e talasso é uma coisa séria gente !
Bom é isso amores, até mais...